— 3.B3 – Dom. 3- Advento (‘Gaudete’)  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«‘HUMILDADE’… ATRAI ‘OMNIPOTÊNCIA’»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: “A minha alma exulta no Senhor… e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador; porque pôs os olhos na humildade da sua serva; doravante me chamarão feliz todas as gerações; o Todo-poderoso fez em mim maravilhas… Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias … ” (Lc 1,46-50) / (Is 61,10). ==

———————————————————————————————————————————–

 

“Domingo 3 de Advento”, conhecido também como «Domingo de ‘Gaudete’», ou seja, “de Gozo”. – Sim, a Liturgia da Igreja coloca este Dia (de “alegre” lembrança) na metade dos ‘caminhos mais difíceis’ (caso dos tempos litúrgicos de “Advento” e de “Quaresma”). Isto para que os ‘fiéis’ ganhem fôlego, recuperem, não desanimem, e sempre a pensar na “Meta” final…

– E vinha como ‘de molde’ (para Salmo responsorial deste domingo) o hino de Maria (“Magnficat”), que ela “cantou” – inspirada pelo Espírito – ao sentir-se já grávida por obra e graça Divina.

– Parece evidente que foi este um sentimento de alegria profunda e espontânea, de quem se sente “favorecida por Deus” gratuitamente, com um Dom misterioso, de dimensão transcendente!

– Mas vê-se que Ela, por seu lado, ao proclamar este ‘hino’, apoia-se só em duas coisas: Primeiro, na Bondade e Poder Salvador do Senhor e, segundo, na sua profunda Humildade e pobreza.

– E sabemos que aquela inspiração da jovem virgem, Maria de Nazaré, tinha como ponto de partida também alguns “textos” da Escritura (AT), que Ela usava e repetia na sua oração pessoal.

– Temos duas passagens onde se descobre um paralelismo perfeito: (um) o cântico de uma outra mulher, Ana (1Sm 2); (dois) um ‘verso’ de Isaías (Is 61,10) que corresponde exatamente ao ‘verso’ inicial do Cântico de Maria, ou seja, decerto, ao início da proclamação do Magnificat.

– Porém, é justo e gratificante – para nós, seus filhos – constatar que, este ‘Salmo de Maria’ (o ‘primeiro’ do NT!) está já limpo de palavras ‘fortes’, ‘agressivas’,… repetidas em Salmos do AT.

 

>>«NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguimos a ordem dos Continentes (pelo número ‘desses Países’ que têm) de menor a maior número]

 

Nossa Senhora da ÁSIA:

Senhora do Vietname (‘Nossa Senhora de La Vang’).

Sabemos, Mãe, que tu costumavas rezar e meditar com “textos bíblicos”

Permite-nos agora orar com o teu «Magnificat», a nossa melhor ‘inspiração’,

e que o façamos, sentindo a tua alegria, com os povos desse país, teus filhos:

«A nossa alma exulta no Senhor e o nosso espírito se alegra em Deus-Salvador».      

E saibamos nós, Mãe, ser ‘precursores’ do Teu Filho como João Batista;

mas sempre no meio da alegria, por estar ‘próxima’ a chegada do Salvador.

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net