Gn 3,15:Disse então o Senhor Deus à serpente: «Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça…»”. //  Ef 1,11: “Em Cristo fomos constituídos herdeiros, por termos sido predestinados…”. //  Lc 1,38: “Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.

 

O FOMOS PREDESTINADOS… PARA SERMOS FILHOS-HERDEIROS… DESDE QUANDO?

C DESDE QUE DEUS DISSE A SATÃ: “HAVERÁ INIMIZADE ENTRE TI E A MULHER”!

D ASSIM, EU, MARIA, SÓ PODIA DIZER: FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TUA PALAVRA!

C – Não será que nos faltava uma Mãe, e agora já a temos?

O – Posso falar? É que eu – simples animal do grupo dos répteis – nada tive a ver com isso!

C – Coitada da cobrinha! Que mania têm os homens de classificar os animais como bons e maus! Não se lembram que Deus, quando ‘Criou’, achou que “tudo era muito bom”?

O – Aqui – como em tudo – o verdadeiro e único ‘inimigo’ do homem é o espírito Maligno, Satanás!

D – Nunca ‘dialogueis’ com qualquer serpente “disfarçada de outra coisa”. Afastai-vos do “perigo”!

O – Aliás, esse inimigo de sempre – tão antigo e tão atual – só podia ser vencido por aquela outra Mulher ou, melhor dizendo, pela descendência d’Ela, que é Cristo Jesus, o Salvador.

C – E para tal, era preciso que uma criança – um bebé – sem deixar de ser ‘Filho de Deus’, germinasse escondido no corpo de uma mulher, para ser também ‘Filho de Maria’.

D – Certamente: Esta mulher, Maria – ao ser Mãe de Jesus – é Mãe de todos os seres humanos!

’ X – É verdade que sempre será um mistério a “história do pecado original”, mormente se a separarmos do outro mistério, o da “conceição imaculada desta mulher” que se chamou ‘Virgem Maria’. Dir-se-ia que da conjunção destes dois mistérios surgiu, para nós, uma Luz e Energia superiores, precisas para assumirmos ‘todos os mistérios’ com Fé mais forte e luminosa… — Por isso, Mãe, “virgem imaculada” – intata desde o antes, o durante e o depois – caminha sempre connosco, leva-nos conTigo agora e no futuro sem fim! …

 

[♫] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’):

() – «Quero dizer meu SIM como Tu, MARIA, como Tu um dia, como Tu, MARIA!» …

 

«CITAÇÕES» À LUZ DESTA PALAVRA

[ do Papa / texto bíblico / poesia / fábula / provérbio / etc.]

«Maria… é Aquela que estremecia de júbilo na presença de Deus, Aquela que conservava tudo no seu coração e se deixou atravessar pela espada… Aquela que nos mostra o caminho da santidade e nos acompanha. E, quando caímos, não aceita deixar-nos por terra; às vezes, leva-nos ao colo sem nos julgar. Conversar com Ela consola-nos, liberta-nos, santifica-nos. A Mãe não necessita de muitas palavras, não precisa que nos esforcemos demasiado para lhe explicar o que se passa connosco. É suficiente sussurrar uma e outra vez: “Ave, Maria…”».

(Papa Francisco: G.E. («Alegrai-vos e exultai»)-Sobre o chamamento à santidade… nº 176).

 

«Ó Senhora imaculada, silenciosa, / de sorriso virginal, / frescura envolvida na canção formosa / do amanhecer inicial. / Senhora do vestido simples de graça / que íntima aurora Te deu, / florindo, sobre a luz da terra que passa, / à luz primeira do Céu. / Senhora, o teu celeste olhar de padroeira / floresça em nosso interior, / abrindo a senda da pureza verdadeira / que nos conduza ao Senhor».

    (Hino de Vésperas I – Festa da Imaculada Conceição)

 

«Bendita a tua pureza e que o seja eternamente! O próprio Deus fica absorto perante tanta beleza. A Ti, celeste princesa, Virgem sagrada, Maria, ofereço-Te, neste dia, alma, coração e vida. Olha p’ra mim com piedade: não me deixes, minha Mãe!».

(Antiga Oração do povo a Maria Imaculada)

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net