Jr 20,1011:«Terror por toda a parte! Denunciai-o, vamos denunciá-lo!»Mas o Senhor está comigo como herói poderoso, e os meus perseguidores cairão vencidos…”. // Rm 5,15: “Se pelo pecado de um só todos pereceram, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a todos os homens”. // Mt 10,32: “A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens, também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus…”.

 

O O SENHOR ESTÁ COMIGO COMO HERÓI PODEROSO, E OS MEUS PERSEGUIDORES CAIRÃO VENCIDOS… (Jr 20)

C…COM MAIS RAZÃO, A GRAÇA DE DEUS, POR UM SÓ HOMEM, JESUS CRISTO, SE CONCEDEU A TODOS OS HOMENS (Rm 5)

D «…A QUEM SE DECLAROU POR MIM… TAMBÉM EU ME DECLARAREI POR ELE DIANTE DO MEU PAI…» (Mt 10)

C – Os que são fiéis ao Senhor (parecidos com Ele!) e por isso mesmo ‘perseguidos’, têm a confiança e a certeza de que, o mesmo Senhor, estará sempre com eles para vencerem…

O – É o caso dos profetas, como Jeremias, não é? Significa isso que a causa de serem perseguidos é o seu parecido com o Mestre e Senhor?

C – O bem e o mal – também dentro do ser humano – estiveram e estarão sempre enfrentados… Porém, Paulo diz: “O mal de um só homem trouxe a ‘perdição’, mas, com muito mais razão, o bem de um só, Cristo Jesus, foi a causa de uma ‘graça de Deus’ mais abundante para todos”.

O – Nem “o mal” nem “o bem” podem deixar de ser o que são (pois serão fiéis a si mesmos). Cá em baixo, essa guerra – que os fautores do ‘mal’ fazem aos discípulos e amigos do ‘Bem’ –será também infinda… Porém, nós temos o “Vencedor do mundo”(Jo 16), que agora nos diz:

D – Sim, vou repetir o que vos disse: “A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens, também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus…” (Mt 10).

 

’ X — Achas que és ‘parecido com’ alguém, ou o seu fiel amigo e discípulo…? Prepara-te então para  – se for o caso – seres tratado como ‘ele’ (em bem ou em mal)! Até parece lógico e normal. Ou não?… Também não esqueçamos que é impensável o ‘entendimento’ entre Deus e o Mal. São irreconciliáveis para todos os efeitos! Por consequência (e de acordo com o ‘silogismo’ «o amigo do meu inimigo é meu inimigo») se és amigo de Deus, deves saber que a tua vida – enquanto durar este período de prova – não pode deixar de ser uma ‘luta’, mais ou menos constante! Também isto estava já escrito desde muito antigo: “A vida do homem sobre a terra, não é ela uma luta? Não são os seus dias como os de um soldado?” (Job 7,1). — Por isso, Jesus, no meio desta guerra, nós contamos conTigo, como o nosso Advogado e Defensor. Se Tu nos animaste ao dizer “Tende confiança: Eu já venci o mundo”, nós, em Ti e por Ti, também nós venceremos o mundo “e, em Ti, teremos a paz” (Jo 16,33).

 

[] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’):

() – «Dá-nos um coração grande para amar. Danos um coração forte para lutar!»

() – «Seduziste-me, Senhor, e eu deixei-me seduzir! Numa luta desigual, dominaste-me, Senhor, e foi tua a vitória!» …

() – «Um povo que caminha pelo mundo gritando: Vem, Senhor! Um povo que luta nesta vida esperando a libertação»

 

 

«TEXTOS» À LUZ DESTA PALAVRA

[ do Papa / da Bíblia / poesia / fábulas / provérbios / etc. ]

 

Papa Francisco – Acerca de: “O diabo tenta destruir o homem porque Deus se fez homem”

«…A inveja daquele ‘anjo soberbo’ que não quis aceitar a Encarnação, levou-o a destruir a humanidade. E assim, no nosso coração entrou algo: o ciúme, a inveja, a concorrência… Quando, ao invés, podemos e devemos viver como irmãos, todos, em paz…

Dentro de nós temos a guerra, desde o início. Caim e Abel eram irmãos, mas o ciúme e a inveja de um, destruiu o outro… É a realidade, basta olhar um telejornal: as guerras, as destruições, pessoas que por causa das guerras morrem também de enfermidades…

Muitas vezes penso que as notícias (atentados, guerras…) são uma narração de ódio para destruir… É verdade que muitas crianças morrem de fome, de doenças porque não têm água, instrução, educação sanitária… Mas isso é porque o dinheiro que poderia servir para esse fim é utilizado na fabricação das armas, e as armas são para destruir.

Isso é o que acontece no mundo, mas também na minha alma, na tua alma. Pela “semente da inveja e do ódio do diabo”. Mas de que é que o diabo tem inveja? Tem inveja da nossa natureza humana… E sabem porquê? Pois porque o Filho de Deus se fez um de nós. Isso ele não pode permitir, não consegue tolerar.

E gostaria que hoje cada um de nós pensasse nisto: porque é que hoje, no mundo, semeia-se tanto ódio? Nas famílias, que por vezes não podem reconciliar-se, no bairro, no lugar de trabalho, na política… O semeador do ódio é isso. Por inveja do diabo, a morte entrou no mundo… Alguns dizem: O diabo não existe; é só o mal, um mal assim, etéreo… Mas a Palavra de Deus é clara. O diabo tomou Jesus de mira. Leiam o Evangelho. Tenhamos fé ou não, a Palavra de Deus é clara. Cristo fez-se homem para vencer o mal na nossa carne.

Peçamos ao Senhor que faça crescer, nos nossos corações, a fé em Jesus Cristo, seu Filho, que assumiu a nossa natureza humana, para lutar ‘com a nossa carne’, e vencer o diabo e o mal ‘na nossa carne’.

E que essa fé nos dê a força para não entrar no jogo desse grande invejoso, o grande mentiroso, o semeador de ódio».

 [ Papa Francisco – Na Homilia da Eucaristia, na Casa de Santa Marta – (12.11.2019) ]

 

Texto Bíblico – ‘Dificuldades na vida do homem’ [Livro de Job, no cap.7]

“A vida do homem sobre a terra, não é ela uma luta?

Não são os seus dias como os de um assalariado?

Como um escravo suspira pela sombra,

e o jornaleiro espera o seu salário,

assim eu tive por quinhão meses de sofrimento,

e couberam-me em sorte noites cheias de dor.

Se me deito, digo: ‘Quando chegará o dia?’

Se me levanto: ‘Quando virá a tarde?’

E encho-me de angústia até chegar a noite.

A minha carne cobre-se de podridão e imundície,

a minha pele está gretada e supura.

Os meus dias passam mais rápido que a lançadeira

e desaparecem sem deixar esperança.

Lembra-te de que a minha vida é um sopro,

e os meus olhos não voltarão a ver a felicidade” …

(Jb 7,1-7)

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net