— 11.B3 – Dom.3-Quaresma  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«A MELHOR ‘LEI’?… – A ‘LEI NOVA’ DE JESUS: ‘O AMOR’!»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: ‘Senhor, Tu tens palavras de vida eterna’ (Jo 6).  A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma… Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos. O temor do Senhor é puro e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros…”.(Sl 18,8-10)  ==

———————————————————————————————————————————– 

– Como se indica (no fim do “versículo Responsorial” propriamente dito) este não pertence ao Salmo 18, mas ao Evangelho de João (6,68): “Palavras de vida eterna”. Escolheram-no, como é evidente, para iluminar e confirmar os versículos do Salmo de hoje, objeto da nossa reflexão

– O tema central deste Sl 18, sobretudo na sua segunda parte, é o «louvor da lei divina». E como se pode observar, no texto acima (em apenas três linhas), aparecem os termos: ‘lei’, ‘preceitos’, ‘mandamentos’ e ‘juízos’. [ Isto acontece em bastantes outros Salmos; por exemplo o 118 (*) ].

– Ora bom, o que é que diz o nosso Salmo sobre a “lei” ou “preceitos” do Senhor? Pois o salmista é bem generoso e esplêndido nos ‘epítetos’ que utiliza: “a lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma”; “os seus mandatos são claros e iluminam os olhos”; “os seus juízos são verdadeiros”

– Porém, entre estas expressões elogiosas da lei, descobrimos uma ‘interessante’: “O temor do Senhor é puro e permanece para sempre”. Mas qual o ‘temor’ de que está a falar? Significa ‘medo’, ‘receio’, ‘pavor’, ‘tremor’…? Se assim for, não seria aceitável atualmente.

– Conforme já vimos em reflexões anteriores, esta palavra “temor”, embora no AT pudesse significar um temor bom (?), para nós – à luz da Revelação de Jesus do NT – o sentido  há de mudar radicalmente, tendo presente a Verdade do Filho Jesus: “Deus é Pai e é Amor”!

– Então, das duas uma. Ou ‘temor’ significa, apenas e só, ‘medo de ofender Deus, de O desgostar’. (Qual duas pessoas que se amam loucamente têm ‘medo de se causar o mínimo desgosto mútuo’). Ou, então, a palavra ‘temor’ há de entender-se (‘traduzir-se’) por “amor”, sem qualquer dúvida!

(*)- Neste famoso Sl 118 (o mais longo-176 versículos ou ‘versos’-) dedicado ‘por excelência’ a louvar a lei divina, aparecem -repetidos- muitos ‘termos’ equivalentes a ‘lei’; como: lei(s), caminho(s), preceito(s), decreto(s), mandato(s), mandamento(s), palavra(s), promessa(s), ordens, juízos, sentenças, instruções, prescrições...

 

>>«NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

 –‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguimos a ordem dos Continentes (pelo número ‘desses Países’ que têm) de menor a maior número]

Nossa Senhora da EUROPA:

Nossa Senhora da Alemanha (‘Medianeira de Todas as Graças’ – em Marienfried).

Mais uma vez, Mãe, nas tuas “manifestações” mais recentes (esta na metade do s. XX)

parece como que quiseres “sintetizar as mensagens de todas as aparições precedentes”:     

+ que os humanos tenham confiança no teu Imaculado Coração…; + que se arrependam,

se convertam e expiem os pecados…; + que o façam através da oração do Rosário…

E nós? Conseguiremos entender que Tu és a “Mediadora de todas as Graças (Mercês)”,

isto é, a Intercessora diante de Deus, para nos conseguir todos os ‘Favores’ superiores?

Porém, prometemos-Te – Mãe e ‘Senhora Medianeira’ de Marienfried – que sempre vamos

lembrar essa tua última mensagem que deixaste à vidente Bárbara Ruess de: «Nunca

pedir milagres porque dão aos humanos apenas uma fé provisória e sem duração» (!).

Mas Tu, Mãe, ajuda-nos sempre a aceitar e viver a única lei que Salva: “a Lei do Amor”.    

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net