  “Nos dias da sua vida mortal, Cristo dirigiu preces e súplicas – com grandes clamores e lágrimas – Àquele que o podia livrar da morte, e foi atendido por causa da sua piedade. Apesar de ser Filho, aprendeu a obediência no sofrimento…”. [Hb 5,7-8 (2ª L.)].

  “…Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto»”. [Jo 12,23-24 (3ªL)].

————

Ao lermos a Palavra de Jesus, “chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado…”, estamos a pensar – não é verdade? – na Sua Ressurreição, e não tanto na anterior Paixão e Morte. Não obstante, Jesus não separa as ‘duas partes’, já que para Ele – como para o Pai Deus – formam uma unidade. É que a “Glorificação” de Jesus (precisamente por o seu nome significar Salvador) não é só a Ressurreição final, mas também toda a sua vida e Missão, com os sofrimentos e cruzes inerentes, que fazem possível a Sua Glorificação Total. Fica subentendido, evidentemente, que a etapa fundamental da sua vida humana, mortal, está centrada na sua Paixão-Morte-Ressurreição!

Ou, então, que significado poderia ter – se não – essa outra Palavra, à primeira vista enigmática, da Carta aos Hebreus, “Cristo dirigiu preces e súplicas – com grandes clamores e lágrimas – Àquele que o podia livrar da morte, e foi atendido por causa da sua piedade”. Palavras misteriosas porque a gente se pergunta: Como é que diz “e foi atendido”, se afinal o Pai-Deus não O “livrou da morte” (e que morte!)… Qual é a explicação que isto pode ter?…

A resposta, esclarecedora, encontramo-la precisamente na continuação das outras palavras de Jesus, citadas, que Ele, como é evidente, aplica a Si próprio: “Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto”. Cá está a ‘chave’ do tal ‘enigma’. Então, só permitindo – o Pai – que o Seu Filho morresse para esta “vida mortal”, conseguiria dar esse “muito fruto” de Salvação, para toda a Humanidade. Afinal, é verdade que Deus atendeu “aquela oração de Cristo, feita com clamores e lágrimas”! E esta é a Glorificação de Cristo Jesus, porque “se a semente de trigo não morrer na terra, fica só”!… E onde estaria então a Sua Glorificação!?

« Quanto nos custa entender, Mãe, a Vida e as Palavras de Jesus. E podemos até desculpar-nos porque são, por vezes, misteriosas… Mas, não foram, porventura, enigmáticas, misteriosas, (e até ‘espetaculares’!), essas “Aparições” tuas, Nossa Senhora de Zeitoun? É que Tu, Mãe, tal como Jesus e o Pai… sois “desconcertantes” (e ‘enigmáticos’) sobretudo quando se trata das coisas mais importantes!… Então, alcança-nos, Mãe, o Espírito Santo, que “procede” do Pai e do Filho, pois Ele nos ajudará a ‘passar’ das divisões para a unidade, da confusão para a harmonia… e, principalmente, desde as nossas cruzes e mortes para a ressurreição e a Vida! (Seria a melhor das ‘metamorfoses’!).

 

NOTAS COMPLEMENTARES:

1-]  Nossa Senhora de Zeitoun (Egito). Invocação Mariana (e correspondente Santuário) interessante e ‘única’ por vários conceitos: + o templo, na povoação do El-Zeitoun (em El-Cairo), localiza-se, portanto, num país, Egito, onde os Cristãos (de rito Copta) são minoria entre uma população maioritariamente muçulmana; + os factos das “aparições”, fazem também, desta “Invocação”, um caso ‘curioso’; + as aparições da Senhora (sobre a cúpula-torre exterior principal de uma igreja cristã já muito antiga) iniciaram-se, a partir de 2 de abril de 1968, prolongando-se por um tempo de dois-três anos; + ‘observada’ inicialmente por uma pessoa – mecânico de autocarros – (como parecendo ‘uma mulher’ que pretendesse suicidar-se), posteriormente e durante esses três anos, o fenómeno foi contemplado por muitos milhares, e até milhões, de pessoas, uma vez que o evento foi amplamente publicitado pelos meios de comunicação, incluindo fotografias reais(?)… Há que registar o facto de, a igreja primitiva – da qual surgiu o Templo atual – ter sido edificada (nos primeiros séculos do cristianismo) no sítio onde – tradicionalmente – se considera um dos lugares onde a Sagrada Família se alojou durante a sua fuga para o Egito desde Belém… No seu momento, o Papa Paulo VI, reconheceu o carácter sobrenatural destas Aparições Marianas, e deixou nas mãos do Patriarca Cirilo VI, da Igreja Copta Ortodoxa, a aprovação do Aparecimento… Durante estes últimos 50 anos, o local atraiu milhões de peregrinos, cristãos e muçulmanos (entre os quais o próprio presidente egípcio, Abdel Nasser). E precisamente, no Ano 2018, foi declarado, pela Igreja Copta (cristã), e celebrado o “Jubileu de Ouro” do evento mariano… Então, a Mensagem de Nossa Senhora de Zeitoun é: – além de “Reconstruir a Fé”,«o beneplácito e a Bênção Maternal para a Unidade dos Cristãos (“Ecumenismo”), e, igualmente, para a boa harmonia e fraternidade entre as diversas Religiões» …   

2-]  Tamareira (Phoenix dactylifera). Ou datileira, é uma árvore, do grupo das palmeiras, originária do nordeste da África (ou do sudoeste da Ásia?). São cultivadas, desde a antiguidade, devido aos seus frutos – as tâmaras – fibrosos e de sabor agridoce. Atualmente (2020), o país com maior produção é o Egito (1.562.000 toneladas/ano), seguido de Arábia Saudita, Irão e Argélia (que ultrapassam o milhão de toneladas/ano). A tamareira é uma ‘palmeira’ de média dimensão (caule – espique – de 15 a 25 m); as folhas são ‘frondes pinadas’, de até 3 m de comprimento, com pecíolo espinhoso; cada folha é formada por cerca de 150 folíolos, tendo cada folíolo uns 30 cm de comprimento …

3-]  A sequência dos ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente, é:    [O linkdo Blog, para ver todas as REFLEXÕES, vai aqui, no fim].

  1. DE FÁTIMA (Portugal). // 2. DE GUADALUPE (México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia… e Austrália). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela). // 14. DE LIPA (Filipinas). // 15. DA CANDELÁRIA (Espanha). // 16. DE KNOCK (Irlanda). // 17. DE BEAURAING (Bélgica). // 18. DE LORETO (Itália). // 19. DO ROSÁRIO (França). // 20. DE LUJÁN (Argentina). // 21. DE ZEITOUN (Egito). //

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net