“Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele Se alegra com a perdição dos vivos… Deus criou o homem para ser incorruptível e fê-lo à imagem da sua própria natureza…”.[ Sb 1,13.2,23 (1ª L.) ].
“Irmãos, Cristo Jesus, que era rico, fez-Se pobre por nossa causa, para nos enriquecer pela sua pobreza…”. [ 2Cor 8,9 (2ªL) ].
“…«A tua filha morreu. Porque estás ainda a importunar o Mestre?». Mas Jesus, ouvindo estas palavras, disse ao chefe da sinagoga: «Não temas; basta que tenhas fé»…”. [ Mc 5,35-36 (3ªL) ].
————–
Mas, pelo menos, nunca atribuir ao «Deus da Vida» a existência da morte, como se esta fosse uma das Suas Criaturas. Porque se alguma coisa está clara em toda a Bíblia, já desde o AT – ainda que por todo o lado apareça a morte (!) – é a afirmação de que: ‘Nunca poderá ser atribuída a causa da morte a quem é o Autor da Vida’. A morte só pode ser fruto de ‘outro causante’(?)…
A respeito de Deus, o que se afirma de modo categórico (por ex., na Palavra de hoje) é que “não foi Deus quem fez a morte, nem Ele Se alegra com a perdição dos vivos…”. Portanto, meus amigos, procuremos a(s) causa(s) da morte numa outra parte, lá onde ela realmente está. E – muita cautela! – não vá a ser que, afinal, a causa mais próxima da morte esteja ‘dentro de nós mesmos’, pela nossa adesão à verdadeira causa da morte: “a inveja do diabo” (Sb 2,24), que é o espírito do mal, o Maligno!
Porém, ninguém esqueça que esta morte, de que tanto falamos, é, apenas e só, ‘morte aparente’, isto é, material, corporal, temporária, passageira… Pois a verdadeira morte – entendida como desaparição, aniquilamento, extinção…– nem sequer existe! Mesmo que talvez alguns pensassem que ‘isso’ seria a solução melhor para eles! (!?). Mas não será essa a ‘metamorfose’ que nós precisamos (!).
Em conclusão, nós ficamos com “o Deus da Vida”, e com o Filho desse Deus, Jesus, que – por ser Deus da vida – também tem poder sobre essa ‘morte material’, “aparente” (“ela não está morta, apenas dorme”) e ‘devolvê-la’ à vida mortal quando é preciso (“«Talita Kum»; e ela voltou à vida”). “Basta ter fé”. (Mc 5,35…).
« Tu o sabes, Mãe, melhor do que ninguém – “Senhora em Necedah”, «Medianeira da Paz» – no meio de tantas guerras e mortes. Sim, Tu sabes que o Teu Filho Jesus é e será sempre «o Senhor da Vida». Não só por ser Filho do Deus da Vida, mas porque Ele próprio, “sendo rico, fez-Se pobre por nossa causa, para nos enriquecer pela sua pobreza”(2Cor 8,9…) até chegar a dar a própria Vida, para no-la entregar! Por isso, Mãe, também a nós Jesus nos dê a Vida (como aos que morreram naquelas “guerras prolongadas”…)!
NOTAS COMPLEMENTARES:
1-] Nossa Senhora em Necedah (Estado de Wisconsin-USA). Previamente, tinham acontecido algumas ‘manifestações’ celestes (‘visões’ ou ‘locuções’ interiores, desde 1949). Mas a primeira aparição de Nossa Senhora à Mary Ann Von Hoof (40 anos,casada,8 filhos) ocorreu no início da noite do domingo de Pentecostes (28-05–1950): <‘Ao ver um lampejo de luz, saí para fora de casa, olhei e vi uma névoa azul a flutuar pelos cumes das árvores; então, do seu centro, surgiu Nossa Senhora; desceu sorrindo com os braços estendidos, ficando a meio metro do solo; tinha como 1,50 m de altura; com véu e manto azul, e vestido de cor creme, trazia nas mãos um grande terço; pés descalços com rosas rosadas em volta; os olhos da Senhora eram bem azuis’>. Na segunda aparição (16-06–1950) alertou com esta mensagem: “Os padres e bispos (da América e de todo o mundo) que colocaram os desejos de bens e prazeres terrenos antes dos deveres como ‘pastores do seu rebanho’… humilhem-se e sejam exemplos para seu povo… Se não quiserem escutar agora, hão de sofrer terrivelmente com violência e penitência…”. (Por não escutar a voz da Mãe, tivemos de lamentar, posteriormente, ‘abusos deploráveis’ da parte dessas pessoas, ‘pastores do povo de Deus’). Houve também, da parte de Nossa Senhora, anúncios iminentes de duas guerras, em que os USA estariam implicados (nomeadamente, na guerra da Coreia, iniciada aquele mesmo ano, 1950; e na guerra do Vietname, iniciada em 1961)… E, como depois foi constatado, com um balanço total de quase dois milhões de mortos (a imensa maioria no bando asiático, sobretudo vietnamitas…). A última aparição pública da Mãe de DEUS aconteceu em 1975. Em Necedah ocorreram muitos milagres (curas, conversões)… O Santuário em honra a Rainha do Santo Rosário e Medianeira da Paz, em Necedah, estende-se por um conjunto de sete Edifícios, por onde milhões de peregrinos já passaram…
2-] Mirtilo (Vaccinium myrtillus). Conhecido popularmente também como ‘Arando’, é um arbusto de pequeno porte (1 a 1,5 m), nativo da Eurásia, que pertence à Família Ericaceæ (com o medronho, a azálea, o rododendro, etc.). Uma das espécies (‘blueberry’, ou mirtilo americano) é nativa da América do norte… O fruto, do tipo baga, de tamanho pequeno e de sabor agridoce, quando maduro adquire a coloração azul arroxeada (há uma variedade de cor vermelha); pele coberta por uma ‘cera’ (pruína). O líder da produção mundial de mirtilos é USA, seguido do Canadá. Esta planta adapta-se bem aos climas temperados. Característica principal: e um forte antioxidante, motivo pelo qual é recomendado na prevenção de doenças (degenerativas, cancerígenas, visão…) e no fortalecimento dos vasos sanguíneos. Os mirtilos são vendidos, geralmente em fresco, ou então, processados em ambiente industrial com a finalidade de serem ultracongelados, transformados em puré, sumos ou secos. Estes produtos permitem elaborar outros subprodutos orientados ao consumidor final (compotas, tartes, queques, snacks, cereais).
