– A PALAVRA, Refletida ao ritmo Litúrgico –

( Ciclo B – EPIFANIA do SENHOR ) 

“Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela (…) Depois, avisados em sonhos para não voltarem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho…”. (Mt 2,7.12 / 3ª L.). 

 

Para completar o relato que este texto prenuncia, falta-nos aqui o versículo 16, que relata o desfecho das pérfidas intenções de Herodes, ao “mandar matar os meninos de Belém e arredores, de idade até aos dois anos” (Mt 2,16) para, assim, acabar com a vida de Jesus. Este é o tal «martírio dos Inocentes»! Sabemos que, pela Providência divina, aquelas vidas – “ceifadas em flor” – salvaram a vida do próprio Jesus, sem o saber. Por esse motivo, eles são proclamados os primeiros «mártires» de Jesus!

 

A – Verdadeiramente, textos deste género revelam até onde pode chegar a malícia humana quando se deixa arrastar pelos baixos instintos… por paixões de ambição, de fama, de poder, de riqueza, de domínio!…

B – Todos lamentamos esta crueldade ou nos escandalizamos perante factos de tamanha perversão… E até podemos pensar que, no nosso tempo, esse tipo de aberrações já não acontece… Nada mais errado. Basta analisarmos certas realidades da sociedade atual…

A – Sinceramente, como é que, então, se podem considerar ou classificar acontecimentos do séc. XX, como o tristemente famoso «holocausto nazi»? Ou o terrível «extermínio estalinista» (conhecido como «holocausto soviético»)? Ou, então, outros vários «genocídios», do mesmo século; e deste que começa; etc.?

B – Mas venham mais perto, fiquemos no nosso séc. XXI e vejamos realidades “sinistras” que acontecem atualmente e que nos envolvem. E que, ainda pior, nem damos por isso (!?)… Lamentável !!!

A – Se não, quem são os “Herodes” do nosso tempo? – Está bem claro. São todos aqueles que promovem e traficam com o aborto, esta ‘praga atual’ de todos os “herodes” sem consciência! O que começou como umas tímidas leis, para casos excecionais, terminou nos excessos aberrantes que remoem as consciências!

B – Há que lamentar, neste assunto, a ignorância de muitas pessoas e a falta de informação premeditada (?) por parte da sociedade em geral. Infelizmente, as menos ‘informadas’ são as mulheres, que são ‘forçadas’ (!) abortar, vítimas dessa “desinformação” (intencionada e programada pelos “fautores” traficantes).

A – Por isso, desde agora, haverá que informar e formarDizer a verdade!: Que isto não se iniciou agora; que teve a sua origem, já em 1921 (!), com a 1ª clínica abortiva, in New York (USA)…

B – Que a partir daí, veio todo o resto, «Planned Parenthood» (PPFA)-1942… E os números são arrepiantes, aterradores: em 2015, 820 clínicas abortivas em USA e 85 filiais em todo o mundo; só o PPFA executa por volta de 300.000 abortos por ano! E, pelos países fora, continua “o contágio”!…

A – Sabemos que as pessoas que agem por ignorância não são culpáveis. Mas, atenção, a partir de um certo momento, também “a ignorância” pode ser consciente e culpável!… Deus nos livre!   

 

A-BQue nunca caiamos nós, Senhor e Pai nosso, nestas “redes infernais”…

E ajuda-nos a combater, com todas as energias, esta praga da cultura da morte,

tentando informar e formar todas as pessoas da sociedade e, em simultâneo,

pondo em evidência todos esses “Herodes” e denunciando “seus sujos negócios”…

Mas, que auxiliemos sempre, Pai, quer os filhos quer as mães, quando for preciso!!!

 

  

// PARA uma outra REFLEXÃO ALARGADA: http://palavradeamorpalavra.sallep.net