— 41.B3 – Domingo 18 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«AFINAL, O PÃO É… DEUS!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: «O Senhor deu-lhes o pão do céu»Deus ordenou às nuvens do alto e abriu as portas do céu. Para alimento fez chover o maná, deu-lhes o pão do céu. O homem comeu o pão dos fortes! Enviou-lhes comida em abundância…”. (Sl 77,23-25) ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Parece como que o Sl Responsorial de hoje (Sl 77) viesse na sequência do da semana passada (Sl 144). Pois, quer um quer o outro, lembram-nos que “é o próprio Deus – «são as mãos do Senhor» – de onde brota o alimento que nos sacia”. Neste caso, chama a esse alimento “o pão do céu” (‘maná’).

– É natural que, naquela altura, ninguém pudesse imaginar que esse tal pão seria algum dia “o verdadeiro pão do Céu”. E foi o próprio Jesus quem o revelou: “O meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do Céu” (Jo 6,32). Ou seja, o próprio Corpo e Sangue de Jesus: Mistério dos mistérios!

– Também ninguém pensou no verdadeiro significado profundo que iria ter a expressão “pão dos fortes”, que, afinal, para eles não podia passar de um alimento material, ainda que com as melhores propriedades imagináveis… Já não seria ‘o pão dos fortes’, mas “o pão que é Deus” para os próprios “filhos de Deus”!

– E embora Jesus chegou a afirmar, “nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4), referindo-Se ao pão material, nós – referindo-nos ao nosso «Pão Eucarístico» – já poderemos afirmar, com Ele e por Ele: “O ser humano pode viver só deste Pão” (pois contém a Palavra!).

– Quer dizer, Deus-Filho, Jesus, por ser em Si mesmo a Palavra (‘o Verbo’) do Pai, pode dar a todo o ser humano – ‘que o queira!’ – em simultâneo: o ‘Alimento dos fortes’ (que prefigura o Salmo) e o próprio “Ser de Deus”. Pois, “quem come a minha carne e bebe o meu Sangue vive em Mim e Eu nele” (Jo 6,56).   

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da ÁFRICA:

Nossa Senhora da Eritreia (‘Nossa Senhora do Rosário’ – Asmara).

Nossa Senhora da Etiópia (‘Nossa Senhora Maria de Sião’ – Axum).

Hoje, Mãe, pedimos a Jesus, conTigo – e antes de mais – o pão que alimenta o corpo:

Pensamos na gente pobre e faminta destes dois países africanos, nossos irmãos,

porque é preciso imitar àquele Jesus de Nazaré, que saciava primeiro a fome do corpo…

para depois poder alimentar a fome do espírito, através do anúncio do ‘Reino de Deus’

Mas nós desejamos ir mais longe, ó ‘Senhora Maria de Sião’ e ‘Senhora do Rosário’:

queremos pedir – para eles, para nós e para todos – o Pão da Vida, que é o Corpo de Deus!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net