— 42.B3 – Domingo 19 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«COMO O SENHOR É BOM!… SABOREAI E VEDE!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]:  “«Saboreai e vede como o Senhor é bom»A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estará sempre na minha boca… Procurei o Senhor e Ele atendeu-me e

libertou-me Este pobre clamou e o Senhor o ouviu, salvou-o de todas as angústias… Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o homem que n’Ele se refugia”. (Sl 33,2.5.7.9) ==

—————————————————————————————————————————————–     

– No caso de hoje, o ‘versículo’ que se utiliza como “refrão” resulta ser como uma espécie de conclusão ou consequência do conteúdo e tema geral de todo o salmo. E embora nós colocamo-lo no início, como é hábito, podíamos pensar que estaria melhor, se colocado justamente, no final da composição sálmica.

– O salmista está convencido de que, as bondades e fidelidades do Senhor não têm fim, na sua opinião…  Todo o seu empenho consiste em ir mostrando e proclamando todas as situações  em que se manifesta claramente que ‘os fiéis e pobres’ de Deus são favorecidos (“Este pobre clamou e o Senhor o ouviu…”).

– No começo, promete, uma e outra vez, que não vai parar de louvar o Senhor: “A toda a hora bendirei o Senhor, o seu louvor estará sempre na minha boca”… A seguir, inicia a exposição dos motivos e porquês: “Sempre que procurei o Senhor, Ele atendeu-me e livrou-me de todos os meus temores e angústias”

– E estas experiências não dizem respeito apenas e só a ele próprio, mas a todos os que – no passado, no presente e no futuro – quiserem experimentá-lo: “Todo o pobre que clama, é ouvido pelo Senhor, que o salva de todas as suas opressões”. “Os olhos e os ouvidos do Senhor estão atentos aos justos”

– Então, agora sim, o orante do salmo ousa desafiar a quem não quer acreditar, para que o experimente por si mesmo: “Saboreai e vede como o Senhor é bom: feliz o homem que n’Ele confia!”.(E este é, precisamente, «o refrão» do Salmo).

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da ÁFRICA:

Nossa Senhora da Guiné-Bissau (‘Senhora da Natividade’ – em Cacheu).

Nossa Senhora da Mauritânia (‘Senhora da Graça’ – em Bafatá).

Nós queremos hoje, Mãe, imitar o exemplo do ‘salmista orante’, que agradece e louva!

Ele é dessas pessoas que já experimentaram a bondade e misericórdia Divinas na sua vida

e sente-se na obrigação de anunciar aos outros os benefícios recebidos do Pai Deus…

Então, Mãe, ‘Senhora da Natividade’ e ‘Senhora da Graça’, contamos com a tua ajuda,

para aprendermos a interceder pelos nossos irmãos mais pobres destes dois países…;

e, ao mesmo tempo, sabermos animar a todos: «Saboreai e vede como o Senhor é bom!».

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net