1Sm 16,7.13: “«Deus não vê como o homem: o homem olha às aparências, o Senhor vê o coração» … E daquele dia em diante, o Espírito do Senhor apoderou-Se de David”. // Ef 5,8-9: “Irmãos: Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade”. // Jo 9,4-5: “É preciso trabalhar, enquanto é dia, nas obras d’Aquele que Me enviou. Vai chegar a noite, em que ninguém pode trabalhar. Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo»”.

 

C – DEUS NÃO VÊ COMO O HOMEM: O HOMEM OLHA ÀS APARÊNCIAS, O SENHOR VÊ O CORAÇÃO (1Sm 16)

O – IRMÃOS: OUTRORA VÓS ÉREIS TREVAS, MAS AGORA SOIS LUZ NO SENHOR. VIVEI COMO FILHOS DA LUZ (Ef 5)

– NA NOITE, NINGUÉM PODE TRABALHAR. ENQUANTO EU ESTOU NO MUNDO, SOU A LUZ DO MUNDO (Jo 9)

– Interessante contraste de palavras ou conceitos: ver ou não verolhar bem ou olhar malser trevas ou ser luz; o dia ou a noite …

– Certamente, a Palavra de hoje impele-nos a optar. E – sendo livres os humanos – aquilo que escolherem, isso terão.

O – Claro que não importa “ter sido trevas outrora”. Se nós, com firmeza, quisermos a conversão, passamos “a ser luz no Senhor”. É a isso que Paulo nos exorta e anima!

– E se vivermos como filhos da luz, então seremos bonsjustos e amigos da verdade… que “esses são os frutos da luz”. Não é?

– ‘Dignos de compaixão’ são aqueles que caminham nas trevas ‘com toda a naturalidade’ sem se aperceber de que “na noite, ninguém pode trabalhar” (entendamos este alerta de Jesus!).

– O mesmo Jesus ensinou, com o exemplo, a “trabalhar enquanto é dia” e assim “devia realizar as obras d’Aquele que O tinha enviado” a cumprir a sua Missão.

– Essa luz do dia e da verdade é a que faz ver as coisas com o olhar de “Deus, que vê o coração”, enquanto “o homem (que talvez vive nas trevas) só pode ver aparências”!

 

 

’ X – Está claro que existem variados tipos de luz, quando falamos na ‘luz física’. Mas a nível da ‘luz do espírito’ humano existem, igualmente, vários tipos de luz (até podemos pensar na expressão vulgar, ‘essa pessoa parece ter poucas luzes’). Porém, os dois tipos de luz, que agora importam, são estes: a luz do homem (‘luz humana’) e a Luz de Deus (‘luz divina’). Já se vê (1Sm 16) que a luz do homem não dá para ver mais do que a superfície das coisas (“as aparências”), ou seja, o que não tem valor genuíno e que, muitas vezes nos engana. Se quisermos ver o coração da pessoa, o seu valor interior, ou, por outras palavras, o melhor da pessoa, teremos de olhar com os «olhos de Deus», quer dizer, com a Luz divina. (E já agora, este perece ser o ‘tipo de luz’ que contêm muitas das ‘Antífonas’ que cantamos).  — Sim, Jesus, quando escutamos as Tuas palavras, “caminhai enquanto há luz…”, faz com que aprendamos a cantar e a viver, de verdade, na Tua Luz, para que “as trevas não nos envolvam”!

 

[] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’) :

-) «Deixa a luz do Céu entrar, deixa a luz do Céu entrar. Abre bem as portas do teu   coração e deixa a Luz do Céu entrar!» …

-) «Porque toda a vida vem de Ti: em Tua Luz vejo a luz. Porque toda a vida vem de Ti: e Tua Luz faz-me ver a luz!» …

-) «Luz de Cristo, Luz de Amigo, fogo vivo, vivo amor. Passa a chama de Cristo a quem não ressuscitou! Passa a chama de Cristo a quem te pede calor!» …

 

 

«CITAÇÕES» À LUZ DESTA PALAVRA

[ Textos:  do Papa / da Bíblia / poesia / fábulas / provérbios / etc. ]

 

Palavras do Papa FranciscoSer discípulo de Jesus-Luz.

«É tarefa do cristão dissipar as trevas, fazendo resplandecer a luz de Cristo e anunciando o seu Evangelho.  E essa irradiação deve brotar sobretudo das nossas boas obras.

Um discípulo e uma comunidade cristã são luz no mundo quando direcionam os outros para Deus, ajudando cada um a fazer a experiência da Sua bondade e da Sua misericórdia. O discípulo de Jesus é luz quando sabe viver a própria fé fora de espaços restritos, quando contribui para eliminar os preconceitos, para eliminar as calúnias e para deixar entrar a luz da verdade nas situações deterioradas pela hipocrisia e pela mentira. Iluminar. Mas não é a minha luz, é a luz de Jesus. Nós somos instrumentos para que a luz de Jesus chegue a todos.

Diante da violência, da injustiça, da opressão, o cristão não pode fechar-se em si mesmo ou esconder-se na segurança do próprio recinto. Também a Igreja não pode fechar-se em si mesma, não pode abandonar sua missão de evangelização e de serviço.

A Igreja dedica-se com generosidade e ternura aos pequenos e aos pobres: este não é o espírito do mundo, esta é a sua luz… A Igreja escuta o clamor dos últimos e dos excluídos, porque tem consciência de ser uma comunidade peregrina chamada a prolongar a presença salvífica de Jesus Cristo, Luz, através da história».

 [Na -–Praça de S. Pedro do Vaticano, antes da Oração do ‘Ângelus’ –Domingo,10.02.2020)-]

 

Textos Bíblicos (do NT)  – Acerca de: caminhar na luzou viver na luz

× “Por um pouco de tempo ainda, a Luz está no meio de vós. Caminhai enquanto tendes a Luz, de modo que as trevas não vos apanhem, pois quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes a Luz, crede na Luz, para vos tornardes filhos da Luz” (Jo 12,35-36).

× “Sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordardes do sono, pois a salvação está agora mais perto de nós do que quando começámos a acreditar. A noite adiantou-se e o dia está próximo. Despojemo-nos, por isso, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Como quem vive em pleno dia, comportemo-nos honestamente” (Rm 13,11-13).

× “Dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de tomar parte na herança dos santos na luz. Foi Ele que nos libertou do poder das trevas e nos transferiu para o Reino do seu amado Filho…” (Cl 1,12-13).

× “Eis a mensagem que ouvimos de Jesus e vos anunciamos: Deus é luz e nele não há nenhuma espécie de trevas. Se dizemos que temos comunhão com Ele, mas caminhamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Pelo contrário, se caminhamos na luz, como Ele, que está na luz, então temos comunhão uns com os outros e o sangue do seu Filho Jesus purifica-nos de todo o pecado” (1Jo 1,5-7).

× “…As trevas passaram e a luz verdadeira já brilha. Quem diz que está na luz, mas tem ódio a seu irmão, ainda está nas trevas. Quem ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. Mas quem tem ódio ao seu irmão está nas trevas e nas trevas caminha, sem saber para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1Jo 2,8-11).

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net