  “Dizei aos corações tímidos e envergonhados: «Tende coragem, não temais. Aí está o vosso Deus… que vem para vos salvar»”. [Is 35,4 (1ªL.)].

  A fé em Nosso Senhor Jesus Cristo não admite aceção de pessoas… Porque Deus escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino…”. [Tg 2,1.5 (2ªL)].

 “Jesus… suspirou e disse-lhe: «Efatá», que quer dizer «Abre-te!» … Todos, cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem»”.[Mc 7,34.37 (3ªL)].

————–

Claro que Deus está continuamente “em todos e cada um”, com todos… Mas, sempre a começar pelos que mais precisam da Sua Presença e ajuda, aqueles que englobamos no conceito e termo de ‘pobres’. Adverte-no-lo o Apóstolo Tiago, em forma de ‘interrogação apelativa’: “Não escolheu Deus os pobres deste mundo para lhes tornar ricos na fé?…”. Ora, bem entendido – como ele o afirma desde o início – “que a fé em Cristo Jesus, não admite a aceção de pessoas”… O que, por outras palavras, é como se nos dissesse a cada um: ‘Se queres dar preferência a alguém, que seja sempre aos mais pobres!’…

Tendo em atenção que “os corações tímidos, acanhados, envergonhados”… são principalmente ‘os desgraçados’, os mais pobres e carenciados, os marginalizados, os “descartados” (como insiste o Papa Francisco), então, podemos verificar – já desde os antigos Profetas – que é a ‘esses’ que “Deus vem para os salvar…”. Aliás, já aquele profeta Isaías animava-os deste jeito: “Tende coragem, não temais!…”.

E quando chegou Jesus – Deus ‘encarnado’ – para poder agir como Filho desse Pai que “optou pelos mais pobres… sem fazer aceção de pessoas”, então Ele dedicou-se a fazer bem a todos, ajudá-los, curar todo o tipo de doenças, moléstias e males, a começar – como era evidente! – pelos mais necessitados e pobres… Tanto é assim, que “toda a gente, cheia de assombro, dizia: «Tudo o que Ele faz é admirável…!»”.  

« Maria do “Magnificat”, que Te proclamaste “pobre e humilde escrava” do Senhor, porque sabias que Ele tem preferência “pelos mais humildes e pobres para os exaltar e glorificar”, e que, nestas tuas Aparições, Te apresentaste como Nossa Senhora da Consolação, escuta agora a nossa Oração: Tu, «Mãe da Consolação», vieste àquele lugar, em tempos difíceis (até com lutas entre ‘grupos cristãos’ desavindos) àqueles teus filhos que precisavam de ser «consolados», animados, protegidos… «E agora, Mãe, já no nosso tempo, imploramos a Tua proteção amorosa, não só para a Polónia (país que é perseguido pela sua fidelidade a Ti e à Igreja) mas também para toda a União Europeia (laica?) porque está a rejeitar as suas gloriosas “raízes cristãs”».

NOTAS COMPLEMENTARES:   

    1-]  Nossa Senhora da Consolação (Lezajsk / Polónia). A Virgem Maria vale-se também de meios inesperados, como através desta Invocação difundida na Polônia, para cumprir seu veemente desejo de conversão dos pecadores… A história começa no século XVI (1560), em pleno auge da crise protestante na Europa (nomeadamente na Polônia e na Áustria, tradicionalmente católicas). A Virgem apareceu ao proprietário de um moinho (chamado Rycht) na cidade de Lezajsk, perto da fronteira com a Ucrânia. Por motivos diversos, a coisa ficou no esquecimento durante trinta anos… Até que, em 1590, Ela voltou a aparecer, três vezes (apresentando-se como ‘Senhora da Consolação’) a Tomás Michalkow, grande devoto da Virgem, que era cervejeiro na mesma cidade… A capela/igreja, pedida por Nossa Senhora, foi construída (primeiro em madeira) através de um protestante que, curado milagrosamente de uma paralisia, se converteu ao catolicismo. Na capela foi colocado um quadro de Nossa Senhora com o Menino Jesus. Imediatamente, os milagres começaram a aparecer (no meio daquele ‘combate doutrinário’ entre católicos e protestantes…). Para acolher e atender aos abundantes fiéis, devotos e peregrinos, o bispo Maciej Pstrokonski, no ano de 1608, solicitou a vinda de uma Ordem Religiosa, os Padres Bernardinos, aos quais foi concedida a posse da capela e quadro milagroso. Logo a seguir foi construída uma igreja e um convento… Atualmente, o «convento e igreja barroca de Lezajsk» é o centro de incontáveis peregrinos e fiéis… Ao longo do século XVIII, foram “coroadas” muitas imagens de Nossa Senhora, a começar por esta de Nossa Senhora da Consolação de Lezajsk… Após ter sofrido muitas guerras com os tártaros, cossacos, turcos… e já durante o período do jugo comunista, o Papa Pio XI concedeu a esse Santuário o título de Basílica Menor (em 1928)…

