  «Vou trazê-los das terras do Norte e reuni-los dos confins do mundo. Entre eles vêm o cego e o coxo, a mulher que vai ser mãe e a que já deu à luz… Eles partiram com lágrimas nos olhos, e Eu vou trazê-los no meio de consolações. Levá-los-ei às águas correntes, por caminho plano…»”. [ Jr 31,8-9 (1ªL.) ].

 “O cego começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim»… Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho. [ Mc 10,47-48.51-52 (3ªL) ].

————–

Lembram-se? No meio de uma escuridão total, quando “as trevas cobriam o abismo… Deus disse: «Faça-se a luz»”(Gn 1,2-3). Ou seja, a luz veio ‘onde’ havia (e ‘porque’ havia) trevas! Pergunta-se então: na realidade, poderia existir a luz se não houvesse trevas? Tal como, poderia existir o calor sem o frio?… E ‘o bem’? Será que os humanos poderíamos ter a experiência do bem sem estarmos envolvidos pelo mal?… Por outro lado, sabemos – pela investigação das ciências – que ‘os negativos’ (frio, treva, mal…) não têm qualquer entidade, pois o que existe, na realidade, é o bem, o calor, a luz (“os positivos”)… Assim sendo, a conclusão que nós devemos tirar é simples e clara: Falta o positivo (o que existe, o que tem entidade)? Então, o que fica é nada!…

Refletindo na Palavra de hoje (no profeta Jeremias/1ª L.), podemos observar que as forças do mal (tudo aquilo que é negativo) “desaparece” quando chega o bem que traz conSigo o Senhor Deus: “Eles partiram com lágrimas nos olhos, e Eu vou trazê-los no meio de consolações”… E os cegos verão, os coxos caminharão…

No episódio do ‘cego de Jericó’, se repararmos bem, ele sentia-se numa escuridão total, simplesmente porque lhe faltava a luz… Logo que chegou a luz, pela palavra de Jesus (“Vai: a tua fé te salvou”), aquele vazio da escuridão ficou ‘enchido’ pela luz. Porque a treva não tem sentido – ‘é nada’ – quando está presente a luz… Claro que, como estava ali também presente a Luz que era o próprio Cristo Jesus, aquele homem (que recuperou a visão “porque tinha Fé”), a partir daí seguiu sempre aquela LUZ (“seguiu Jesus pelo caminho”)…

« Tu e o teu filho Jesus, Mãe, sois capazes de realizar qualquer milagre – como aquele de “transformar” a vossa própria ‘estátua’ (curiosa ‘metamorfose’) – só para demonstrar, mais uma vez, Nossa Senhora de Verviers, que quando os teus filhos – os irmãos ‘pequenos’ de Jesus – passam por perigos ou dificuldades, lá estás presente, Mãe, sempre com o Filho Jesus, para proteger, defender e salvar… Agora pedimos-Te, cheios de fé e esperança, que «ao olhares para Jesus (como em Verviers) continues a olhar também para nós» como Tu sabes fazê-lo, Mãe, já que, nos teus olhos, vemos também refletida a misericórdia do teu Filho Jesus, nosso Salvador!

NOTAS COMPLEMENTARES:

1-]  Nossa Senhora de Verviers (Bélgica). Outro milagre ‘espetacular’ está na origem desta Invocação, desta ‘Imagem’, e deste Santuário de Nossa Senhora na cidade belga de Verviers. Grande milagre que teve por testemunhas centenas de pessoas, por ocasião de um fortíssimo terramoto que assolou a cidade, em 18-09-1692. Toda a população tinha tomado as ruas em grande desespero; mas, ao mesmo tempo, uma boa parte da gente dirigiu-se, para pedir socorro e proteção, a uma estátua de Nossa Senhora que ficava – na rua – em frente da Igreja dos Franciscanos (Recoletos)… E foi neste momento que aconteceu o milagre curiosíssimo e único, presenciado por toda aquela gente. Na figura daquela estátua produziram-se várias alterações na sua configuração estrutural, e não precisamente por influência do cataclismo: o Menino Jesus tinha-Se voltado para a Sua Mãe, fixando n’Ela os seus olhos; o ‘globo terrestre’ tinha agora desaparecido da Sua infantil mão direita, que agora segurava a mão esquerda da Mãe; Nossa Senhora, alterara igualmente o sentido do seu olhar, pois, além de fitar o seu Menino, observava o povo, que rezava junto da imagem… Embora as consequências do ‘cataclismo’ para a população foram mínimas (quanto a desgraças pessoais), grande parte da cidade teve de ser reconstruída ao longo do século seguinte. Quanto à imagem de Nossa Senhora (uma das «Virgens Negras»), “o conjunto da estátua ficou transformada daquele modo”, permanecendo assim, sem a mais mínima alteração posterior, até ao dia de hoje (mais de trezentos anos)… Dois Papas, Clemente XII em 1739, e Leão XIII em 1892, aprovaram o culto dessa milagrosa estátua. Porém – como em todos os casos – o que ficou patente, a partir daí, foi a tal Igreja do Notre Dame, transformada no Santuário de Nossa Senhora, centro de peregrinações e lugar de celebrações litúrgicas diárias…

2-]  Gravioleira (Annona muricata). Ou guanabano, é uma árvore de pequeno porte (atinge 4-6 m de altura), com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos. Planta originária das Antilhas, onde aparece em estado silvestre, atualmente encontra-se em quase todas as florestas tropicais do mundo. O fruto, a graviola (‘jaca’, ‘araticum’…), tem forma ovalada com casca verde-pálida e é de grande tamanho (o peso vai de 0,7 a 8 kg); de sabor agridoce muito delicado. A planta dá frutos o ano todo. A propagação da gravioleira pode ser feita por meio de sementes, ou por estacas, enxertia ou alporquia (sendo este o melhor). A colheita dos frutos é feita quando os mesmos atingem a maturação fisiológica, ao apresentar uma coloração verde maçante. A folha pode ser usada como chá no tratamento de constipação excessiva. As sementes têm ação antiparasitária; raízes e folhas usam-se para tratar a diabetes. Realizam-se estudos para saber se cura o cancro… O seu conteúdo nutricional é completo e equilibrado… E o famoso “óleo virgem de graviola” é muito utilizado no campo da saúde, devido às suas características físico-químicas: ácido linoleico (12-33%); ácido oleico (41-58%); ácido palmítico (16%); ácido esteárico (5%). Valor ácido-0,93. Valor acetil-66,77. Saturado=28,07%. Insaturado=71,93%.

3-]  Eis os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões (os primeiros e últimos):   [Para ver na íntegra: no linkdo Blog (arquivo de TODAS as REFLEXÕES) que vai sempre no fim].

  1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). //      [ … ]     // 46. DA CONSOLAÇÃO (Lezajsk / Polónia). // 47. DE LA GUARDIA (Génova-Itália). // 48. DE COVADONGA (Astúrias-Espanha). // 49. AUXÍLIO DOS CRISTÃOS (Filippsdorf – República Checa). // 50. DO SAMEIRO (Braga-Portugal). // 51. DE SHE SHAN (Xangai-China). // 52. DE SIRACUSA (Siracusa-Itália). // 53. DE VERVIERS (Bélgica). //

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net