1Rs 3,11-12: “«Porque foi este o teu pedido, e já que não pediste longa vida, nem riqueza, nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo…”. // Rm 8,28: “Irmãos: Nós sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados, segundo o seu desígnio…”. // Mt 13,45-46: “«O reino dos Céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, foi vender tudo quanto possuía e comprou essa pérola»”.

 

DJÁ QUE PEDISTE… SABEDORIA PARA PRATICAR A JUSTIÇA… VOU SATISFAZER O TEU DESEJO… (1Rs 3)

O IRMÃOS: NÓS SABEMOS QUE TUDO CONCORRE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS … (Rm 8)

C – …UM HOMEM ENCONTROU UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR… VENDEU TUDO… E COMPROU-A. (Mt 13)

 

O – Pedir a Deus “um coração inteligente, ou seja, sabedoria para praticar a justiça, em vez de longa vida, riquezas ou vitória sobre os exércitos inimigos”, significa ter as ideias bem claras.

D – É como “ter encontrado o tesouro escondido no campo” ou “a pérola de grande valor” e ser capaz de “vender tudo”, abandonar todo o resto, para ficar com «o tesouro» superior a tudo.

C – Mas, na realidade, o que é que representa essa pérola ou o tal tesouro escondido para cada um de nós e para todos em conjunto? O que é que pensava Jesus ao contar a parábola?

O – Talvez descubramos uma explicação na Palavra de Paulo aos romanos. Porque, se é verdade que “tudo o que acontece acaba por converter-se em bem para os que amam a Deus”, em tal caso, o tesouro e a pérola, que é necessário “possuir”, só pode ser então o amor de Deus.

C – E quem ama a Deus sabe bem como tem de rezar e o que deve pedir na oração para obter o que pretende (como Salomão). Pois conhece o que agrada a Deus, a sua vontade, embora não seja precisamente do próprio agrado pessoal…

 

’ X — O facto de estarmos certos e convictos – com S. Paulo – de que “tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus” não nos autoriza a pensar e agir ‘ao nosso belo prazer’ julgando que, afinal, tudo se vai ‘transformar em bom’ para nós… Pois, embora dificilmente “amaríamos a Deus” vivendo ‘de qualquer maneira’(!), também não seria essa a interpretação correta do texto da Carta aos romanos. Se repararmos bem, “tudo concorre” não é ‘tudo vale’!… Aliás, ao pensarmos em rezar e pedir ‘coisas’ para o nosso proveito, teríamos de imitar a “oração de Salomão” e suplicar para obter o que mais nos convenha, ainda que não seja o que mais nos apeteça… E, atenção, que o primeiro modo de rezar é aceitar a ‘vontade de Deus’, e só depois vem expor ‘a nossa vontade’!… Acontece, porém, que quando nos dispomos a rezar “não sabemos que pedir” (conforme refletíamos no domingo passado) e é aí que podemos sentir – lembram-se? – “que o mesmo Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza intercedendo por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8,26)… — Tu sabes bem, Jesus, o que são, em geral, os nossos pedidos: vão no sentido de «saúde, dinheiro e amor» (como dizia a ‘canção’) e nessa ordem(!); ou, então, “longa vida, riqueza, a morte dos inimigos…” (que não foi o caso da oração de Salomão!) (1Rs 3). Assim sendo, Jesus, infunde em nós o Teu Espírito, que sabe orar em nós e pedir o que nos convém!  

 

[] – ANTÍFONA(S) (~ ‘Mantra(s)’):

() – «Vem, Espírito Santo, vem! Vem iluminar!(2). Nossos sentidos, vem iluminar; nosso horizonte, vem iluminar. Nossa fraqueza, vem iluminar; e a nossa prece, vem iluminar!».

() – «Aleluia! vem, Espírito Santo, vem! Aleluia, vem connosco a caminhar! Aleluia, Teu Espírito nos dá a vida, Teu Amor nos ensina a amar!»

() – «Se me acompanhares, mais forte serei! Se vens ao meu lado, a quem temerei? (2)». (2) …   (Lc 6,36)

 

«TEXTOS» À LUZ DESTA PALAVRA

[ do Papa / da Bíblia / poesia / fábulas / provérbios / etc. ]

 

Papa Francisco – Acerca de: O Espírito Santo em nós, pelo dom do Conselho…

«… Quando acolhemos o Espírito Santo e o hospedamos no nosso coração, logo começa a nos tornar sensíveis à sua voz e a orientar os nossos pensamentos, os nossos sentimentos e as nossas intenções segundo o coração de Deus. Ao mesmo tempo, leva-nos sempre mais a dirigir o olhar interior para Jesus, como modelo do nosso modo de agir e de nos relacionarmos com Deus Pai e com os irmãos. O conselho, então, é o dom com que o Espírito Santo torna a nossa consciência capaz de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho. Deste modo, o Espírito nos faz crescer interiormente, faz-nos crescer positivamente, faz-nos crescer na comunidade e nos ajuda a não ficar à mercê do egoísmo e do próprio modo de ver as coisas …

Na intimidade com Deus e na escuta da sua Palavra, gradualmente colocamos de lado a nossa lógica pessoal, ditada na maioria das vezes pelos nossos fechamentos, pelos nossos preconceitos e pelas nossas ambições, e aprendemos, em vez disso, a perguntar ao Senhor: qual é o teu desejo, qual é a tua vontade, o que te agrada? Deste modo amadurece em nós uma sintonia profunda, quase inata no Espírito e se experimenta quanto são verdadeiras as palavras de Jesus reportadas no Evangelho de Mateus: “Não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar nem com que haveis de dizer: naquele momento, ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós” (Mt 10, 19-20).  É o Espírito que nos aconselha, mas nós devemos abrir espaço ao Espírito, para que possa nos aconselhar. E abrir espaço é rezar, rezar para que Ele venha e nos ajude sempre.

Como todos os outros dons do Espírito, então, também o conselho constitui um tesouro para toda a comunidade cristã. O Senhor não nos fala somente na intimidade do coração, fala-nos sim, mas não somente ali, mas nos fala também através da voz e do testemunho dos irmãos. É realmente um grande dom poder encontrar homens e mulheres de fé, que, sobretudo nos momentos mais complicados e importantes da nossa vida, ajudam-nos a fazer luz no nosso coração, a reconhecer a vontade do Senhor! … ».

 [ Papa Francisco – Na Catequese – (Quarta-feira, 07-05-2014) ]

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:  http://palavradeamorpalavra.sallep.net