3-] Os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente, são, por esta ordem: [O ‘link’do Blog – arquivo de todas asREFLEXÕES – vai sempre no fim].
— 1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela). // 14. DE LIPA (Filipinas). // 15. DA CANDELÁRIA (Espanha). // 16. DE KNOCK (Irlanda). // 17. DE BEAURAING (Bélgica). // 18. DE LORETO (Itália). // 19. DO ROSÁRIO (França). // 20. DE LUJÁN (Argentina). // 21. DE ZEITOUN (Egito). // 22. DA CRUZ / DE HERFORD (Alemanha). // 23. DA BOA SAÚDE (Índia). // 24. DE KAZAN (Rússia). // 25. DE WALSINGHAM (Inglaterra). // 26. DE LA SALETTE (França). // 27. DE CARAVAGGIO (Itália). // 28. DE BANNEUX (Bélgica). // 29. DE SILUVA (Lituânia). // 30. DE CUA (Venezuela). // 31. DE CUAPA (Nicarágua). // 32/33. DA CHINA (Donglü-Hebei). // 34. EM JERUSALÉM (Israel/Palestina). // 35. DE LA VANG (Vietname). // 36. DE NECEDAH (Wisconsin-USA). // // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net
28 Junho, 2024
«ADORAR… e/ou AMAR !?»
Luis López A Palavra REFLETIDA
— 36.B3 – Domingo 13 – T. Comum / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico —
«ADORAR… e/ou AMAR !?»
—————————————————————————————————————————————–
== [Do ‘Salmo Responsorial’]: “«Eu Te glorifico, Senhor, porque me salvaste!»… Tiraste a minha alma da mansão dos mortos… A ira do Senhor dura apenas um momento mas a sua benevolência a vida inteira. Ao cair da noite vêm as lágrimas e ao amanhecer volta a alegria… Tu converteste em júbilo o meu pranto: Senhor, meu Deus, eu Te louvarei eternamente”.(Sl 29,2.4.6.12-13) ==
—————————————————————————————————————————————–
– A nossa adoração, louvação ou glorificação de Deus não é uma atitude gratuita e espontânea… Na opinião do salmista, mais do que um dever é uma necessidade! E proclama-o desde o início do Salmo, no versículo responsorial: “Porque me salvaste, louvo-Te, Senhor, e Te louvarei!”. Mas, louvar será Amar?…
– É realmente uma obrigação nossa, pelo motivo e razão de Ele – o nosso Deus e Senhor – haver-nos devolvido a vida quando a tínhamos perdido pela nossa culpa e pecado: “Tiraste a nossa alma da mansão dos mortos; vivificaste-nos quando já descíamos à fossa”. Ou, então: “Mudaste em júbilo o nosso pranto”.
– O ‘orante’ reconhece, aliás, que Deus tem motivo, de sobejo, para estar zangado connosco; mas, ao mesmo tempo, descobre e admira-se pelo facto de esta irritação ser efémera, enquanto a sua indulgência é sem fim: “A ira do Senhor dura apenas um momento mas a sua benevolência, a vida inteira”…
– Porém, mais uma vez, não devemos esquecer que Deus, o Senhor, não pode ter (ou sentir) ‘estados de ânimo’ que são impróprios de Deus, como a ira, a raiva, o rancor, o ódio… coisas que aparecem com alguma frequência como atribuídas a Ele, quer nos Salmos quer noutros Textos do Antigo Testamento…
– Devemos recordar que se trata, apenas e só, de “projeções” do que nós, seres humanos, ‘sentimos’ – e por vezes até ‘consentimos’! – perante diversas situações. Pensamos nós: “Isto que nós sentimos sente-o também Deus”(!?). Todavia, estes ‘sentimentos’ são “incompatíveis” com a Essência Divina do Pai Deus!
>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»
– ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):
1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…] –
Nossa Senhora da AMÉRICA:
Nossa Senhora do Chile (‘Senhora do Carmo, de Maipu’).
Nossa Senhora do Uruguai (‘Senhora da Assunção’ e ‘Virgem dos trinta e três’).
É natural, Mãe, que sintamos em nós o mal-estar que produz o sentir-nos culpáveis
do pecado, fruto do nosso “abuso” da liberdade (que tanto custa recuperar quando se perde).
Tu que conheces estas situações, ó ‘Senhora da Assunção, Virgem dos trinta e três’,
ajuda-nos a louvar e glorificar o Senhor continuamente, porque nos livra de todo o mal.
Inspira-nos também o espírito de sabedoria e de bondade, ó ‘Senhora do Carmo, de Maipu’,
para nunca atribuirmos ao Pai Deus esses “sentimentos negativos”, que são só nossos.
Mas, ao contrário, nunca nos cansemos de ser-Lhe sempre gratos pela Sua Bondade e Amor!
// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net