43.A3 – Domingo.20.Comum / “A Palavra” refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«SE É “SALVAÇÃO”, SERÁ “UNIVERSAL”!»

Quando se fala em ‘salvação’ (ou alguém precisa de ‘ser salvo’) é porque existe uma situação de reprovação, de condena, de prisão, de morte total, de desesperação… Quer isto dizer que aqueles que, porventura, se sentissem totalmente satisfeitos (!?) não necessitariam de qualquer ‘salvação’… Porém, nesta vida mortal, se formos sinceros e verdadeiros, nenhum ser humano ‘normal’(!) pode sentir e afirmar – com verdade e desde o seu íntimo – que não precisa de ‘salvação’(?)… Outra coisa é, evidentemente, sentir-se feliz em plenitude porque já se está a viver no plano da fé sobrenatural e a nível da transcendência, de modo que qualquer uma dessas situações ‘negativas’ são assumidas e relativizadas, ao sentir-nos no “caminho da Salvação”… Contudo – para uns e para outros – escreveu-se esta Palavra, e será preciso saber escutá-la, entendê-la e querer aceitá-la, quer para encontrar e entrar nesse “caminho salvífico”, quer para (se já o fazemos atualmente, graças a Deus!) continuar a caminhar por ele  com novas luzes e com renovadas forças

———–

»»   “Eis o que diz o Senhor: «…A minha salvação está perto… Quanto aos estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor para O servirem, para amarem o seu nome…  se forem fiéis à minha aliança, hei de conduzi-los ao meu santo monte…»”.(Is 56 / 1ªL)

»»   “Os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis. Vós fostes outrora desobedientes a Deus e agora alcançastes misericórdia… Efetivamente, Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos”.(Rm 11 / 2ªL)

»»   “…Mas a mulher (estrangeira) veio prostrar-se diante d’Ele, dizendo: «Socorre-me, Senhor!». Ele respondeu: «Não é justo tomar o pão dos filhos para dá-lo aos cãezinhos»… Jesus disse-lhe: «Mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas»…”.(Mt 15 / 3ªL)

———–   

           Na verdade, a todos nos faz bem e nos ilumina o facto de conhecer, refletir e vivenciar esta realidade: Já o Deus do Antigo Testamento faz saber a todos que “ a sua salvação está perto, não só para o povo hebreu, mas também para os estrangeiros que desejam unir-se ao Senhor…”.(1ªL – Is 56). E se alguém imaginou outra coisa, está enganado… O apóstolo Paulo chega a escrever (na Carta aos cristãos de Roma) referindo-se aos judeus e aos gentios: “Deus encerrou a todos na desobediência, para usar de misericórdia para com todos”.(2ªL – Rm 11). E se vamos, já agora, ao próprio Jesus – o Salvador! – que até foi capaz de modificar o seu “plano salvador inicial” (designado pelo Pai). Sim, neste caso, pela insistência confiante de uma mãe, ‘sirofenícia’, que pedia a cura da sua filha. [Não podemos menos de pensar aqui no milagre das “bodas de Caná”, onde, pela petição de outra mãe, Maria, Jesus teve que adiantar a sua missão de realizar milagres (Jo 2)]. Mas, no caso presente, não era suposto que Jesus iniciasse, naquela altura, a sua Missão salvadora fora dos confins do povo judeu. Mas Ele – com imenso agrado e satisfação! – curou a filha daquela mulher ‘estrangeira’: “Ó mulher, é grande a tua fé. Faça-se como desejas”.(3ªL – Mt 15)… Sim. Fica claro: «A Salvação – se é isso – terá de ser Universal!».

   

[ De «Outras Invocações e/ou Títulos (“Piropos”?)» de Nossa Senhora: ]

+ Senhora e Mãe do Salvador; Medianeira de Todas as Graças; Mãe da Compaixão;

Senhora e Mãe Corredentora;  Mãe de todos os Homens; … nossa Mãe:

Como teus filhos que somos, Mãe, não deixamos de acudir a Ti, em todo o momento.

E oxalá fosse assim, sobretudo quando ‘as coisas’ são importantes ou essenciais.

Graças a Deus, temos um Salvador (também omnipotente como o Pai e o Espírito),

que fez pelos humanos – todos e cada um – tudo o que é possível e até o impossível!

Mas, da nossa parte, é necessária a cooperação fiel para que a Salvação seja um facto.

Então, ‘Senhora e Mãe do Salvador’, ‘Mãe de todos os Homens’, precisamos de Ti

para nos conduzir pelo Caminho dessa Salvação. Dá, pois, luz aos que não têm ;

acode, com a tua graça, aos que andam no erro, ó ‘Medianeira de todas as Graças’!

E que todos achemos em Ti essa ‘Mãe Corredentora’, nossa ‘Mãe de Compaixão’.

         

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net