— 17.B3 – Domingo 3 da PÁSCOA / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«- QUEM NOS FARÁ FELIZES?… – O(S) ROSTO(S) DE DEUS!»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: Faz brilhar sobre nós, Senhor, a luz do teu rosto’Já que na angústia me libertaste, tem compaixão de mim e ouve a minha oração… Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos. O Senhor me atende quando O invoco… Muitos dizem: «Quem nos fará felizes?»… O Senhor dá a maior alegria ao meu coração… Em paz me deito e logo adormeço, porque só Tu, Senhor, me fazes repousar em segurança.(Sl 4,7.2.4.9)  ==

———————————————————————————————————————————–     

– A súplica do versículo responsorial“Faz brilhar sobre nós, Senhor, a luz do teu rosto” – é como que a resposta para a pergunta que “muitos fazem: «Quem nos fará felizes?»”. Ou seja, o salmista e os seus amigos parecem ter muito claro que a felicidade só se acha “na face, no rosto de Deus”.

– Mas como? Pois esta ‘sua constatação’ vai ficando demonstrada através de diversas realidades que ele (eles) vai referindo ao longo do Salmo, aliás relativamente breve. A sua ‘tese’ é considerar as próprias experiências vividas, como reflexos desta “face ou rosto de Deus”.

– Há uma ‘experiência’ (v.4), que é origem de todas as outras: “Sabei que o Senhor faz maravilhas pelos seus amigos”… E estas “maravilhas” são, por exemplo: “na angústia, me libertou”; o Senhor nos atende quando o invocamos”; “o Senhor é que dá a maior alegria ao meu coração”; etc.

– Então, já temos a resposta à pergunta “Quem nos fará Felizes?”. Sim, só pode ser “a luz do rosto do Senhor que brilhe sobre nós”. E isto depende de nós, pois o “Seu Rosto” está sempre voltado para nós, sobre nós, em nós, isto é, no mais profundo de nós. Cada qual veja!… E oxalá sejamos capazes de ver “a luz do rosto de Deus” no rosto dos outros, a começar pelos mais pobres!!!…

– Porém, é demais surpreendente o modo como ‘o salmista’ conclui a sua ‘tese argumental’ – de constatação e defesa da Bondade de Deus (neste Salmo) – com aquesta verificação: “Em paz me deito e logo adormeço tranquilo, porque só Tu, Senhor, me fazes repousar em segurança”(!).(4,9).

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da EUROPA:

Nossa Senhora da R. Checa (‘Nossa Senhora de Týn’– em Praga).

Neste país, Mãe, “Senhora do Týn”, já famosa pela tua “igreja-catedral” antiga, em Praga,

 queremos fazer hoje a nossa oração, para aprendermos a defender sempre (como o salmista)

a bondade e misericórdia de Deus, nos ambientes de descrença e ateísmo das sociedades…

Contigo, Mãe, tentaremos viver o que significa sermos amigos de um Deus que é Bom,

que perdoa sempre, sejam quais forem os nossos pecados, desde que nos arrependamos

Assim, Mãe, daremos exemplo aos teus ‘filhos da velha Europa’ e dos outros Continentes.

Mas só se aprendermos conTigo a descobrir o(s) rosto(s) de Deus, e a ser nós “esse rosto”!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net