— 10.B3 – Dom.2-Quaresma  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«‘SERVOS’ DE DEUS… POR ‘HERANÇA’(!)»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: Caminharei na presença do Senhor na terra dos vivos… Confiei no Senhor, mesmo quando disse: «Sou um homem de todo infeliz»… É preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Senhor, eu sou teu servo, filho da tua serva:

quebraste as minhas cadeias… Cumprirei as minhas promessas…”.(Sl 115,9-10.15-16)  ==

———————————————————————————————————————————– 

– Chama a atenção, hoje, o facto de, o ‘orante salmista’, ter uma confiança plena no Senhor em todas as situações da vida!… Até mesmo quando afirma que “é um homem de todo infeliz”. Ou quando se sente “servo (escravo?) entre cadeias”, que afinal são “quebradas pelo mesmo Senhor”.

– Então, não admira que – como diz o versículo responsorial (‘repetido’) – ele prometa, uma e outra vez, com plena confiança em Deus: “Caminharei na presença do Senhor na terra dos vivos!”

– Até mesmo, perante o ‘problema-mistério’ da morte, é capaz de enfrentá-lo dum modo ‘positivo’(?), descreve o “sentimento” de Javé-Deus’(!) perante morte de seus fiéis (apesar de, no AT, a morte ser – ainda – considerada como o fim de tudo): “É preciosa(1) para o Senhor a morte dos seus fiéis”.

– E ao fazer, o piedoso salmista, tal “afirmação”, dá a entender que se considera entre os que são “fiéis do Senhor”. E, mais, confirma-o ao dizer: “Senhor, sou Teu servo, filho da Tua serva”

– Mas, qual o significado que podemos atribuir a “filho da Tua serva” (ou “filho da Tua escrava”)(2)? Não deixa de ser interessante! E entre as interpretações que dão os biblistas a este “texto”, nós ficamos com esta: «Ser “servo de Deus” é ‘uma herança’ que passa de geração em geração»(3).

– Então, o “servo” reconhece que a sua identidade lhe foi transmitida pelos seus antepassados, que também foram “servos do Senhor” (representados na figura da “mãe” – “filho da Tua serva”). Essa conexão com a história e a tradição do povo de Deus fortalece a sua identidade como ‘servo fiel’.

– Porém, é preciso notar que, na Bíblia (já desde o AT) aparecem “textos” onde se manifesta uma certa ‘equivalência’ entre “servo” y “filho”. Por exemplo, no livro da Sabedoria: “Senhor, não me excluas do número dos teus filhos; pois eu sou teu servo e filho da tua serva…”.(Sb 9,4-5).

(1)- Embora – é preciso assinalar! – o termo original era “dolorosa”, e não “preciosa” (‘adaptação’ posterior).

(2)- Expressões que aparecem em diversos ‘lugares bíblicos’ (ex.: Sl 85,16; Sb 9,5; além deste Sl 115,16).

(3)- Cf.: BP-BIBLIOTECA DO PREGADOR: ‘Explore os tesouros da Bíblia’ – Método eficaz de interpretação.

 

>>«NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

 –‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguimos a ordem dos Continentes (pelo número ‘desses Países’ que têm) de menor a maior número]

Nossa Senhora da EUROPA:

“Senhora da Europa(em Gibraltar: ‘Ponta Europa’ / Espanha)(*).

Então, Mãe, ‘Senhora da Europa’, será que a “velha Europa” – de “matriz cristã” –

vai conseguir tornar-se (de ‘Ponta a Ponta’) ‘Cristã’ e portadora de ‘valores cristãos’?

A tal ‘Comunidade Europeia’ (de países livres, livremente associados) sem deixar de ser

fiel às suas raízes, será exemplo para o mundo, se contarmos sempre conTigo, Mãe!

E nós, filh@s do mundo, juntamo-nos com todos os ‘fiéis europeus’ – presentes e futuros –

para que tod@s aqueles/as que nos sentimos “serv@s de Deus”, que é “filh@s de Deus”,

elevemos a Ti, Mãe, esta Oração que aprendemos hoje na Palavra de Deus destes Salmos:

«Tu disseste um dia “Eis a serva do Senhor” e, a partir daí, sentimo-nos mais filhos de Deus,

e proclamamos: “Senhor, somos teus servos, porque filhos da tua serva”, Maria, a Mãe!».  

(*).- ‘Igreja-Santuário’, na ‘Ponta’ geográfica ‘mais ao Sul’ da ‘Europa Continental’.  

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net