— 38.B3 – Domingo 15 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«PAZ (‘SHALOM’)… desde a PAZ INTERIOR!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: «Mostra-nos, Senhor, o teu amor e dá-nos a tua salvação»Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis e a quantos de coração a Ele se convertem. A sua salvação está perto dos que O amam… Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade, abraçaram-se a paz e a justiça. A fidelidade vai germinar da terra, e a justiça descerá do Céu… A justiça caminhará à sua frente, e a paz seguirá os seus passos”. (Sl 84,8-14) ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Sabemos que a palavra “Paz” («Shalom», palavra de origem ‘hebraica’) tinha, e tem, para os judeus (hebreus), um significado muito mais abrangente e rico que o simples e reduzido que nós lhe atribuímos, geralmente, que é ‘ausência de guerras’…

– Para um judeu, “shalom” inclui, engloba: paz interior, bem-estar, saúde, harmonia, calma, tranquilidade, felicidade… Ou seja, dizer “shalom” a alguém, significa desejar-lhe ‘tudo de bom’ ou ‘de melhor’. E é bem conhecida a saudação frequente usada por Jesus, “a paz esteja convosco” («shalom aleichem»).

– Este Salmo (84), após ter reconhecido a justa indignação do Senhor Deus (‘Javé’), devido às muitas culpas do povo, e depois de ter falado em ‘restauração’, ‘perdão’, ‘misericórdia’… dirige-Lhe esta “petição” confiada (objeto do refrão do nosso salmo): «Mostra-nos, Senhor, o teu amor e dá-nos a tua salvação».

– A seguir, irá utilizar essa palavra paz – ‘shalom’ – introduzindo-a em diversas “expressões”, como: “Deus fala de paz ao seu povo e a seus fiéis…”; “abraçaram-se a paz e a justiça e encontraram-se a misericórdia e a fidelidade”; “a justiça caminhará à sua frente, e a paz seguirá os seus passos”

– E uma coisa parece certa: “A justiça, que desce do Céu, encontrar-se-á com a fidelidade que germina da terra”… Embora cada qual deverá entender a “justiça”, mais como “santidade” – divina e humana – do que como ‘distribuição equitativa e justa’… E «Mostra-nos, Senhor, o Teu Amor, que é Salvação e Felicidade!».    

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da AMÉRICA:

Senhora do Brasil (‘Senhora dos Divinos Corações’ – em São Paulo).

ConTigo, Mãe, “Senhora dos Divinos Corações” (o de Jesus e o Teu), 

sim, conTigo, que és também e ao mesmo tempo, a Rainha da Paz,

iremos compreender o verdadeiro sentido, abrangente, da palavra Paz,

que começa pela “paz interior” em cada pessoa, sem a qual não haverá

nem ausência de guerras, nem bem-estar, nem harmonia, nem felicidade

Infunde em nós, Mãe, essa paz interior, reinante nos vossos Divinos Corações!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net