  “«É a esses filhos de cabeça dura e coração obstinado que te envio, para lhes dizeres: ‘Eis o que diz o Senhor’. Podem escutar-te ou não – porque são casa de rebeldes –…”.[Ez 2,4-5 (1ªL.)].                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              

  …Foi-me deixado um espinho na carne – um anjo de Satanás que me esbofeteia – para que não me orgulhe… Mas o Senhor disse-me: «Basta-te a minha graça…»”. [ 2Cor 12,7-9 (2ªL) ].

 “Jesus não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente (de Nazaré)…”. [ Mc 6,5-6 (3ªL) ].

————–

Mais uma vez, admiramos a paciência ilimitada de Deus connosco, fruto da Sua infinita misericórdia!… Como é verdade que Ele nos conhece absolutamente e nos ama ‘loucamente’!… Sim, porque “Na verdade, Ele sabe de que somos formados; e não Se esquece de que nos fez pó da terra” (Sl 102/103,14)... Isto, para nós, é imensamente consolador!

Quando (Ez 2) somos “de cabeça dura e coração obstinado” e “não queremos escutar as Suas palavras”, por sermos “uma casa de rebeldes”, devemos saber que Ele há de pôr sempre “um profeta no meio de nós”: um evangelizador, um mensageiro, um pastor, um missionário, um apóstolo… que isso são todos os ‘enviados’ de Deus para colaborar com Ele na nossa “educação e formação” (os pais, os educadores, os formadores, os catequistas, os animadores, os acompanhantes…).

Ou quando (2Cor 12) descobrimos no nosso corpo-vida algum “espinho na carne (anjo de Satanás que nos esbofeteia) para que não caiamos na soberba pelos ‘dons’ pessoais que achamos ter”… Mas ao pedirmos a Deus que nos livre dessas mágoas e sofrimentos, iremos ouvir sempre “uma voz interior a dizer-nos: «Basta-te a minha graça…»”.

E mesmo quando (Mc 6) o próprio “Jesus fica admirado porque nos falta a fé (sem motivo aparente) e não pode, por isso, fazer milagres”… ainda assim, não deixa de, apesar de tudo, “impor as Suas mãos sobre nós para nos curar” também dessa falta de fé.

« Precisamente, Mãe – “Senhora de Heede” – «Rainha das pobres almas», Tu pediste lá, mais uma vez, àquelas raparigas videntes, que rezassem o Rosário em reparação pelos pecados do mundo. E porque nos conheces, e sabes “de que barro fomos feitos pelo Senhor”(Sl 102), também Tu nos compreendes como o Pai misericordioso, e podes fazer com que Jesus nos cure da nossa falta de fé e das nossas infidelidades.

NOTAS COMPLEMENTARES:   

1-]  Nossa Senhora de Heede (Heede-Alemanha) – Em 1936, três anos antes do início da 2ª guerra mundial (1939), a Virgem Maria apareceu a quatro raparigas, que moravam na pequena cidade de Heede (Alemanha). Apresentando-Se como Rainha do Universo e como Rainha das almas (em 1936) manifestou-lhes (1ª mens.): «Meninas, continuai ainda a rezar e rezai muito». Elas, por sua vez, contavam às pessoas o facto, e o modo como a Mãe de Deus se lhes mostrava: “segurando num dos braços o Menino Jesus e, no outro, um globo com uma cruz”. Mas, como em muitos outros casos, as palavras das videntes não foram aceites, principalmente pelas autoridades, que as fizeram passar por interrogatórios impiedosos, proibindo-lhes voltarem ao local. O bispo da sua diocese de Osnabrück divulgou (em 08-01-1938) que as pessoas não deveriam considerar essas aparições como verdadeiras. Mesmo assim, os devotos continuaram as suas romarias, em grande número, para o local onde a nossa Mãe aparecia… À vista disto, as autoridades eclesiásticas formaram uma comissão para reestudar e aprofundar as investigações sobre os factos. Após uma exaustiva e imparcial investigação, publicou-se uma nova declaração, confirmando, desta vez, a veracidade das Aparições da Rainha do Universo… Ainda em 1940 (já na 2ª guerra mundial) a Mãe de Deus voltou a manifestar-se para as raparigas, mas agora com uma fisionomia muito triste, e pediu-lhes (2ª mens.): «Meninas, rezai o Rosário em reparação pelos pecados do mundo» … Finalmente, a diocese de Osnabrück (a 03-06-1959) após 23 anos da primeira Aparição de Nossa Senhora em Heede, fez público um documento que reconhecia como verdadeiras essas Aparições…

2-]  Limoeiro (Citrus limon). Da família Rutaceæ, é uma árvore pequena, não atinge mais de 6 metros de altura, espinescente, muito ramificada; folhas alternas, oblongo-elípticas, com pontuações translúcidas; as inflorescências de flores axilares, cor branca ou violeta, em cacho. O limoeiro é a única espécie cítrica que produz frutos de forma contínua… Com outras três espécies importantes, esta (o Citrus limon) originária da região sudeste da Ásia, agora está muito espalhada e é a mais cultivada pelo mundo, embora a Índia continua a ser o maior produtor. O limão, fruto desta espécie, é da variedade ‘limão-siciliano’ ou ‘limão-eureca’ (entre uma dezena de variedades importantes) e tem uma casca muito amarela. De todas as “frutas cítricas”, o limão, além da alimentação, apresenta as melhores propriedades medicinais para a saúde; por exemplo, pelo ácido ascórbico ou vitamina C que contém em grande quantidade, combate eficazmente a grave doença do escorbuto. Também, e pela sua beleza, estas plantas – os limoeiros – utilizam-se, em muitas partes, como planta ornamental (exemplo: nos ‘jardins islámicos’).

3-]  Os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente, são, por esta ordem:               [O linkdo Blog – arquivo de todas asREFLEXÕES – vai sempre no fim].

  1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela). // 14. DE LIPA (Filipinas). // 15. DA CANDELÁRIA (Espanha). // 16. DE KNOCK (Irlanda). // 17. DE BEAURAING (Bélgica). // 18. DE LORETO (Itália). // 19. DO ROSÁRIO (França). // 20. DE LUJÁN (Argentina). // 21. DE ZEITOUN (Egito). // 22. DA CRUZ / DE HERFORD (Alemanha). // 23. DA BOA SAÚDE (Índia). // 24. DE KAZAN (Rússia). // 25. DE WALSINGHAM (Inglaterra). // 26. DE LA SALETTE (França). // 27. DE CARAVAGGIO (Itália). // 28. DE BANNEUX (Bélgica). // 29. DE SILUVA (Lituânia). // 30. DE CUA (Venezuela). // 31. DE CUAPA (Nicarágua). // 32/33. DA CHINA (Donglü-Hebei). // 34. EM JERUSALÉM (Israel/Palestina). // 35. DE LA VANG (Vietname). // 36. DE NECEDAH (Wisconsin-USA). // 37. DE HEDDE (Alemanha). // // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net