11bb- «Quanto a nós, pregamos Cristo crucificado...

– A PALAVRA, Refletida ao ritmo Litúrgico –

 ( Ciclo B – Domingo.3. Quaresma )

 

“Os judeus pedem milagres e os gregos procuram a sabedoria. Quanto a nós, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios; mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder e sabedoria de Deus”… (1Cor 1,22-24 / 2ª L.). 

 

Ao tentarmos, hoje, interpretar e refletir esta Palavra, deveremos traduzir, para a nossa linguagem atual, os termos utilizados naquela altura. Quem seriam, hoje, aqueles “judeus”, “gregos”, “gentios”, na linguagem de São Paulo?… Chama a nossa atenção, por outro lado, o facto de contrapor, radicalmente, “Cristo crucificado”, à sabedoria humana e aos milagres ou sinais espetaculares… É que o autor (Paulo) é fiel discípulo do Mestre (Deus, em Cristo) que é radical e desconcertante!

 

A – Na verdade, contrapõe-se a ‘loucura da cruz’ à ‘sabedoria do mundo’. Era normal que para os gentios ou pagãos, a realidade da cruz fosse uma loucura; como era um escândalo para os judeus.

B – Nós podemos pensar e perguntar-nos quem são, hoje, “gentios” e “judeus”, quando estes termos já não existem como tais? Certamente, quem se escandalizar perante ‘o mistério da Cruz’!

A – E todos os que pensem – ou pensemos – que a vida terrena, nesta etapa espácio-temporal – deixando-se envolver pelo ambiente materialista de prazer e hedonismo – só existe apenas para satisfazer as apetências dos sentidos corporais… é lógico que vejam a cruz como uma “loucura”!

B – Então, quando, como S. Paulo, os discípulos de Cristo – cristãos (!?) – aceitam, assumem e anunciam, com as suas vidas, “Cristo crucificado, escândalo e loucura, para uns e outros” correm o risco de “acabar” como o seu irmão mais velho e Mestre, o Messias Jesus (!?)…

A – Bem entendido que estes “cristãos” procedem quer do bando dos atuais “gentios e pagãos” quer dos “judeus ou gregos” de sempre… pois todos podem chegar a «abraçar a Cruz de Cristo»!

B – É que, para os autênticos cristãos – que, graças a Deus, “são incontáveis”!(Ap 7,9)“Cristo (desde a Cruz) é poder e sabedoria de Deus”. Nada mais, e nada menos!

A – Exatamente. Porque (na sequência do texto de Paulo): “O que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Cor 1,25).

 

A-B: Senhor e Deus nosso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

“que escolhes o que há de louco no mundo para confundir os sábios,

e o que há de fraco no mundo para confundir o que é forte”…:

ajuda-nos, pela graça e amizade do Teu Filho Jesus, nosso irmão mais velho,

a sermos autênticos e radicais – desconcertantes – ao abraçarmos a loucura da cruz;

queremos ser, como aqueles primeiros cristãos, simples, modestos, humildes,

ainda que alguns de nós fôssemos, na origem, ‘poderosos, nobres ou sábios’

Por Cristo, Teu Filho, que, desde a «Glória da Cruz», vive e reina para sempre. 

 

// PARA uma outra REFLEXÃO ALARGADA: http://palavradeamorpalavra.sallep.net