— 2.B3 – Dom. 2- Advento  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«É PAI e É AMOR!… NÃO PODE SER ‘TEMIDO’!»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação… Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis, e aos que se voltam para Ele de coração. A salvação está perto dos que O temem… O amor e a fidelidade vão encontrar-se; vão beijar-se a paz e ajustiça. Da terra vai brotar a fidelidade, e a justiça descerá do céu… A justiça caminhará à sua frente, a paz seguirá os seus passos” (Sl 85,8-14). ==

———————————————————————————————————————————–

– Sim – na nossa caminhada do Advento – o clamor do Salmo de hoje vai ser este: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e dá-nos a tua salvação!”…

– Porém, aparece-nos também neste Salmo (como em muitos outros) – uma ‘expressão’ que pode suscitar estranheza: “…o Senhor está perto dos que O temem”… É que isto de ‘temer a Deus’ (que a Bíblia utiliza com frequência no AT) não se percebe muito bem! E sabemos, até, que um dos «sete dons do Espírito Santo» ficou com este enunciado: “Temor de Deus”(!).

– Antes de mais, e para entender melhor este género de realidades que iremos continuar a refletir nestes comentários, devemos lembrar, e nunca esquecer, “a revelação radical” que nos fez o mesmo Filho Jesus acerca de Deus (o ‘Javé do AT’!): que “é Pai (‘Abba’) bondoso, clemente e misericordioso”; e que, portanto, ao dirigirmo-nos a Ele, devemos dizer sempre: “Pai nosso”…

– E, partindo desta “revelação” de Jesus, temos de conhecer também a consequente ‘definição’ de ‘Deus’, que o “discípulo amado”, João, nos ‘desvela’ (na sua 1ª Carta): «Deus é Amor».(1Jo 4,8).

– Quer dizer, nestas reflexões – desde já – deveremos ter bem presente esta “Verdade-essencial”, para podermos aceitar e explicar esses ‘termos’ e ‘expressões’, que podem parecer ‘chocantes’(!).       

 

>>«NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

 –‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguimos a ordem dos Continentes (pelo número ‘desses Países’ que têm) de menor a maior número]

Nossa Senhora da OCEANIA:

Nossa Senhora da Austrália (‘Maria Auxiliadora’).

Sentimo-nos solidários com todos os habitantes dos povos deste país

e dos outros povos da OCEANIA, que são teus filhos e nossos irmãos, Mãe.

 Sim, queremos juntar as nossas vozes neste tempo de preparação para o Natal,

mesmo com os que ainda não ouviram falar do teu Filho Jesus nem de Ti,

  e pedir com insistência, ó Mãe de todos, que nos aproximes do Salvador:

o Menino de Belém, que é Deus, feito homem como nós, através da Tua carne!

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net