— 16.B3 – Domingo 2 da PÁSCOA / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

–  «Domingo da Divina Misericórdia»  –

 

«ENTÃO… MISERICÓRDIA… SEMPRE!»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia! Aleluia!. Diga a casa de Israel: é eterna a sua misericórdia. Diga a casa de Aarão: é eterna a sua misericórdia. Digam os fiéis do Senhor: é eterna a sua misericórdia… Louvai o Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna sua misericórdia”.(Sl 117,1-4.29)  ==

———————————————————————————————————————————– 

– Mesmo ‘Sl responsorial’ que o domingo passado (117), por coincidência e porque o salmo contém dois aspetos diferentes que interessam em ambos os domingos. No caso de hoje (por se tratar do «Domingo da Misericórdia») o refrão que se repete é: “…Porque é eterna Sua misericórdia”.

– Como já foi indicado e ficou patente (numa das últimas reflexões) o significado da palavra “misericórdia” é este (‘literalmente’): “Sobre a –miséria- pôr o –coração-”.  Aliás, esse ‘refrão’ aparece com outras traduções equivalentes, como por exemplo: “…Porque o Seu amor não tem fim”.

– Neste último sentido, é preciso lembrar a “definição de Deus” (‘tal e qual’) que o apóstolo João (‘discípulo amado’) ousou transmitir-nos na sua primeira Carta (1Jo 4,8 e 16): «Deus é Amor». Assim de simples, assim de profundo, assim de maravilhoso, assim de verdadeiro!

– Portanto, uma vez que – “misericórdia” e “amor” – são equivalentes, podemos então concluir que «Deus é Misericórdia». Quer dizer, Perdão, ‘Compaixão’, ‘Caridade’, ‘Piedade’, ‘Bondade’

– Então, quem não gosta de viver “envolvido” por este ambiente de Amor Misericordioso? E quem – após ter experimentado esta realidade na sua vida – não vai sentir a necessidade de convidar a todos deste modo: “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterna a sua misericórdia”?

 

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da EUROPA:

Senhora da Polónia (N. Senhora Negra de Czestochowa -‘Jasna Gora’ / Rainha da Polónia)

Já que a tua Imagem é invocada também em muitos lugares da Ucrânia (e até da Rússia), aproveitamos, Mãe, para suplicar-Te que atraias a Misericórdia de Deus sobre esses países:

Polónia, Ucrânia, Rússia… Uns mais, outros menos, precisam urgentemente de Paz.

Com eles e com todos os que sofrem por causas diversas, elevamos todos a nossa oração,

unidos e confiados, ó ‘S. de Czestochowa’, e fazemo-lo com estoutro ‘salmo da misericórdia’:

«Senhor Deus, sabemos que “a tua misericórdia enche a terra”… e que “os Teus olhos estão postos naqueles que confiam na tua misericórdia”… Por isso pedimos-Te, Pai, pela mediação de Maria, a Mãe, “que a tua misericórdia venha sobre nós como o esperamos de Ti”».(Sl 32)

     

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net