  “O Senhor Deus… enquanto o homem dormia, tirou-lhe uma costela… e dela formou a mulher… Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua esposa, e os dois serão uma só carne”. [ Gn 2,21-24 (1ªL.) ].

  Convinha, na verdade, que Deus… para conduzir muitos filhos à sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o autor da salvação (Jesus)”. [Hb 2,9-10 (2ªL)].

 “E Jesus ajuntou: «Não separe o homem o que Deus uniu»… E mais tarde: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus»”. [ Mc 10,9.14 (3ªL) ].

————–

O que é que nós “sentimos” ao contemplar Cristo Jesus na Cruz? O que é que ‘pensamos’ quando vemos tantos «crucifixos» de todos os feitios, tamanhos, cores… espalhados pelo mundo inteiro!? É apenas um ‘pensamento’ (ou nem sequer)? Ou talvez um sentimento simples e passageiro de…? Se assim for, não percebemos, nem entendemos, nem “compreendemos” o significado – ‘o sentido’! – da cruz, e, sobretudo, o facto de estar ‘pregado’ nela o homem-Deus!

Vejamos o que diz o autor da carta aos Hebreus: “Convinha, na verdade, que Deus… para conduzir muitos filhos à sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o autor da salvação (Jesus)”. Não é verdade que assim começamos a entrever o sentido da Cruz de Jesus? Sim, nos planos de Deus, era preciso “levar muitos filhos (que estavam perdidos) à glória”. E para tal, o Pai – de acordo com o Filho! – devia levar Este à Glória, “pelo caminho do sofrimento”, para que – pelo mesmo “caminho” – fossem os outros filhos!

Mas tudo isto para quê? Não é que por outro lado, também não percebemos o porquê das nossas cruzes e sofrimentos, por vezes terríveis? Quer sejam devidos à nossa liberdade (os que são fruto da nossa maldade e pecado…) quer alheios a ela (enfermidades, catástrofes naturais, acidentes de viação… embora ‘alguns’ sejam também ‘provocados’ pela liberdade humana…).

À luz da Palavra de hoje, observamos que podem estar “impregnadas de cruz” as realidades importantes e fundamentais da nossa vida, como seria, por exemplo, o facto de converter o casal e a família numa ‘cruz’ mais ou menos pesada (seja pela ‘minha’ parte, ou pela ‘outra’, ou por ambas!). E assim, podemos pensar que estas realidades estão como que ‘programadas’ desde essa cruz do sofrimento… É que o matrimónio – se for constituído livremente! – deve ser para toda a vida, “como uma só carne” (Gn 2 / Mc 10). E mais ainda pelo facto de haver quase sempre ‘terceiras pessoas’ que, sem culpa própria, sofrem as consequências: os filhos, e não só! Por isso, logo a seguir, Jesus alerta: “Deixai vir a Mim as crianças, não as estorveis”

Ou seja, cruzes nas coisas importantes!… Mas – sabemo-lo pela experiência – algumas realidades, que são simples na nossa existência diária, ocorrem também à sombra de alguma ‘cruz’… Em conclusão: Grandes ou pequenas, são “cruzes”!…  E ainda não compreendemos o sentido da Cruz de Jesus-Deus!?

« Maria da Conceição Imaculada, Nossa Senhora do Sameiro! Tu que foste livre de toda a culpa (“imaculada”) já desde a tua Conceição, atende hoje esta nossa oração: Sabes bem que nós, os teus filhos, não somos capazes de nos livrar do pecado e do mal… Também não conseguimos compreender, em toda a sua fundura, o drama terrível da Cruz do teu Filho, Jesus, apesar de ser causado pelos nossos pecados!… Ajuda-nos Tu a atingir o sentido da existência dos “males deste mundo”… E pois não podemos imitar-Te na pureza da tua Conceição, pelo menos, abraçados à Cruz de Jesus conTigo, sigamos a via penitencial!…

NOTAS COMPLEMENTARES:   

