Gn 3,6-7: “Colheu o fruto da árvore e comeu; depois deu-o ao marido, que comeu juntamente com ela. Abriram-se então os seus olhos e compreenderam que estavam nus”. //  Rm 5,19: “De facto, como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, Cristo, todos se tornarão justos”. //  Mt 4,9-10: “De novo o Diabo mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’»”.

 

OCOLHEU O FRUTO DA ÁRVORE E COMEU… ABRIRAM-SE ENTÃO OS OLHOS DELES… E VIRAM-SE NUS. (Gn 3)

DPELA DESOBEDIÊNCIA DE UM SÓ, TODOS PECARAM… PELA OBEDIÊNCIA DE UM SÓ, TODOS SALVOS… (Rm 5)

C RESPONDEU-LHE JESUS: «VAI-TE, SATANÁS! ESTÁ ESCRITO: ‘ADORARÁS O SENHOR TEU DEUS…’» (Mt 4)

D – Como é diversa, e até contrária, a atitude das pessoas perante as insinuações do mesmo Tentador!

C – É verdade. Tantos humanos, como aqueles “primeiros”, preferem deixar-se levar… Para Jesus – que também não era fácil oporSe (!) – a opção foi clara e terminante: «Vai-te, Satanás!».

O – Para aquele ‘par’ (Eva e Adão) as consequências ‘primeiras’ foram imediatas: sentiram a ‘vergonha’ e a ‘malícia’ de estarem ‘nus’ (que anteriormente “não sentiam”). Curioso! Não é?

C – Claro, ‘rebelar-se’ contra o querer de Deus (‘desobedecer’) faz dar entrada ao pecado e triunfar o Mal. Ao contrário, ‘aceitar’, livremente, a vontade de Deus (‘obedecer’) gera o Bem, a Salvação.

O – Mas, como é difícil dizer «não!» quando o «sim» tem todos os sintomas do prazer e do gozo!

D – Porém, o eixo central continua inamovível: A liberdade humana sempre está aí. Se assim não for não haveria mérito, como também não haveria pecado ou ofensa responsável.

 

 

’ X – A nossa experiência de todos os dias, neste campo das ‘tentações’, ensina-nos várias coisas. Diz um adágio, «o exemplo arrasta», quer seja para o bem quer para o mal. (Será, infelizmente, mais abundante para o mal do que para o bem?!)… Poderá ser: ou dentro do casal (caso de Eva e Adão, ou vice-versa!); ou de pais para filhos (e de filhos para pais?); seja entre irmãos…; de professores-educadores para alunos (oxalá que sempre em positivo!); e, em geral, entre indivíduos e grupos… Evidentemente, por trás de todo o caso de tentação está o Tentador, Maligno, Diabo, Satanás… Nunca esqueçamos esta realidade! E, claro, afinal – como dizem – ‘o diabo somos todos’, uns para os outros! Que chatice! Infelizmente, é isso que acontece connosco, a não ser que estejamos sempre vigilantes!… — Senhor Jesus, que nos salvaste vencendo toda a tentação: o que podemos fazer por Ti senão aprendermos – como Tu e conTigo – a “vigiar e orar para não cair em tentação”?! 

 

[] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’) :

-) «Vigiai, amigos, e orai, ficai comigo. Sois meus amigos!» … (de Taizé, adaptada)

-) «Ainda que caminhe por vales escuros, nada temo. Tu és a minha rocha, a fortaleza, o meu refúgio» …

 

 

«CITAÇÕES» À LUZ DESTA PALAVRA

[ Textos:  do Papa / da Bíblia / poesia / fábulas / provérbios / etc. ]

Palavras do Papa Francisco. Para Vencer as tentações

«… Desconfiança, apatia e resignação: são os demônios (tentações) que cauterizam e paralisam a alma do povo fiel…  E a Quaresma é tempo precioso para desmascarar estas e outras tentações e deixar que o nosso coração volte a bater segundo as palpitações do coração de Jesus. Toda a liturgia quaresmal está impregnada deste sentir, que ecoa em três palavras; as três palavras que nos são oferecidas para “aquecer o coração fiel”: ‘para’, ‘olha’ e ‘regressa’

‘Para’, deixa esta obrigação de viver de forma acelerada, que dispersa, divide e acaba por destruir o tempo da família, o tempo da amizade, o tempo dos filhos, o tempo dos avós, o tempo da gratuidade… o tempo de Deus …

‘Olha’ o rosto das nossas famílias que continuam a apostar dia após dia, fazendo um grande esforço para avançar na vida e, entre muitas carências e privações, não descuram tentativa alguma para fazer da sua casa uma escola de amor… Olha os rostos dos nossos idosos, enrugados pelo passar do tempo: rostos portadores da memória viva do nosso povo. Rostos da sabedoria operante de Deus… Olha e contempla o rosto concreto de Cristo crucificado por amor de todos sem exclusão …

‘Regressa’ sem medo! Este é o tempo oportuno para voltar a casa, a casa do “meu Pai e vosso Pai”. Este é o tempo para se deixar tocar o coração… Regressa sem medo aos braços ansiosos e estendidos de teu Pai, rico em misericórdia, que espera por ti!…».

 [ Na – Homilia da Celebração da Quarta-feira de Cinzas, na Basílica de Santa Sabina (14.fevereiro.2018) – ]

Texto BíblicoComo é possível ‘tentar’ a Deus?…

“… Ora isto aconteceu para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles cobiçaram. Não vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo sentou-se para comer e beber; depois, levantaram-se para se divertir. Não nos entreguemos à imoralidade, como fizeram alguns deles e, num só dia, caíram mortos vinte e três mil. Nem tentemos o Senhor, como alguns deles O tentaram e pereceram, mordidos pelas serpentes. Não murmureis, como murmuraram alguns deles, e pereceram às mãos do Exterminador. Estas coisas aconteceram-lhes para o nosso exemplo e foram escritas para nos servir de aviso, a nós que chegámos ao fim dos tempos. Assim, pois, quem pensa estar de pé, tome cuidado para não cair. Não vos surpreendeu nenhuma tentação que tivesse ultrapassado a medida humana. Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças; antes, com a tentação, vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar”. (1Cor 10,6-13).

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net