(+) – MISERICÓRDIA = (‘literalmente’) “Sobre a ‘MISÉRIA’ pôr o ‘CORAÇÃO’(!?)”.

— 13.B3 – Dom.5-Quaresma  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«NÃO HÁ PECADO ‘IMPOSSÍVEL’(!)… PARA a MISERICÓRDIA de DEUS!»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: …‘Cria em mim, ó Deus, um coração puro’ e faz nascer dentro de mim um espírito firme… Compadece-Te de mim, ó Deus, pela tua bondade; pela tua grande misericórdia, apaga os meus pecados… Não retires de mim o teu espírito de santidade. Dá-me de novo a alegria da tua salvação… Ensinarei aos pecadores os teus caminhos, e os transviados hão de voltar para Ti”.(Sl 50,3.12.14-15)  ==

———————————————————————————————————————————– 

– O “coração” e o “espírito” são dois conceitos ou realidades que aparecem continuamente nos Salmos; e, geralmente, são considerados como equivalentes ou, então, utilizam-se como sendo complementares, com esse ‘paralelismo sintético’, tão frequente na Bíblia (do Antigo Testamento)…

– Mas não esqueçamos o tema central deste Salmo 50, que é a contrição e o arrependimento pela consciência clara e sentida de pecados, mais ou menos graves, cometidos. (Daí o nome do salmo ‘Miserere’[=‘tem misericórdia’]). E aparece a expressão “crime do sangue derramado”(no v.16) (*).

– A razão e fundamento, em que o salmista se apoia para “suplicar o perdão do Senhor para que desfaça os seus pecados”, é precisamente a Sua ‘Bondade e Misericórdia’: Compadece-Te de mim, ó Deus, pela tua bondade; pela tua grande misericórdia, apaga os meus pecados”

– Tanta é a fé e confiança em Deus deste ‘orante’ (embora sentindo-se grande pecador) que, apesar de tudo, ousa pedir ao Senhor que não o afaste da Sua companhia: “Não retires de mim o teu espírito de santidade”. E ainda: “Dá-me de novo a alegria da tua salvação”…

– Nestas condições, é evidente a consequente conclusão – para o melhor “propósito de emenda” e a mudança total de vida, da parte do “salmista orante” –. E assim, acaba comprometendo-se, de um modo radical: “Ensinarei aos pecadores os teus caminhos, e os transviados hão de voltar para Ti”!       

(*).- Ou seja, este Salmo 50 chamou-se tradicionalmente salmo “Miserere” (pela primeira palavra da tradução latina, que significa: ‘tem misericórdia’ ou ‘tem compaixão’, de mim). E é preciso lembrar, igualmente, que se trata do salmo principal (dos que se atribuem ao rei David). Na introdução do próprio Salmo (v.v. 1 e 2) lê-se: «Salmo de David. Quando o profeta Natan foi ao seu encontro, depois do adultério com Betsabé»; (e o conseguinte ‘assassinato’ de Urias!).

 

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com título Nacional):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da EUROPA:

Nossa Senhora da Hungria (‘Senhora de Máriapócs’ – Virgem das lágrimas).

Acontece (como observamos em bastantes ‘Aparições’ de diversos lugares) que nas

tuas ‘manifestações’, Mãe, os videntes veem ‘os teus olhos maternais em lágrimas’(!?)

E tantas vezes nos repetes, Mãe, que nos arrependamos dos pecados e nos convertamos,

pois essas ‘maldades’ são a causa de tantos ‘males’… no mundo, nas nossas sociedades!

Agora pedimos-Te, ó “Senhora ‘de Máriapócs’Virgem das lágrimas”, pelos filhos da Hungria

e também por todos os outros filhos, de toda humanidade, não só para se arrependerem e

 ‘mudar a vida’, mas para colaborar na conversão dos outros (como o orante deste Salmo).

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net