2-]  Marmeleiro (Cydonia oblonga /=C. vulgaris). É uma pequena árvore, caducifólia, de porte médio (3-6 m), única espécie do género Cydonia, pertencente à família Rosaceæ. É originária das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudeste da Europa (na Babilónia, por ex., já era cultivada no ano 4000 a.C.). Os frutos – marmelos – normalmente de cor amarela-doirada quando maduros, são grandes, bastante aromáticos e ‘adstringentes’. Geralmente, os marmelos não são consumidos crus, mas cozidos, fazendo-se marmelada, geleia, ‘doce de marmelo’, etc. Quer as doçarias quer as bebidas, elaboradas a partir da polpa do marmelo, são deliciosas, além de excelentes para a saúde. A multiplicação desta planta (para cultivo e explotação em grande escala) é sobretudo por estaquia, e só em casos especiais por sementes. Os países de maior produção atualmente no mundo são: Uzbequistão, Turquia, China e Irão (na Ásia); Marrocos e Argélia (na África); Argentina (na América), e Sérvia (na Europa)…    

3-]  Os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões, até ao presente, são, por esta ordem:            [O linkdo Blog – arquivo de todas asREFLEXÕES – vai sempre no fim].

  1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). // 8. DO CARMO (Israel e Inglaterra). // 9. DAS NEVES (Itália). // 10. DOS POVOS (Holanda). // 11. DAS GRAÇAS (França). // 12. DE CZESTOCHOWA (Polónia). // 13. DE COROMOTO (Venezuela). // 14. DE LIPA (Filipinas). // 15. DA CANDELÁRIA (Espanha). // 16. DE KNOCK (Irlanda). // 17. DE BEAURAING (Bélgica). // 18. DE LORETO (Itália). // 19. DO ROSÁRIO (França). // 20. DE LUJÁN (Argentina). // 21. DE ZEITOUN (Egito). // 22. DA CRUZ / DE HERFORD (Alemanha). // 23. DA BOA SAÚDE (Índia). // 24. DE KAZAN (Rússia). // 25. DE WALSINGHAM (Inglaterra). // 26. DE LA SALETTE (França). // 27. DE CARAVAGGIO (Itália). // 28. DE BANNEUX (Bélgica). // 29. DE SILUVA (Lituânia). // 30. DE CUA (Venezuela). // 31. DE CUAPA (Nicarágua). // 32/33. DA CHINA (Donglü-Hebei). // 34. EM JERUSALÉM (Israel/Palestina). // 35. DE LA VANG (Vietname). // 36. DE NECEDAH (Wisconsin-USA). // 37. DE HEDDE (Alemanha). // 38. DE TRÉ FONTANE (Itália-Roma). // 39. DE CALANDA (Espanha). // 40. DE GUNADALA (Índia). // 41. DE ÁFRICA (Argélia e Ceuta). // 42. DE LICHEN (Polónia). // 43. DO BOM SUCESSO (Quito/Equador). // 44. DA ARÁBIA (Kuwait e Bahrein). // 45. DAS LÁGRIMAS (Campinas/Brasil). // 46. DA CONSOLAÇÃO (Lezajsk / Polónia). // // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net