  “«Eu sou o Senhor, teu Deus… Não terás outros deuses perante Mim. Não farás para ti qualquer imagem esculpida, nem figura… Não adorarás outros deuses»”. [Ex 20,2-5 (1ªL)]

  “…O que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. [1Cor 1,25 (2ªL)]

   “«…Não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: ‘Devora-me o zelo pela tua casa’… E Jesus disse: «Destruí este templo e em três dias o levantarei»…”. [Jo 2,16-17.19 (3ªL)].

————

Se – perante “estes textos” – há quem pense que Deus é ‘ciumento’, está perfeitamente enganado, totalmente errado… Antes ao invés: se alguém é infinitamente generoso e se alegra com a glória e felicidade dos outros, esse é Deus, o nosso Deus, o Deus e Pai de Jesus… o Deus Criador de Tudo precisamente para nós! Exatamente. Longe de ser ‘cioso’ ou sentir ‘inveja’, ou, ainda menos, ‘vingança’! Esses são sentimentos negativos, próprios dos seres humanos, feridos pela ‘culpa original’ (!), que nós projetamos e transferimos para Deus, pretendendo fazê-l’O (a Ele) “como nós”. Porém, na verdade, é ao invés, foi Ele que “nos fez à Sua imagem”: e aí está o nosso horizonte meta final! Sim, porque Deus alegra-Se ainda mais, e é mais Feliz, na medida em que contempla a Felicidade nos outros (entre os que estamos nós)… Então, não ouvimos já muitas vezes que Deus nos criou, apenas e só, para sermos Felizes? De outro modo, claro, não precisava de ter-nos criado; para quê?…

Então, quando Deus proclama, no livro do Êxodo, “não terás outros deuses” ou “não adorarás a mais ninguém”, é unicamente para que nós não erremos no caminho, virando os olhares para o que só nos pode levar à infelicidade e à desgraça, talvez inconscientemente ou pela nossa ignorância!… É verdade que Deus fez a maior das “loucuras” ao criar-nos: seres humanoslivres, à sua imagem… Só que “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens” tal como “a fraqueza de Deus é mais forte do que a força de todos os homens” (1Cor 1,25). Ora bom, se a fraqueza de Deus é assim, como será então a sua Fortaleza!?…

E o Filho de Deus, Jesus? Como é Ele? – Pois – Ele sim! – é perfeitamente parecido com o Pai. É capaz de transformar – num triz! – uma “casa de comércio, covil de ladrões” em “casa de oração” (!?), mesmo que seja usando a ‘violência física’ (!?). Isso porque sente que “O devora o zelo pela Casa do Seu Pai”! Também este episódio não foi uma “fraqueza” de Jesus (porque se assim fosse, igualmente essa fraqueza seria “mais forte do que a força dos humanos todos”). Mas não. Ele estava apenas a tentar endireitar esses caminhos tortuosos que só levam à perdição. E – ai de nós! – se deturparmos ou ‘abandonamos’ as nossas “casas de oração”, que são a “Casa do nosso Pai”!    

« E quem melhor do que Tu, ó Mãe, Nossa Senhora do Rosário, para nos ensinar a rezar com toda a confiança ao Pai-Deus, pela Intercessão do teu Filho Jesus, com essa oração insistente e repetitiva, que é a reza frequente do teu Rosário (ou ‘Terço’)? E quem melhor do que Tu, Maria, para nos acompanhar e guiar nesses “lugares de oração” que são os templos sagrados, «Casa de Deus e Porta do Céu»?… Só assim, ficará transfigurada (?) a nossa frágil e fraca oração!

 

NOTAS COMPLEMENTARES:

1-]  Nossa Senhora do Rosário (França). A aparição, em 1214, a São Domingos de Gusmão – Fundador da Ordem dos Pregadores (Frades Dominicanos) – ocorreu na igreja do mosteiro de Prouille (no sul da França, Toulouse) onde o Santo se encontrava, recolhido, já havia três dias, em oração e penitência pela conversão dos pecadores. Achava-se neste país galo (tendo deixado a Espanha, seu país de origem) para pregar contra a heresia e converter os hereges Albigenses (Cátaros). Ao aparecer-lhe, Nossa Senhora disse quem era e entregou-lhe um “Rosário” [cujo significado é ”coroa de rosas”, ou seja, uma espécie de corrente ou corda com ‘contas’ ou ‘nós’, para contar as ‘orações’]. Então, nossa Senhora do Rosário pediu-lhe que utilizasse esta “arma” com frequência, não apenas para combater as heresias, mas, sobretudo, pela conversão dos pecadores e para obter os favores do seu Filho Jesus… Assim sendo, São Domingos é considerado como fundador desta ‘Oração’ e o primeiro “apóstolo do Santo Rosário”; devoção esta, atualmente espalhada e praticada por todo o mundo… O Papa S. Pio V estabeleceu a Festa litúrgica da Senhora do Rosário, no dia 7 de outubro, data do aniversário da vitória na batalha de Lepanto (1571)… É necessário destacarmos, enfim, a relação desta Invocação com as Aparições de Fátima, já que, nessa altura, Ela apresentou-se aos três pastorinhos como a ‘Senhora do Rosário’ (cuja Imagem – na sua Paróquia – eles bem conheciam)…

2-]  Cerejeira (Prunus avium). Árvore de clima temperado, com algumas espécies frutíferas e outras que são produtoras de madeira nobre. Do ‘gênero’ Prunus – pertencente às Rosáceas (da Família das Rosas) – tem várias ‘espécies’ comestíveis, algumas originárias da Europa e outras da América. Quer os frutos da cerejeira, conhecidos como cerejas (de cor vermelha viva e brilhante e de intenso sabor) quer as suas flores (consideradas entre as mais belas, tanto pelo seu formato como pela delicadeza das suas pétalas brancas) têm a mais variada simbologia, que se relaciona principalmente com o ‘amor humano’… Por seu lado, a flor da cerejeira é considerada ‘sagrada’ nalguns países asiáticos (Índia, Japão). O fruto (de diversas espécies e variedades) é muito cultivado no mundo…

3-]  Sequência dos principais ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente:      [O linkdo Blog, para ver todas as REFLEXÕES, vai aqui, no fim].

  1. FÁTIMA (Portugal). // 2. GUADALUPE (México). // 3. LURDES (França). // 4. APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (Ruanda/África). // 6. DE AKITANAJU (Ásia / Japão e Coreia do s.). // 7. AUXILIADORA (Papuásia/Oceânia). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela). // 14. DE LIPA (Filipinas). // 15. DA CANDELÁRIA (Espanha). // 16. DE KNOCK (Irlanda). // 17. DE BEAURAING (Bélgica). // 18. DE LORETO (Itália). // 19. DO ROSÁRIO (França). //

 

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net