    1-]  Nossa Senhora do Sameiro (Braga-Portugal). Nesta Invocação da “Senhora do Sameiro”, também não existe propriamente (aliás, como noutros muitos santuários marianos) qualquer ‘aparição’ como tal. Isso não significa que deixe de ser um ‘Título’ importante (desde o próprio ‘Santuário’), no caso dedicado à nossa Mãe e Senhora, a Virgem Maria, na sua Conceição Imaculada. A história e situação do SANTUÁRIO (pois é disso que se trata agora) é a seguinte. Localizado sobre um monte, suficientemente alto (572 m) para dominar majestosamente toda a cidade de Braga (a ‘Brácara Augusta’ romana), este Santuário forma como que uma unidade com um outro Santuário (o do Bom Jesus da Cruz ou ‘Bom Jesus do Monte’) situado, apenas a 1 km, sobre o mesmo monte, embora quase dois séculos mais antigo que o do Sameiro. Este teve a sua origem já na segunda metade do século XIX (14-junho-1863), em que o Vigário da cidade de Braga (Pe Martinho da Silva) iniciou a construção de “um pedestal” para colocar sobre ele uma estátua de Nossa Senhora da Imaculada Conceição… Enquanto aumentava a afluência de peregrinos, surgiam as obras: começa (1870) a construção de uma pequena capela (a uns 50 m da estátua-pedestal); esta imagem primitiva – misteriosamente (?) – ficou destruída, uma noite (de 1883); ao ficar exígua a Capela, iniciou-se a atual Basílica (1890), de estilo neoclássico (obra que só seria concluída, sessenta anos após, em 1953); perante a necessidade de aumentar o espaço, construiu-se, escavada no subsolo da Basílica, a imponente Cripta (inaugurada em 1979) em frente da qual estende-se um majestoso Escadório (com 265 degraus)… Com a atual Imagem belíssima da «Conceição Imaculada», ‘Coroada’ por delegação do Papa S. Pio X (1904), este Santuário do Sameiro é o primeiro Centro de devoção Mariana em Portugal – após o SANTUÁRIO de FÁTIMA! – dada a afluência de peregrinos e visitantes que recebe anualmente…

2-]  Pistácio (Pistacia vera). Ou Pistache, é uma pequena árvore (5-7 m) com tendência a inclinar-se, que pertence à família Anacardiaceæ. Planta dioica (os dois sexos em pés separados, tal como o kiwizeiro, a papaeira, etc.). É nativa do sudoeste asiático (Ásia Menor, Irão, Síria, Israel e Palestina) de onde se estendeu o cultivo à região mediterrânica e à Califórnia… O fruto (tipo ‘drupa’) desta planta é o pistácio ou pistacho, da classe ‘frutos secos’; são consumidos de variadas maneiras… E, mesmo que à primeira vista não possa parecer, é dos alimentos mais completos e equilibrados! Basta observar a Tabela do seu Valor Nutricional (em 100 g): Proteínas-20,6%; Carboidratos-8%; Óleo-48%[de colesterol mau-0%]; Cálcio-135 mg; Potássio-1093 mg; Fósforo-503 mg; Magnésio-158 mg; Vitamina A-233 U.L.; outras Vitaminas: Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (Vitamina B2), Niacina (Vitamina B3). E é rico em betacaroteno e Vitamina E (que aumentam os níveis de ‘antioxidantes’)… Os quatro países de maior produção no mundo são (nesta ordem): Irão, USA, Turquia e Síria. …    

3-]  Eis os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões (os primeiros e últimos):   [Para ver na íntegra: no linkdo Blog (arquivo de TODAS as REFLEXÕES) que vai sempre no fim].

  1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). //      [ … ]     // 44. DA ARÁBIA (Kuwait e Bahrein). // 45. DAS LÁGRIMAS (Campinas/Brasil). // 46. DA CONSOLAÇÃO (Lezajsk / Polónia). // 47. DE LA GUARDIA (Génova-Itália). // 48. DE COVADONGA (Astúrias-Espanha). // 49. AUXÍLIO DOS CRISTÃOS (Filippsdorf – República Checa). // 50. DO SAMEIRO (Braga-Portugal). //

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net