Is 11,9: “…Não mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte: o conhecimento do Senhor encherá o país…”. // Rm 15,4-5: “Pela paciência e pela consolação que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança. O Deus da paciência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus…”. // Mt 3,8-9: “Praticai ações que se conformem ao arrependimento que manifestais. Não penseis que basta dizer: ‘Abraão é o nosso pai’, porque eu vos digo: Deus pode suscitar, destas pedras, filhos de Abraão…”.

 

D«NÃO MAIS PRATICARÃO O MAL NO MEU SANTO MONTE: O CONHECIMENTO DO SENHOR ENCHERÁ O PAÍS» (Is 11)

OPRATICAI AÇÕES SEGUNDO O ARREPENDIMENTO QUE MANIFESTAIS. NÃO BASTA DIZER: ‘ABRAÃO É O NOSSO PAI’. (Mt 3)

CO DEUS DA PACIÊNCIA E CONSOLAÇÃO VOS CONCEDA OS MESMOS SENTIMENTOS UNS PARA COM OS OUTROS.(Rm 15)

O – Para procurar paz e harmonia – no meio da confusão que grassa nas nossas sociedades atuais – parece não bastar: nem só o arrependimento, nem o dizer “Abraão é o nosso pai”.

C – Claro, é necessário, segundo as palavras duras de João Batista, “praticar ações que se conformem ao arrependimento que se manifesta”. Isto é, “a emenda”, a mudança de vida!

O – Mais uma vez, apenas palavras e sentimentos, não bastam. Como também não chega apresentar ‘credenciais’ de linhagem ou ascendência (“Somos filhos de Abraão”).

C – Para Deus, isso não conta em absoluto… É que, se for o caso, “Deus pode fazer nascer ‘filhos de Abraão’ das mesmas pedras”

D – O que Deus nunca ‘pode’ fazer é forçar a liberdade de ninguém, pois foi para ser realmente livre que o ser humano foi criado. Então, praticar boas ações, ou más, depende do homem!

O – Pois! Mesmo que o homem “tenha praticado o mal e a destruição” (Isaías), se se arrepender “mas viver conforme ao arrependimento” (João Batista), haverá paz e harmonia “no santo monte do Senhor” (Isaías).

C – Este horizonte ou meta de paz e harmonia, que o Senhor nos promete para o futuro (Isaías), já o podemos fazer presente, se contamos também com “a paciência e consolação que nos vem da Palavra, para ter entre nós os mesmos sentimentos, segundo Cristo Jesus” (Paulo).

 

’ X — É interessante constatar que esta “paz e harmonia” que todos almejamos, mormente neste nosso tempo – e parece não ter sido muito diferente nos tempos idos, vamos ver nos tempos futuros até quando (?) – esta paz e harmonia, desejada, não virá por uma espécie de arte mágica, mas por um trabalho constante de paciência, amor e perdão… Então, sim, não sabemos quando, mas temos a certeza da Promessa do Senhor (Isaías 11,6-9 / ver no fim) onde essa paz universal se traduzirá em “harmonia”, não apenas entre os humanos todos, como também entre os animais mais ‘díspares’, que parecem inimigos irreconciliáveis por natureza…  — Senhor Deus, seremos nós capazes de ‘acelerar’ a instauração deste tempo de paz e harmonia – que é a Felicidade Plena – entre todos?… Não poderemos se contarmos apenas com as nossas forças humanas. Mas com a Tua Força Divina, ó Pai, que nos vem pelo Espírito de Jesus, tudo é possível!

 

[] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’):

() – «Hevenu shalom halegem, hevenu shalom halegem, hevenu shalom halegem. Hevenu shalom, shalom, shalom halegem!» …  Ou, em Versão portuguesa: [A paz esteja connosco, a paz esteja connosco, a paz esteja connosco. Sempre connosco, sempre, sempre esteja a paz!] …

() – «Quanta Paz e quanto Bem, quanta alegria nos vem de vivermos como irmãos! Assim seja eternamente!» …

 

«CITAÇÕES» À LUZ DESTA PALAVRA

[ Papa Francisco / Texto Bíblico / Outros]

Texto Bíblico

Acerca de: Paz e Harmonia universais

 

«O lobo viverá com o cordeiro,

e a pantera dormirá com o cabrito;

o bezerro e o leãozinho andarão juntos,

e um menino os poderá conduzir.

A vitela e a ursa pastarão juntamente,

suas crias dormirão lado a lado;

e o leão comerá feno como o boi.

A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra,

e o menino meterá a mão na toca da víbora.

Não mais praticarão o mal nem a destruição

em todo o meu santo monte:

o conhecimento do Senhor encherá o país,

como as águas enchem o leito do mar».    (Isaías 11,6-9)

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net