— 48.B3 – Domingo 25 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

« DEUS PRESENTE!… EU AUSENTE?… »

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: «O Senhor sustenta a minha vida». “Senhor, salva-me pelo teu nome, pelo teu poder faz-me justiça. Senhor, ouve a minha oração, atende às palavras da minha boca… Arrogantes e violentos atentaram contra a minha vida. Não têm a Deus na sua presença.

Mas eu oferecer-Te-ei sacrifícios e cantarei sempre a glória do teu nome, Senhor”. (Sl 53,3-6.8)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

– O salmo de hoje conecta, justamente, com o versículo responsorial do salmo anterior (Sl 114), que era precisamente “Caminharei na presença do Senhor…”. Agora se reconhece e se afirma que os ‘maus’, isto é, “os arrogantes e violentos, não têm a Deus na sua presença…”. Isto é, “não andam na sua presença”.

– Em expressão vulgar, podíamos dizer: Não ligam nenhum para Deus, estes tais ‘fautores’ do mal. E pode parecer que isto não é possível: se Deus está presente em nós, como é que nós – em simultâneo – podemos estar afastados d’Ele?… Claro, na realidade não o estamos. Mas, aí está a nossa liberdade!

– O salmista orante (o próprio David à frente do rei Saul) sente-se perseguido pelo rei, e há de andar a fugir dele; de facto, vive escondido (como se indica no início do salmo: 53,2). Nessa situação aflitiva surge justamente a sua oração confiada: “Salva-me, Senhor, faz-me justiça pelo teu nome e pelo teu poder”.

– A partir deste clamor suplicante, vai contrapondo, mais uma vez, as manifestações do ‘mal’ e dos ‘malvados’ (que “não têm a Deus na sua presença”) face aos frutos do ‘bem’ que fazem os ‘justos’ (aqueles que reconhecem que “é o Senhor quem sustenta e segura a sua vida”)…

– Para nós, portanto, como para o orante do salmo, a opção deve estar clara: também nós devemos fugir dos ‘fautores’ do mal… e optarmos sempre por “aqueles que caminham na presença do Senhor”, que é como dizer: “pelos que têm a Deus na sua presença”.

– Então (como é frequente nos Salmos em geral) conclui-se com este compromisso: “De bom grado, eu Te oferecerei sacrifícios de louvor, e cantarei sempre a glória do teu Nome, Senhor, porque Tu és Bom!”    

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

 = ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?).

[Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…] =

Nossa Senhora da ÁFRICA:

Nossa Senhora da Tunísia (‘Nossa Senhora de Trapani’– em Túnis).

Nossa Senhora das Ilhas Maurício (‘Senhora Maria Rainha da Paz’ – em Port Louis).

‘Senhora de Trapani, ou de ‘Tunísia’, que foste realmente ‘peregrina do Mar Mediterrâneo’,

pois a tua ‘imagem’ percorreu este Mar acompanhando sempre as vicissitudes dos teus filhos.

E também Senhora ‘Rainha da Paz’, título que te dedicaram as gentes das ‘Ilhas Maurício’,

ao verificarem que tinham evitado entrar na ‘1ª grande guerra’, graças à tua proteção amorosa.

Mas porque sabemos, Mãe, que Tu nos acompanhas sempre nas nossas “lutas contra o mal”;

porque velas sempre pela paz dos teus filhos, ameaçados por guerras (afinal entre irmãos);

 e a pensar nestes dois ‘Títulos’ teus, que abrangem o continente africano de norte a sul…

por tudo isso: Prometemos, Mãe, conTigo, “Vivermos a Presença” do “Deus Omnipresente”!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net