At 8,15-17: “Rezaram pelos samaritanos, para que recebessem o Espírito Santo, que ainda não tinha descido sobre eles: só estavam batizados em nome do Senhor Jesus. Então impunham-lhes as mãos e eles recebiam o Espírito Santo”. // 1Pe 3,18: “Na verdade, Cristo morreu uma só vez pelos nossos pecados – o Justo pelos injustos – para nos conduzir até Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito”. // Jo 14,16-17: “«Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco: Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós»”.

 

 

D «PEDIREI AO PAI, QUE VOS DARÁ OUTRO PARÁCLITO, PARA ESTAR SEMPRE CONVOSCO: É O ESPÍRITO…» (Jo 14)

CNA VERDADE, CRISTO MORREU SEGUNDO A CARNE, MAS VOLTOU À VIDA PELO ESPÍRITO… (1Pe 2)

OREZARAM PELOS SAMARITANOS, PARA QUE RECEBESSEM O ESPÍRITO SANTO… (At 8)

C – Nestes primeiros tempos do cristianismo, através daquelas comunidades que iam surgindo, era mais do que evidente – muitas vezes “bem patente”! – a ação do Espírito Santo, várias vezes prometido por Jesus, antes e após a sua Ressurreição naquelas aparições até à Ascensão.

O – E resulta curioso que Jesus utilize, para Se referir ao Espírito Santo o termo, estranho e enigmático, de ‘Paráclito’. Outras vezes chamado Consolador, Conselheiro, Guia, Intérprete…

C – E muitos outros nomes que aparecem, quer no Antigo quer no Novo Testamento. Mas convém saber que a maior parte deles tem um significado que deriva do termo grego “paráclito”, cujo sentido é, precisamente, ‘advogado’, conselheiro, defensor, intercessor.

D – É bom lembrar, aliás, que ao dizer “Eu pedirei ao Pai, que vos dará… o Espírito”, pomos em evidência a Trindade de Deus: “o Espírito”, “o Pai” e o Filho (“Eu”). Nunca esqueçamos isto.

C – Assim – e voltando àquela Ação do Espírito Santo na primitiva Igreja – resultará mais evidente o “Seu protagonismo” na formação das primeiras comunidades e na santificação das pessoas, porque será o complemento e a plenitude da Obra do Filho e do Pai.

O – O Espírito será sempre uma presença divina – segura e certa, embora invisível – entre nós (segundo as palavras da promessa de Jesus: “…para estar sempre convosco”).

C – Ou seja, esta “presença ativa e forte” do Espírito Santo em nós vem a ser como que uma consequência e continuação da Sua “presença ativa e forte” na Pessoa de Jesus desde a Sua Encarnação até à Sua Ressurreição (“Cristo… voltou à vida pelo Espírito” / 1Pe 3).

D – Exatamente: O Espírito Santo esteve bem presente quando “Ressuscitei pelo Espírito”, como foi realmente presente para Eu ser “gerado pelo Espírito no seio de Maria”, minha Mãe!

 

’ X – Resulta interessante ressaltar, nas palavras de Jesus, um pormenor, o termo “outro” quando diz “Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito”. Termo simples, mas nem por isso ‘pormenor’, senão todo o contrário. É que ao dizer-nos o próprio Jesus que o Pai (a petição sua) vai dar-nos “outro” Advogado (que é o significado de ‘Paráclito’) está a pressupor que já nos deu – e nos vai dar! – outros advogados. Claro que já nos tinha dado o próprio Jesus, primeiro e principal Advogado, Intercessor, diante do Pai (e perante quem for preciso!) … Mas (porquê não?) ao dar-nos também a Virgem Maria, como nossa Mãe, estava a entregar-nos a melhor Advogada (também dizemos ‘Medianeira’!). Ou, então, será que há advogada melhor, para um filho, do que a própria mãe?… E para mais, esta Mãe tem tal amor e poder que é considerada a «Omnipotência suplicante»!  — Por isso é que, Mãe, agora te rezamos (como tantas vezes na ‘Salve Regina’): «Eia, pois, Senhora, ‘Advogada’ nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre…».

 

[] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’) :

() – «O Senhor vos dará o Espírito Santo. Não temais! Abri o coração: derramará todo o seu Amor!» …

(♪) – «Dá-nos Teu Espírito, dá-nos Teu Amor: Renova a Tua imagem no nosso coração!» …

() – «Vela por nós, filhos Teus, Mãe de Jesus, nossa Mãe. – [Tu podes: és Mãe de Deus! E deves: és nossa Mãe!][2]» …

 

 

«CITAÇÕES» À LUZ DESTA PALAVRA

[ Textos:  do Papa / da Bíblia / poesia / fábulas / provérbios / etc. ]

 

Palavras do Papa Francisco – Acerca do «apelo ao serviço aos pobres».

«… O Espírito Santo renova todas as coisas. O Espírito Santo é aquele que nos acompanha na vida, que nos sustenta. É o Paráclito. Mas que nome estranho. Recordo que numa missa para crianças, num domingo de Pentecostes, perguntei se elas sabiam quem fosse o Espírito Santo. E uma criança me respondeu: é o paralítico…

Muitas vezes nós podemos pensar que o Espírito Santo é um paralítico, que não faz nada… Pelo contrário, o Espírito Santo é Aquele que nos sustenta. Paráclito. A palavra paráclito significa “aquele que está ao meu lado para me apoiar e defender”, para que eu não caia, para que eu vá adiante, para que eu conserve essa juventude do Espírito. O cristão é sempre jovem: sempre. Quando o coração do cristão começa a envelhecer, a sua vocação de cristão começa a diminuir. Ou tu és jovem de coração e de alma ou tu não és cristão …

Fala com o Espírito. Ele te apoiará e te dará novamente a juventude. O pecado, por outro lado, envelhece. Envelhece a alma, envelhece tudo… Jamais esta tristeza pagã. Na vida há momentos difíceis, mas nesses momentos sentimos que o Espírito nos ajuda a ir em frente (…) e a superar as dificuldades. Até mesmo o martírio…».

 [ Papa Francisco – Da Homilia – Na Casa Santa Marta(28.05.2019) ]

 

Poesia

«Espírito, Espírito Santo!»

Spírito, Spírito Santo,

onde é que estás Tu presente,

que me pareces ausente

quando Te preciso tanto?

Desencantado, entretanto,

parece-me ver-Te em tudo

e não consigo, contudo,

prender-Te em nenhuma parte…

Já sei: Só posso agarrar-Te

se aprendo a ser ‘surdo’ e ‘mudo’!

[ ‘Décima’ – Anônimo ]

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net