37.A3 – Domingo.14.Comum. / “A Palavra” refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«HÁ ‘UM FUTURO FELIZ’! CERTEZA!»

Nos dias nublados, é preciso saber “ver” o Sol, para além das nuvens mais escuras, pois na verdade, ele está sempre “lá”, certamente! (Sim, quando um avião voa por cima da ‘camada de nuvens’, o Sol é sempre visível; já viram?). Até mesmo, se formos capazes de ‘perfurar’ a noite mais negra… e ‘voar’… também lá está o Sol; cada vez mais claro e luminoso. (Acontece aos ‘astronautas’ das ‘naves espaciais’, afastando-se da ‘atração’ da Terra: Está lá um espaço infinito de luz!)… Acontece a mesma coisa com o Sol da “Felicidade”. Está sempre “lá”, ainda que, muitas vezes, encoberto por nuvens ou noites mais ou menos negras… É questão de “ativar” a e a Esperança, que nos deram gratuitamente!… O profeta Zacarias (1ªL.) tem essa certeza, inspirado por Deus, quando nos anima assim (mesmo no meio de guerras e noites escuras): “Exulta de alegria, filha de Sião… Eis o teu rei, justo e salvador que vem ao teu encontro… Anunciará a paz às nações… até aos confins da terra”… Parece impossível (!?).

———–

»»   “Eis o que diz o Senhor: «Exulta de alegria, filha de Sião… Eis o teu rei, justo e salvador que vem ao teu encontro… Anunciará a paz às nações: o seu domínio irá de um mar ao outro mar e do Rio até aos confins da terra»”.(Zc 9 / 1ªL)

»»   “Se o Espírito de Deus Pai, que ressuscitou Jesus de entre os mortos, habita em vós, Ele, que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós”.(Rm 8 / 2ªL)

»»   Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas…”.(Mt 11 / 3ªL)

———–    

Pois, mesmo que pareça impossível – nestes nossos tempos! – temos a certeza! Sim, a mesma de Zacarias, e a que tinha S. Paulo transmitida aos cristãos de Roma (2ªL.), acerca da ressurreição, ou seja, da vida que não pode morrer no espírito humano. Claro, é suposto que “o Espírito de Deus deve habitar em nós”, o qual depende da nossa livre vontade (!). Então, Paulo escreve: “O Espírito de Deus Pai… que ressuscitou Cristo Jesus de entre os mortos, também dará vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós”. É também outra certeza!… Porém, estamos a ver que nada de isto é fácil. Não é? Ora bom, mas temos mais uma certeza! O próprio Salvador, Cristo Jesus, anima-nos com esta afirmação, que não pode falhar (se nós quisermos!): “Vinde a Mim, todos os cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; encontrareis descanso para as vossas almas…”. E logo acrescenta: “porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve” Jugo e carga que são a sua “cruz”, afinal, ‘leve e suave’ porque é necessária e salvadora (!?)… Mais uma vez, a «certeza» está aí: além das ‘nuvens’, da ‘noite’, da «cruz»!

 

[ De «Outras Invocações e/ou Títulos (“Piropos”?)» de Nossa Senhora: ]

+ Nossa Senhora Mãe da Esperança; Causa da nossa Alegria; Senhora da Cruz;

Senhora da Noite; Senhora da Fé; do Sim; da Fidelidade; Virgem Fiel;… nossa Mãe:

A maioria dos atributos, invocações, títulos, ‘piropos’… “recebidos” dos teus filhos,

apontam para uma Eternidade Feliz, embora ‘alguns’ pareçam ‘desorientar’ ou iludir.

Até mesmo estesSenhora da Cruz, Senhora da Noite, Senhora das Dores… –

estão a lembrar-nos que Tu, Mãe, foste a primeira a percorrer “esses caminhos”

para transpor toda a barreira, teimosa em ocultar a Luz da Salvação e da Felicidade!

Ensina-nos a transitar pelos caminhos difíceis (que precisam de uma força maior)

para continuarmos a luta, Senhora da Esperança, da Fé, do Sim, da Fidelidade!

A nossa única Certeza é Cristo!  E Tu, Mãe, a Causa da nossa Alegria! Certeza!

 

  

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net