  Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que veio a tornar-se pedra angular. E em nenhum outro há salvação…”. [At 4,11-12 (1ª L.)].

  “Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai Deus”. [1Jo 3,1 (2ª L.)].

  “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz…”. [Jo 10,16 (3ªL)].

————–

‘As aparências iludem’. Isto, pela mesma experiência da vida que nós faz acrescentar: “o que parece não é” e “o que não parece é”. Quantas vezes!… Toda a gente tem ‘experiências’ concretas a confirmá-lo!… Por isso, Jesus avisa-nos: “Não julgueis… não condeneis… Com a mesma medida… sereis medidos” (Lc 6,37-38). E: “Não julgueis pelas aparências…”(Jo 7,24). Então, deixemos a Deus o juízo justo e verdadeiro!…

Vamos, nós, à Palavra de hoje. E vemos que Jesus de Nazaré, na sua vida mortal, foi vítima de erros humanos graves por julgar ‘aparências’. Será?… E não apenas no campo dos seus inimigos como também no dos seus amigos. Quantas vezes, estes, interpretaram ‘incorretamente’, e até ‘inversamente’, o que Jesus fazia ou dizia!… Mas são sobretudo os ‘inimigos’ de Jesus o Nazareno, o Messias, Cristo, que – à luz da Palavra de hoje – se destacam por falsear, deturpar e contrariar a conduta e as palavras de Jesus…

E fizeram-no mais por malícia do que por ignorância, como ficou, mais patente, na reta final da vida d’Ele, isto é, na sua Paixão e Morte, a começar já na iníqua e injusta condenação, segundo destaca a palavra de Pedro, nos Atos, citando o Salmo 118 (Sl 118,22): “Jesus é a pedra que vós, os construtores, deitastes fora mas que veio tornar-se a pedra angular. E em nenhum outro, fora d’Ele, há salvação”…

É preciso ser-se ignorante ou maldoso ou… para chegar a confundir, numa qualquer construção pétrea, a pedra angular do edifício com outra pedra qualquer! E ainda pior quando é feito por malícia!…

Ainda bem que o próprio Jesus – imagem do Pai! – é capaz de compreender e perdoar, com uma misericórdia infinita – sempre esperando pacientemente – o regresso dos pródigos: “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil; Eu preciso de as reunir e elas ouvirão a minha Voz…”. Imensa Bondade!!!

« Não seremos nós, Mãe e Senhora de La Salette, a abusar dessa Bondade infinita de Jesus – como “aqueles inimigos”… ou como “estes inimigos” do nosso tempo – teimando em repetirmos o mal, ou em permanecer nele… Mas nunca “julgarmos ou condenarmos” ninguém! Antes ao contrário, enquanto lutamos nós por evitarmos o mal ou sairmos dele, recebamos, Mãe, no nosso coração os teus conselhos e avisos maternais – uma e outra vez repetidos nas tuas “mensagens e aparições” – para nos prevenirem!… E logo sabermos transmiti-los a tantos irmãos extraviados, perdidos, nesta nossa Humanidade permeada de ameaças e perigos, pelos males e escândalos que pratica…  Será que, então, devemos ser nós esses «apóstolos verdadeiros», simples, corajosos, que prometias, Mãe, na montanha de La Salette!?…

 

NOTAS COMPLEMENTARES:

1-]  Nossa Senhora de La Salette. Várias aparições de Maria na montanha de La Salette na região dos Alpes franceses (zona de Grenoble). Os relatos existentes, indicam que Nossa Senhora apareceu (19-setembro-1846) a duas crianças: Mélanie Calvat (15 anos) e Maximin Giraud (11 anos). A Senhora de La Salette é uma das mais famosas Aparições da Virgem Maria na idade contemporânea. O tema central das suas “mensagens” para a humanidade (como quase sempre) é: «Devem livrar-se de todo o pecado mortal e fazer penitência, ou, senão, irão sofrer terríveis desgraças…». Mas esta aparição tem certas particularidades, pois a Mãe do Céu predisse ‘eventos’ futuros na sociedade e na Igreja, cujo cumprimento, aliás, foi visto também como uma das indicações da veracidade da Aparição. Por exemplo: No campo da “crise moral”, em desonras e vergonha da Igreja com os pecados de muitos dos seus membros (incluídos ministros e consagrados) pelos escândalos de sincretismo, apostasia, pedofilia e outras abominações… E no campo da “crise ecológica”: por lei natural, a terra ‘exigirá vingança’: o curso das estações naturais mudará…; a água e o fogo causarão estragos… Mas a Mãe e Senhora de La Salette anunciou, ao mesmo tempo, a sincera recuperação e renovação do fervor em muitas pessoas… Viriam os «apóstolos verdadeiros (dos últimos tempos?)»… E Ela chegou até a ‘ditar’ (à Mélanie) uma Regra para a “Ordem da Mãe de Deus”… E fica aqui registado que esta Aparição considera-se como que integrada numa «sequência de 5 Aparições de Nossa Senhora»: { + S. das Graças (ou ‘Medalha milagrosa’)-(1830) // + S. de La Salette-(1846) // + S. de Lourdes-(1858) // + S. de Fátima-(1917) // + S. das Lágrimas-(1930) }. E esta última Aparição (em Campinas/Brasil, 1930, centenário da primeira) é a única que ainda não foi “visitada” nas nossas Reflexões semanais.

2-]  Castanheiro (Castanea sativa). É uma árvore de grandes dimensões (~20-30 m de altura) cujos frutos, as castanhas, desenvolvem-se no interior de invólucros espinhosos, os ‘ouriços’. É uma planta angiospérmica dicotiledónea, da família das Fagáceas. Nobre espécie arbórea de folha caduca, de porte ‘imponente’, com um tronco espesso e uma copa semi-esférica. O castanheiro europeu distribui-se por toda a Europa do Sul, podendo também ser encontrado na Inglaterra e País de Gales, em todo o norte da França e na Alemanha. Adapta-se facilmente a diversos tipos de clima e de altitude; e pode chegar a’ centenário’, pelo que existem “castanheiros monumentais” em diversos países. O castanheiro é explorado pela qualidade da sua madeira (mobiliário, toneis, cestaria, soalhos…); e pelo seu fruto, a castanha: quer na culinária e confeitaria, quer para farinhas de rações, para animais, pelas suas qualidades nutritivas…

3-]  Os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente, são, por esta ordem:                 [O linkdo Blog – arquivo de todas as REFLEXÕES – vai no fim].

  1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela). // 14. DE LIPA (Filipinas). // 15. DA CANDELÁRIA (Espanha). // 16. DE KNOCK (Irlanda). // 17. DE BEAURAING (Bélgica). // 18. DE LORETO (Itália). // 19. DO ROSÁRIO (França). // 20. DE LUJÁN (Argentina). // 21. DE ZEITOUN (Egito). // 22. DA CRUZ / DE HERFORD (Alemanha). // 23. DA BOA SAÚDE (Índia). // 24. DE KAZAN (Rússia). // 25. DE WALSINGHAM (Inglaterra). // 26. DE LA SALETTE (França). //

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net