“O Senhor disse a Moisés: «Eles têm razão;  farei surgir para eles, do meio dos seus irmãos, um profeta como tu. Porei as minhas palavras na sua boca…»”. [Dt 18,17-18 (1ªL)].

“Encontrava-se na sinagoga um homem com um espírito impuro, que começou a gritar:

«Que tens Tu a ver connosco, Jesus Nazareno?… Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te, e sai desse homem!»…”. [Mc 1,23.25 (3ªL)].

 

——————

 

Recordávamos, na Reflexão anterior, algumas excelências da Palavra de Deus, e vinha ao de cima o título «Palavra de Amor, Palavra» (nome do nosso ‘Blog’). Na mesma sequência, a Palavra de hoje parece alertar-nos para não confundirmos duas “palavras” diferentes, ou ‘díspares’, mais ainda, de sentidos ‘opostos’. Há uma Palavra, que nasce em Deus, que é gerada por Deus, y que se transmite – natural e sobrenaturalmente – através de um Profeta, que é ao mesmo tempo, confluência e origem de todos os profetas da Palavra: confluência, porque todos os ‘anteriores’ existiram em função d’Ele; e ‘origem’, porque todos os outros profetas dessa Palavra, só têm sentido e razão de ser ‘desde’ esse Verdadeiro e Único Profeta da Palavra de Deus, uma vez que Ele próprio é “A Palavra” encarnada (o “Verbo”), o Filho de Deus, JESUS de Nazaré, o homem-Deus… Claro que ninguém podia imaginar que fosse realizada assim, deste modo, aquela promessa Divina, “Diz o Senhor, teu Deus: «Eu farei surgir, para eles, e do meio dos seus irmãos, um profeta, que levará as minhas palavras na sua boca…»” (Dt 18,17) Mas este Jesus – que não pode dizer outra palavra que não seja a Palavra de Deus por ser Ele próprio «A Palavra» – avisa-nos, no seu Evangelho, acerca da ‘outra palavra’ ou das ‘outras palavras’, que nos podem confundir porque, além de proceder do espírito Maligno, aparecem disfarçadas ‘de bem’. Assim falou Jesus, “repreendendo aquele ‘espírito impuro’: «Cala-te e sai desse homem!»” (Mc 1,25). Isso – Cala-te! – devemos nós dizer a toda outra voz (‘palavra’) que não proceda ou sintonize com a Palavra de Deus, que é Jesus!

«  E hoje acudimos a Ti, Nossa Senhora de Coromoto. Quiseste demonstrar com a tua aparição naquelas terras da América do Sul – em plena missão evangelizadora – que Tu acompanhas sempre os missionários, sobretudo quando se acham em dificuldades… E agora, nestes tempos que são os nossos, ensina-nos, Mãe, a distinguir a Palavra do teu Filho Jesus, de todas as outras palavras que hoje tentam “confundir-nos”… E acompanha-nos sempre na nossa tarefa de Evangelização e transmissão dessa Palavra da Verdade, que é Cristo Jesus. Então, será sucessivamente: a Palavra do Pai – a Palavra de Jesus (o Verbo do Pai) – a Tua palavra, Mãe (reflexo da de Jesus) – e as nossas palavras (dos teus filhos, irmãos de Jesus) que devem ser ‘palavras’ de Deus… Uma corrente – ou «metamorfose» – de evangelização.

 

NOTAS COMPLEMENTARES:

1-]  Nossa Senhora de Coromoto (Venezuela). Aparição de Maria e Santuário, na América do Sul. Num povoado indígena junto do rio Coromoto, Nossa Senhora apareceu (1651), com o menino Jesus no colo, ao chefe índio (cacique) daquela tribo (os cospas), exortando-o a batizar-se, junto com o seu povo. Ele concordou e – uma vez preparados pelos missionários – mais de setecentos receberam Batismo; nesse momento, a Virgem Maria manifestou-se a todos… Uma imagem de Nossa Senhora, encontrada na casa do cacique, foi colocada na igreja, que, posteriormente, se transformou em Santuário. E a Senhora de Coromoto (“reconhecida” pela Igreja em 1698) passou a ser, a partir daí, a Padroeira da Venezuela

2-]  Abacateiro (Persea americana), também chamada Louro-abacate, é uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México… Prefere climas tropicais ou subtropicais. O seu fruto, o abacate, é periforme e de casca verde-escura, tem a polpa amarelada, adocicada e cremosa, rica em gordura…

 

3-]  Eis a sequência dos principais ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente:

  1. FÁTIMA (Portugal). // 2. GUADALUPE (México). // 3. LURDES (França). // 4. APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (Ruanda/África). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia). // 7. AUXILIADORA (Papuásia/Oceânia). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela).

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net