— 37.B3 – Domingo 14 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«O ROSTO e… os ‘OLHOS DE DEUS’»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: «Os nossos olhos estão postos no Senhor, até que Se compadeça de nós!»Levanto os meus olhos para Ti, para Ti que habitas no Céu, como os olhos do servo

se fixam nas mãos do seu senhor, como os olhos da serva se fixam nas mãos da sua senhora… Piedade, Senhor, tem piedade de nós, porque a nossa alma está saturada do sarcasmo dos arrogantes e do desprezo dos soberbos”.(Sl 122,1-4) ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Salmo breve (de apenas quatro versículos) e que aparece praticamente inteiro no nosso texto acima. E onde vemos que a palavra-chave – predominante – está claro que é “olhos”. Na realidade, refere-se sempre aos olhos humanos… Porém, parece haver outros “olhos” que se adivinham, se supõem(!?)…

– E precisamente, estava-me a lembrar de uma das reflexões que fizemos anteriormente, onde a tese era: «O que nos faz felizes é ‘o rosto de Deus’ e os ‘rostos dos outros humanos, irmãos nossos’»(*)… Ora bom, se repararmos bem, o que nós ‘fitamos’, ao olharmos para um rosto, são os olhos (“olhos nos olhos”-?).

– Então – seguindo as expressões do nosso Salmo – quando dizemos: “os nossos olhos estão postos no Senhor”, ou “levanto os meus olhos para Ti que habitas no Céu”, o que é que os nossos olhos querem ver, encontrar, deparar, (diríamos, topar)?  Na verdade, serão os próprios ‘Olhos de Deus’!

– Mas ‘porque’ e ‘para que’ é que procuramos (‘buscamos’!) com ânsia e avidez “esses Olhos Divinos”?… Talvez porque estamos cheios, fartos, ‘doutros olhos’, dos que vivem como ‘inimigos de Deus’? O salmista exprime-o assim: “a nossa alma está saturada do sarcasmo dos arrogantes e do desprezo dos soberbos”.

– Justamente por isso, e por tudo o mais, tentaremos descobrir e encontrar sempre, e por cima de tudo, os “Olhos” que constituem a nossa “Felicidade”… Nada que se compare com “os olhos do servo, que se fixam nas mãos do seu senhor”, ou com “os olhos da serva, que se fixam nas mãos da sua senhora”!

(*)- Ver: – Dom. 3 da Páscoa (17.B3), acerca do Salmo responsorial (Sl 4).    

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da AMÉRICA:

Senhora da Venezuela (‘Virgem de Coromoto, em Guanare’).

Segundo parece, Mãe, aqueles teus videntes (indígenas ‘cospas’), naquelas terras americanas,

ficaram admirados, surpresos, encantados, ao contemplar os teus olhos e belo sorriso materno.

Então agora, Mãe, Senhora da Venezuela, ‘Virgem de Coromoto’, acudimos a Ti, mais outra vez

(utilizando a velha e entranhável súplica, «esses teus olhos misericordiosos para nós volve»).

Assim, ensinar-nos-ás – através ‘desses teus olhos’ – a ‘buscar’ sempre os “Olhos de Deus”(!),

pois só n’Eles se encontra a nossa Salvação e Felicidade, (longe dos “arrogantes e soberbos”).

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net