— 43.B3 – Domingo 20 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«SABOREAI E VEDE… COMO O SENHOR É BOM!»

(II)-ESTÁ DEUS? -NÃO PODE HAVER ‘MAL’!

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]:  “«Saboreai e vede como o Senhor é bom»(II)… Escutem e alegrem-se os humildes. Amai o Senhor, vós os seus fiéis, porque nada falta aos que O amam. Os poderosos empobrecem e passam fome; aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma. Guarda do mal a tua língua e da mentira os teus lábios. Evita o mal e faz o bem, procura a paz e segue os seus passos”. (Sl 33(II),3.10-15) ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Curiosamente, este Salmo 33 vai ser utilizado, como Salmo Responsorial, para estes três domingos; isto pode ser devido à riqueza e variedade do seu conteúdo. Nesta parte (II) de hoje, contrapõe o mal e o bem, em diferentes modos e situações, sempre com relação à atitude e comportamento do Senhor Deus.

– Vê-se logo que as preferências de Deus vão para os humildes e pobres (“escutem e alegrem-se os humildes”). Ou seja, ‘os simples, humildes, pobres… estão de parabéns’, pois o comportamento do Senhor está sempre da sua parte, conforme vão constatando estes versículos do salmo.

– E, desde já, chamamos a atenção – como já foi indicado nalgum outro lugar – acerca da substituição do termo ‘temei’ pelo termo ‘amai’, (pelas várias razões que lá se aduziram) especialmente porque, para nós, atualmente, a palavra ‘temor’ tem um significado mais forte e negativo do que tinha “naquele tempo”…

– Então, a coisa mais importante, que aconselha e proclama o salmista, é precisamente: “Amai (temei) o Senhor, vós os seus fiéis, porque nada falta aos que O amam (temem)”. E chagar a esta constatação na vida de uma pessoa (seja o salmista ou então qualquer outro dos “fiéis”) é, deveras, o mais importante!

– Porém, ainda insiste o Salmo na contraposição dos ‘extremos’ que é preciso evitar: “Guarda do mal a tua língua e da mentira os teus lábios”. Mas sobretudo: “Evita o mal e faz o bem, procura a paz e segue os seus passos” …  Então: «Saboreai e vede como o Senhor é bom»!(II).

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da ÁFRICA:

Nossa Senhora do Níger (‘Senhora do Perpétuo Socorro’ – em Niamey).

Nossa Senhora da Nigéria (‘Senhora Rainha e Mãe da Igreja’ – em Lagos).

Teus filhos, Mãe, estamos habituados a acudir a Ti, para alcançarmos ajuda, auxílio, socorro;

e assim, não admira que os teus ‘fiéis’ do Níger, te invoquem como ‘Mãe do Perpétuo Socorro’;

e que, os do seu país vizinho, Te chamem ‘Rainha, Senhora e Mãe da Igreja’. Nós com eles

e por Ti, Mãe, venceremos o mal pela força do bem, nesta luta em que estamos imersos!

E prometemos, ó Mãe do ‘Príncipe da Paz’: “Procurar a Paz e seguir os seus passos”…

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net