— 46.B3 – Domingo 23 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«LOUVAR-ADORAR-AMAR, INSEPARÁVEIS!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: «Ó minha alma, louva o Senhor!». “O Senhor faz justiça aos oprimidos, dá pão aos que têm fome e a liberdade aos cativos. O Senhor ilumina os olhos dos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos. O Senhor protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva e entrava o caminho aos pecadores…”. (Sl 145,7-9) ==

—————————————————————————————————————————————–     

“Louvar” e “amar”, ou louvor e amor, serão complementares? Serão equivalentes?… Louva-se (ou seja, dedicam-se louvores) espontaneamente à pessoa que se ama. Mas, e “adorar”? Por norma e tradição, adora-se unicamente a Deus! Mesmo assim, dizemos: ‘adoro isto’, ou ‘adoro esta ou aquela pessoa’…

– Parece, portanto, que louvar, amar, adorar, acabam por ser três palavras equivalentes. Será assim?… Bom, o «refrão» do Salmo responsorial de hoje, proclama: «Ó minha alma, louva o Senhor!». E, de facto, os motivos que justificam este louvor (adoração, amor) ao Senhor, são referidos sucessivamente…

– E são motivos importantes, relevantes, essenciais, da parte do Senhor, pelos quais, bem merece Ele, da nossa parte, esse louvor-adoração-amor. E se nós imitarmos esse proceder de Deus, também Ele se compraz, com satisfação, em “amar-nos” e “louvar-nos”… Mas, será que nós tentamos agir como Ele?

– Isto é, tentamos: “Fazer justiça aos oprimidos”; “dar pão aos que têm fome; promover a liberdade para os cativos”; “iluminar os olhos dos cegos” com a nossa luz; “levantar os caídos e abatidos”; “proteger os peregrinos”; “amparar os órfãos e as viúvas”; “alertar os pecadores acerca dos maus caminhos”…?

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da ÁFRICA:

Senhora do Quênia (‘Nossa Senhora Mãe de Deus’ – em Subukia).

Senhora da Tanzânia (‘Nossa Senhora de Lourdes’ – em Nyaki Joga).   

Mãe e Senhora destes dois grandes países do leste tropical, Senhora da Tanzânia e do Quênia:

Tu quiseste “manifestar-te” também a uma multidão de fiéis, como já fizeste noutras partes,

e mostrar que esses poderes extraordinários são igualmente possíveis quando convenientes.

Mãe, com estes cristãos (e não só) que gostam de proclamar-te sua Mãe e Senhora do Céu,

nós queremos aprender (com o Salmo) a louvar-adorar-amaro Pai, o Filho e o Espírito!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net