— 18.B3 – Domingo 4 da PÁSCOA / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

– Domingo do «Bom Pastor» –

«A QUESTÃO da “PEDRA ANGULAR”…»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se pedra angular’…Mais vale refugiar-se no Senhor,do que fiar-se nos homens.Mais vale refugiar-se no Senhor,do que fiar-se nos poderosos…Tudo isto veio do Senhor:é admirável aos nossos olhos…Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,porque é eterna a sua misericórdia.(Sl 117,22.8.9.23.29)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Se te fiares em ti mesmo ou nos “homens” ou nos “poderosos”… e não te fiares unicamente “no Senhor, para te refugiares só n’Ele”, as tuas obras e os frutos do teu esforço serão vãos, além de estar errados, equivocados… Seria como “rejeitares a pedra angular” na construção da ‘tua casa’…

– É evidente que, no ambiente bíblico, a aplicação deste antigo ‘ditado popular’ referia-se ao futuro Messias Jesus… Mas, qual o significado real da ‘pedra angular’ na edificação de uma casa? Toda a gente deve saber que é a “pedra mais forte colocada na base (ou no topo) do ‘ângulo’ principal”

– E o salmista está convencido de que “fiar-se no Senhor e refugiar-se só n’Ele” (e cá está a ‘pedra angular’ para ele!) terá que ser a única maneira de “construir a sua casa sobre rocha”, segundo aquela parábola que viria contar o próprio Jesus (Mt 7,24-27)

– As outras ‘fundações’ – mormente as dos “homens poderosos” – serão “como a areia”, base sobre a qual edificou a sua casa o homem ‘insensato’ da tal parábola… e cuja “derrocada” deu cabo de tudo.

– Longe de nós esses géneros de ‘alicerces’!… A nossa ‘feliz obrigação’ – como “pedras vivas que somos do edifício Divino (a Igreja de Cristo)” – é apoiar-nos sempre sobre a «pedra angular» que é Cristo Jesus. E, ao mesmo tempo, sermos nós “pedras angulares” para os nossos irmãos (todos)!

– Fiquemos nós, então, com o último versículo  do Salmo (v. 29), que é um louvor de gratidão a Deus (já conhecido e utilizado nas nossas últimas reflexões): “Dai graças ao Senhor, porque Ele é Bom, porque é eterna a sua misericórdia”!  Máxime neste «Domingo do BOM PASTOR»!

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da EUROPA:

Senhora da França (‘Nossa Senhora de Lourdes’).

Santuário das tuas aparições, Mãe, aos pés dos Pirenéus franceses, ó ‘Senhora de Lourdes’,

é aí que (desde a tua ‘Basílica da Imaculada Conceição’) nós queremos fazer a nossa oração:

Com todos os peregrinos que acodem continuamente ao teu Santuário, pedimos a saúde,

não só a corporal, mas sobretudo a saúde espiritual; pois “mais vale refugiar-se no Senhor”

– ou “na Senhora”(!) – do que apoiar-se ou fiar-se em tantas falsas seguranças humanas…

Aprendamos nós conTigo, Mãe, o que significa imitar “Jesus, como sendo pedra angular”!     // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net