— 27.B3 – Dom.4-Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«CORAÇÕES DUROS… OUVIDOS SURDOS»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: …Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações… Pois Ele é o nosso Deus, e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Quem dera ouvísseis hoje a sua voz: «Não endureçais os vossos corações, como em Meriba, como no dia de Massa no deserto, onde vossos pais Me tentaram e provocaram, apesar de terem visto as minhas obras»”.(Sl 94,7-9)  ==

———————————————————————————————————————————– 

Existiu – como em todos os casos semelhantes a este – uma experiência que ficou no ‘imaginário’ popular (‘emendada’, ‘ampliada’), e que, posteriormente, suscita comentários diversos, que o autor inspirado aproveita para confrontar as pessoas daquele presente, e tirar as ‘lições’ pertinentes…

– O ‘facto’ real parece ter sido grave demais para aquela “comunidade dos filhos de Israel”, pois eles “se rebelaram contra Deus”, “litigaram com Ele”, e “puseram o Senhor à prova”… pela falta de água naquele deserto… Isso indignou o chefe Moisés, que se queixou diante de Deus.(Ex.17,1-7)

– Mas reparemos na causa verdadeira daquele conflito, que parece mais grave ainda, quando posta em evidência pelo autor deste Salmo 94.  É “a dureza dos seus corações”, que os fez capazes de “tentar e provocar a Deus”, embora tivessem “visto as Suas obras” (feitas para salvar esse Povo)…

– E tudo por “não querer ouvir a voz do Senhor, e fechar os seus corações duros”. E o salmista diz, para eles e para nós: “Quem dera escutásseis hoje a voz do Senhor”Hoje temos nós “a Palavra (voz) de Deus”. Mas se não a soubermos escutar e/ou ler (pelo nosso coração endurecido) então…!

 

>>«NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

 –‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguimos a ordem dos Continentes (pelo número ‘desses Países’ que têm) de menor a maior número]

Nossa Senhora da ÁSIA:

Nossa Senhora da Índia (‘Senhora da Saúde’ – de Vailankanni).

Como Mãe e Senhora desse imenso país – semeado de outros Santuários teus –

não deixarás de velar por aqueles filhos queridos, tão diversos e necessitados!

Oxalá consigamos (eles e nós) “saber escutar a Voz do Senhor”, a Sua Palavra,

e chegarmos ser “o seu Povo e ovelhas do seu Rebanho”, guiados por Ti, Mãe!

Ó ‘Senhora da Saúde’ (para tantos fiéis da Índia) ‘cura nossos corações duros’,

e ensina-nos a escutar, e ler, a Voz de Deus, e a vivê-la como Tu fazias, Mãe!   

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net