60.A3 – APRESENTAÇÃO de JESUS  /  “A Palavra” refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«A MÃE… PRECEDE e SEGUE o SEU FILHO!»

O profeta (Malaquias / 1ªL) já o tinha anunciado, vários séculos antes: “Entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais… Sentar-Se-á para fundir e purificar… Pois Ele é como o fogo do fundidor…”. Então, era expectável que – na Apresentação deste Bebé Jesus no Templo de Jerusalém – começassem já a aparecer, no horizonte da Sua vida, as primeiras “nuvens”, presságio de ‘tormentas’… Por isso, na Palavra de hoje (agora já no NT) não podia faltar a confirmação daquela profecia, e com perspetivas nada ‘risonhas’… Esta Criança (“Deus em carne mortal”) chega preparada, por isso, para, “através do seu sofrimento e morte, destruir aquele que tinha poder sobre a morte, isto é, o diabo”, o príncipe das trevas. “De facto, porque Ele próprio foi provado pelo sofrimento, pode socorrer aqueles que sofrem…” (Hb / 2ªL). E como é consoladora esta verdade para todos nós!

———–

»»   “…Também Jesus participou igualmente da mesma natureza (carnal), para destruir, pela sua morte, aquele que tinha poder sobre a morte, isto é, o diabo… De facto, porque Ele próprio foi provado pelo sofrimento, pode socorrer aqueles que sofrem…”. (Hb / 2ªL)

»»   “O ancião Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua Mãe: «Este Menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; –e uma espada trespassará a tua alma–»”. (Lc / 3ªL)

———–   

Porém, este infante pequenino não vem ao templo nem se “apresenta” sozinho. E não apenas porque ainda não pode fazer nada (como qualquer bebé) sem estar no colo da mãe.

Mas porque Ele, Jesus, precisa mesmo da ‘presença e calor’ da Mãe, Maria, para sentir, desde já, a sua fortaleza y serenidade – de mulher e mãe! – nos momentos difíceis, que agora se

“profetizam” como mais próximos. E diz o velhinho Simeão: “Este Menino foi estabelecido… para ser sinal de contradição”… Mas não te assustes, meu Jesus pequenino, pois a tua Mãezinha está cá para te acompanhar sempre! Ela vai receber, desde este instante, a sua dose de “profecia” – clara e penetrante – que ‘levará gravada’ até ao alto da Cruz do Gólgota. Eis a “palavra direta” do mesmo Simeão para a Mãe, Maria: “E a ti, uma espada trespassará a tua alma!”(Lc / 3ªL). Está bem claro! E se é verdade que toda a mãe antecede e persegue o filho, então no caso presente fica bem patente que «A Mãe Maria, precede e segue, em tudo, o Filho Jesus».

 

[ De «Outras Invocações e/ou Títulos» de Nossa Senhora: ]

+Nossa Senhora Mãe Corredentora e Mãe da Serenidade:

(das Sete Dores; do Calvário; da Cruz; da Paixão; da Compaixão; )… nossa Mãe:

Todas estas Invocações e Títulos têm sentido em Ti porque és Corredentora,

quer dizer, acompanhaste o Redentor Jesus, desde a sua conceição no seio

até à Sua morte na Cruz, ó Senhora da Cruz, da Paixão e da Compaixão!

Portanto, Mãe, tens de nos acompanhar (pois somos também teus filhos!)

nos nossos ‘Calvários e Dores’, ó Senhora da “espada” e das Sete Dores!

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net