— 21.B3 – Domingo –ASCENSÃO do SENHOR / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«‘EU VOU… MAS FICO!’»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: Ergue-Se Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta!’Povos todos, batei palmas, aclamai a Deus com brados de alegria!… Deus subiu entre aclamações, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, cantai hinos ao nosso Rei, cantai! Deus é Rei do universo: cantai os hinos mais belos!”. (Sl 46,2-3.6-9)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Ninguém se alegra quando uma pessoa querida afasta-se e vai embora!… A não ser que se tenha a certeza firme de que será apenas uma ausência breve, temporária; e que um dia – mais bem próximo – vai se encontrar com essa pessoa amiga!  A não ser que estivéssemos perante um ‘caso doentio’…

– Acontece que, no caso presente, não se trata apenas de ‘uma pessoa só’ que se alegra, mas de um grande grupo, de uma multidão, de uma ‘assembleia inumerável’ (como dirá o Apocalipse / Ap 5,11.13). Pois também não se trata só de aqueles poucos apóstolos e discípulos, testemunhas da Ascensão…

– Tão importante parece ser esta “elevação e subida” (afinal ‘afastamento’, embora passageiro) que o versículo ‘responsorial’ (do Salmo) coloca, nada menos que os nomes de ‘Deus’ e ‘o Senhor’, como protagonistas. E assim diz: “Ergue-Se Deus, o Senhor, em júbilo e ao som da trombeta”

– Então, uma vez que se trata de ‘toda a Humanidade’ (!?), não admira que: “se convide todos os povos a bater palmas”, “ao som da trombeta”, “entre aclamações”, “com brados de alegria”, “cantando os hinos mais belos”, etc… Afinal, trata-se do próprio “Deus, que é o nosso Rei e o Rei do Universo”!

– Porém, o motivo maior de “alegria e júbilo” é o facto de Jesus ‘não ir embora’, pois – na realidade! – fica sempre “em nós”, ainda que não visível nem palpável. Ele mesmo deixa-o bem claro: “É melhor para vós que Eu vá(?)”.(Jo 16,7). Mas “Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo”.(Mt 28,20).

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da EUROPA:

Nossa Senhora de Luxemburgo («Consoladora dos Aflitos»).

É normal que os discípulos fiéis de Jesus se sentissem ‘órfãos e desconsolados’, Mãe,

ao contemplar o seu Senhor que parecia afastar-Se deles para ‘subir ao Céu junto do Pai’.

Mas quem melhor do que Tu, «Consoladora dos Aflitos» (‘Senhora de Luxemburgo’),

para “os acompanhar e consolar”, e transformar a sua tristeza em consolação e júbilo!?

Então, Mãe, acompanha-nos sempre, e muda as nossas tristezas em “brados de alegria”,

fortalecendo a nossa fé, esperança e caridade, principalmente nas situações de ‘aflição’!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net