OLÁ, AMIGOS DE «PALAVRA DE AMOR, PALAVRA»!

EMBORA SEJA A PRIMEIRA VEZ QUE ISTO ACONTECE – GRAÇAS A DEUS! – NOS DEZ ANOS DE VIDA DO ‘BLOG’, PEDIMOS AS NOSSAS DESCULPAS POR ESTE ATRASO NA ‘PUBLICAÇÃO’ SEMANAL DA REFLEXÃO DA “PALAVRA REFLETIDA” (QUE SEMPRE É NAS SEXTAS, À TARDE).  ISTO FOI DEVIDO A PROBLEMAS ENTRE O ‘SERVIDOR CENTRAL’ DO «BLOG» E O COMPUTADOR LOCAL… UM SINCERO AGRADECIMENTO PELA VOSSA FIDELIDADE NAS ‘VISITAS’ AO «BLOG». MUITO OBRIGADO!… E FIQUEMOS COM DEUS!

 

26.A3 – Dom. 3 Comum  /  “A Palavra” refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«A ‘PALAVRA’ DIZ: “FAÇA-SE A LUZ”!»

          Nos desígnios e ‘pedagogia’ de Deus – sabemo-lo muito bem pela Palavra de Jesus – “os últimos, e os mais afastados, serão sempre os primeiros” para tudo. No caso presente, para “receber aquela luz grande”… Na verdade, este domingo (3º do tempo comum) foi sempre o “domingo da Luz” (Luz que é Cristo). Só que, por iniciativa do Papa Francisco, este dia passou a ser também o «domingo da Palavra». A razão é muito simples. Sem a evangelização, ou seja, sem o anúncio da Boa Nova pela Palavra, não pode chegar Cristo Jesus – “a Luz do mundo” – aos que d’Ele nunca ouviram falar, isto é, “todos os que habitam nas sombras da morte”(1ª L)… Bem entendido que esta Palavra não deve ser “palavra de sabedoria humana, pois esta só pode desvirtuar a cruz de Cristo”(2ª L)… Por consequência, a Palavra de Deus – que é o próprio Verbo de Deus – continuará a ser sempre, para nós, aquilo que dá sentido à nossa vida. Tendo, ainda, em atenção isto de que ‘toda a outra palavra desvirtua a Cruz de Jesus’!… E acrescentamos nós: Se desvirtua a Cruz também desvirtua o Amor, já que ‘não há Amor sem Cruz’ (!?).

———–

»»   “Galileia dos gentios… O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou”. (Is / 1ªL)

»»   “Jesus… começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino”. (Mt / 3ªL)

»»   “Na verdade, Cristo… me enviou para anunciar o Evangelho; não, porém, com sabedoria de palavras, a fim de não desvirtuar a cruz de Cristo”. (1Cor / 2ªL)  

———–   

Deveremos fugir, portanto, de toda a ‘palavra’ que seja – apenas e só! – ‘sabedoria de palavras humanas’(2ª L), pois o que esta faz é unicamente prolongar a nossa permanência na treva, ou seja, “nas sombras da morte”(1ª L)… Tanta palavra, meu Deus, nas nossas ‘variadas’ sociedades, palavra essa que é apenas de ‘sabedoria humana’!  E, pior do que isso, por vezes até de ‘sabedoria satânica’: aquela que congrega o rebanho apascentado pelo Maligno… E podemos imaginar para onde caminha… Porém, nós devemos apostar sempre na Luz de Deus – que é Cristo Jesus – Aquele cuja Missão é reunir todos os que – livremente – queiram viver no ‘Reino da Luz’. É que cada vez está mais “próximo o Reino dos Céus”, onde só se entra “pela via do arrependimento”(3ª L) daqueles que sabem e querem escutar e viver a Palavra!

 

[ De «Outras Invocações e/ou Títulos» de Nossa Senhora: ]

+Nossa Senhora da Revelação

(Sra. da Luz; Sra. da Palavra)… nossa Mãe:

Ainda que não saibamos muito bem o significado de ‘Senhora da Revelação’,

podemos pensar que isso tem a ver com a Palavra de Deus e com a Luz que é Cristo.   

Então, Mãe, sabemos, isso sim, que ao dizeres «Faça-se em mim… a tua Palavra»,

essa Palavra, o Verbo, fez-se carne, e apareceu Cristo Jesus, “Luz do mundo”.

Sim, tal como quando “o Criador disse: «Faça-se a luz». E a luz fez-se”(Gn 1,3)

Pois agora, Mãe, precisamos do teu conselho e ajuda para aprendermos

a acolher a Palavra e espelhar a Luz de Jesus à nossa volta!

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net