— 20.B3 – Domingo 6 da PÁSCOA / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«LIBERTAÇÃO e SALVAÇÃO… merecem CELEBRAÇÃO!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: O Senhor manifestou a sua salvação a todos os povos.’Cantai ao Senhor um cântico novo pelas maravilhas que Ele operou. A sua mão e o seu santo braço Lhe deram a vitória… o triunfo libertador do nosso Deus… Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel. Aclamai o Senhor, terra inteira, exultai de alegria e cantai…”. (Sl 97,1-4)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Perante um Povo (Israel) que foi libertado do desterro e escravidão na Babilónia, o salmista convoca os seus concidadãos – ‘do povo de Deus’ – para um “grande entusiasmo”. Exaltação esta, que não fica por aí (o ‘seu povo’) mas que deve ser ‘universalista’!…

– Tanto assim, que utiliza as expressões “todos os povos” ou “terra inteira”… Vemo-lo já no próprio versículo que constitui o ‘refrão’ do salmo responsorial: “O Senhor manifestou a sua salvação a todos os povos”. Ou então, convida toda a terra para exaltar a Deus: “Aclamai o Senhor, terra inteira…”.

– É preciso entoar um “cântico novo”, e acompanhar com todo o tipo de instrumentos musicais: “harpas e liras, cítaras e alaúdes, trombetas e cornetins…”, porque a “Salvação”não é ‘só’ para o ‘povo de Israel’ (como pensavam ‘eles’), mas deverá chegar a todos “os confins da terra”!…

– Então, afinal quem é “o autor” desta libertação e salvação? A resposta está na expressão “a mão do Senhor e o seu santo braço”. Onde “santo braço”, ou simplesmente “braço” do Senhor (que aparece não só neste, como em muitos outros Salmos) representa a “Força”, a “Omnipotência” de Deus…  

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da EUROPA:

Nossa Senhora de Portugal (“Senhora da Conceição – de Vila Viçosa”).(*)

Mãe, o ‘Santuário da Padroeira’ é assim chamado pelos teus filhos desde muito antigo

por guardar e exibir a tua imagem da “Senhora da Conceição” (‘Título’ tão repetido no país),

e também por teres sido exaltada para “reger”(**) o País, quase nos inícios da ‘nacionalidade’.

Desde as origens foste considerada como a ‘salvadora’ e ‘defensora’ da liberdade do povo;

e por isso, todos nós, acudimos hoje a Ti, Mãe e Senhora, para, conTigo, agradecer a Deus

a Paz e Liberdade que temos e, junto com o salmista, “cantar um cântico novo de louvor”.

Ao mesmo tempo, Mãe, pedimos-Te essa mesma paz e liberdade, nos países que a não têm!

(*)-. Ter em atenção que aqui escolhemos as ‘Invocações Marianas’ de cada País. Então, o Santuário de “Nossa Senhora de FÁTIMA” ultrapassa os limites de Portugal, pois é considerado «O Altar do Mundo», em expressão dos últimos Papas.

(**)-. Desde as origens desta ‘Invocação’, a “coroa” dos reis de Portugal passou para a Rainha e Padroeira de Portugal.        // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net