— 32.B3 – Domingo 9 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«- ÉS ‘LIBERTADOR’?… – MERECES ‘LOUVOR’!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: ‘Exultai em Deus, que é o nosso auxílio.’: Fazei ressoar a trombeta na lua nova e na lua cheia, dia da nossa festa… Ouço uma língua desconhecida: «Aliviei os teus ombros do fardogritaste na angústia e Eu te libertei. Não terás contigo um deus alheio, nem adorarás divindades estranhas. Eu, o Senhor, sou o teu Deus…»”. (Sl 80,2-11) (~ Sl 67,…)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

O Salmista tem muitos motivos e razões para “exultar em Deus… e louvá-l’O…”, e não só “na lua nova e na lua cheia, dia da nossa festa…”.  É que nós, agora na ‘Nova Aliança’ (do NT) vivemos num horizonte (alargado até ao infinito) de razões para louvar o Senhor, agradecendo Seus inumeráveis benefícios…

– Este Salmo Responsorial ajuda-nos hoje a reconhecer esses dons, graças e favores, contínuos… Primeiro, abre-nos os olhos, e foca a nossa atenção para observarmos a realidade que nos envolve, enquanto pessoas, famílias, grupos, comunidades, sociedade… Mas com a “linguagem do AT” (!?).

– O Senhor lembra-nos – no nosso íntimo – que foi Ele quem nos libertou, pessoalmente, de situações anteriores de ‘escravatura’ (que cada qual bem conhece!?). Por ex.: “Aliviei os teus ombros do fardo…”.

– E também nos lembra – o mesmo Deus e Senhor – que, cada vez que bradámos no meio da angústia, Ele estava connosco para nos amparar, livrar e salvar: “Gritaste na angústia e Eu te libertei”… Etc. etc.

– Porém, não deixa de nos alertar (como consequência e corolário disto, para o nosso maior bem, e para evitar cair nesses erros e males) acerca de que deveremos fugir dos tais ‘ídolos enganosos’ que nos induzirão ao precipício mortal: “Não terás contigo deuses alheios, nem adorarás divindades estranhas…”!

– E tudo porquê?… Justamente porque não pode haver mais do que um só e único Deus, o Verdadeiro. E isso tem Ele mostrado e demonstrado uma e mil vezes, e diz: “Porque Eu, o Senhor, sou o teu Deus…”.

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da AMÉRICA:

             Senhora da Argentina (‘Nossa Senhora da Conceição de Luján’ naregião de Córdoba).

Com mais uma ‘tradição’ milagrosa nas origens, Tu apresentas-te, Mãe, nesta ‘Invocação’

‘Senhora da Conceição de Luján’ – como a Padroeira e Protetora desse país argentino.

Sabemos que o nosso Papa atual, Francisco, tem, pela tua ‘imagem’, uma devoção especial:

Então, com o exemplo deste Papa, e com a Tua ajuda, companhia e proteção, ‘ó Mãe de Luján’,

nós, hoje,através deste Salmo, louvamos nosso Senhor que diz a cada qual: “Sou o teu Deus!”;

e queremos (ao mesmo tempo e com a força do teu amor), Mãe, pedir ao Senhor, “nosso Deus”,

pelas necessidades atuais de todos os Países, a começar pelas da Tua ‘filha’ Argentina! 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net