34.A3 – Domingo.11.Comum. / “A Palavra” refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«O EXEMPLO BOM… DEVE ‘ARRASTAR’!»

Qual uma “mãe-águia”, ‘sulcando’ o azul do céu, aparece-nos o próprio ‘Javé’-Deus, que se apresenta como ‘modelo exemplar’ do que deve ser feito: “Vistes o que Eu fiz… e como vos transportei (desde o Egito) sobre asas de águia…”(Ex / 1ªL.); ora, quem isto afirma é o mesmo que, afinal, conclui: “porque toda a terra me pertence”(Id.). – Mas, o que é que pode significar isto? – Com certeza, é aquilo que o Filho, Jesus, diria, muitos séculos mais tarde (consciente da sua Filiação divina): “…«Compreendeis o que vos fiz?… Pois se Eu, que sou o Senhor e o Mestre – vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também»”(Jo 13,13-15). Ou seja, dito de outro modo: o Pai (Deus-‘Javé’) tal como o Filho (Jesus), nunca vão exigir aos seus “filhos” e “irmãos” (que somos todos os seres humanos) aquilo que “Eles”, previamente, não tenham feito, realizado, vivido… Isto supõe e exige de nós, certamente: Que tentemos seguir sempre o Seu Exemplo!… Verdade que ‘todo o exemplo arrasta’ (também ‘o mau’, infelizmente). Mas o nosso é “o bom”!

———–

»»   “«Vistes o que Eu fiz… e como vos transportei sobre asas de águia e vos trouxe até Mim. Agora, se ouvirdes a minha voz, se guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade especial entre todos os povos. Porque toda a terra Me pertence»”.(Ex 19 / 1ªL)

»»   “Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. E agora, que fomos justificados pelo seu sangue, com muito mais razão seremos por Ele salvos…”.(Rm 5 / 2ªL)

»»   “…Jesus encheu-Se de compaixão, porque andavam… como ovelhas sem pastor. Jesus disse então: «A seara é grande, os trabalhadores, poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores (…) Recebestes de graça, dai de graça»”.( Mt 10 / 3ªL)

———–    

Então, podemos perguntar-nos, à luz da Palavra de hoje: O que é que – o Pai e o Filho – estão a pedir-nos como sendo o mais importante e básico? – Pois, antes de mais, “escutar a sua voz” e “guardar a sua aliança”, que lemos no mesmo “texto” do Êxodo. Isto é, atentos à Vontade d’Ele (para não fazer a nossa); e sermos fiéis até ao fim, aos compromissos (sua “aliança”)!… Sabemos também que, como batizados (cristãos), somos obrigados a “trabalhar no grande campo da messe” (“seara”), cumprindo uma “missão” salvadora (com aqueles de perto, e com os outros…) como ‘missionários’(!). Sempre ‘gratuitamente’, até porque “o que recebemos de graça, devemos dá-lo de graça”.(Mt / 3ªL.). E lembremos sempre que esta nossa ‘missão’ começa desde a profissão que nós temos (‘vocação’?)… Bom, e se falássemos do “exemplo” de Cristo Jesus, levado até ao extremo!?: “Cristo, para nos salvar, morreu por todos, quando éramos ainda pecadores”. (Rm / 2ªL.). – Seremos capazes de seguir este exemplo, até ao fim!?… – Pois já são inumeráveis os que deram –e dão!– a sua vida pelos irmãos, nestes vinte séculos de história!!!    

 

[ De «Outras Invocações e/ou Títulos (‘Piropos’)» de Nossa Senhora: ]

+ Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e dos Mártires;

Senhora da Missão; Senhora do Caminho e da Fidelidade… nossa Mãe:

Para descobrirmos primeiro a ‘missão’, seguindo o Exemplo e a Palavra de Jesus,

queremos contar sempre conTigo, Mãe, Rainha dos Apóstolos e dos Mártires!

E porque sabemos que, por vezes, não vai ser fácil seguir este caminho ‘acidentado’,

precisamos da tua ajuda e companhia, Senhora do Caminho e da Fidelidade!…  

 

  

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net