— 51.B3 – Domingo 28 – T. Comum  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«A ‘SABEDORIA DO CORAÇÃO’(!)…»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: «Enche-nos, Senhor, da tua misericórdia: será ela a nossa alegria».Ensina-nos a contar os nossos dias, para chegarmos à sabedoria do coração. Compensa em alegria os dias de aflição, os anos em que sentimos a desgraça. Manifesta a tua obra aos teus servos e aos seus filhos a tua majestade. Desça sobre nós a tua graça, Senhor. Confirma em nosso favor a obra das nossas mãos”. (Sl 89,12.14-17)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

Desta vez, é “a bondade-misericórdia do Senhor” que – ao “ficarmos cheios” dela – “constituirá a nossa alegria”. Não é difícil compreender que, sabendo nós aceitar e receber essa misericórdia de Deus, sintamos a alegria mais profunda e verdadeira; embora reconhecendo as nossas falhas e pecados.

– Então, o Salmo, nos ‘versos’ seguintes, vai apresentando algumas atitudes que nós devemos cultivar. Desde logo, “aprendermos a contar os nossos dias”, isto é, organizar e ordenar retamente a nossa vida, de modo a descobrir, através dos nossos dias, os caminhos “que levam à sabedoria do coração”.

“Esses dias, ou anos, em que sentimos a aflição e a desgraça, compensa-os agora, Senhor, em alegria”. E “manifesta o poder da tua obra” não só a nós, que somos “os teus servos”, mas também “aos nossos filhos…”. Porque a contemplação da tua omnipotência nos anima a continuar na luta!

– Porém, nas lutas e combates da vida cristã, entre as forças do bem e do mal, joga um papel essencial a “sabedoria do coração”, que proclama o ‘salmista’ neste domingo; Que é como dizer, ‘entre o poder das riquezas materiais’ (do “jovem do Evangelho” de hoje) e “a opção pelo poder e energia do espírito”.

– Assim, nós devemos concluir com a ‘oração suplicante’ do Salmo responsorial: “Desça sobre nós a tua graça, Senhor, e confirma em nosso favor as obras das nossas mãos”. Ou seja: só com a graça de Deus – atuando sobre nós – é que será confirmada favoravelmente a obra que realizem as nossas mãos!

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

 = ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?).

[Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…] =

Nossa Senhora da ÁFRICA:

Nossa Senhora do Egito (‘Senhora de Zeitoun’ – em El Cairo).

Nossa Senhora de Camarões (‘Senhora dos Apóstolos de Mvolyé’ – em Yaoundé).

Com aparições espetaculares(!)* e multitudinárias(!)* na capital deste grande e antigo Egito,

(desta vez sem qualquer mensagem verbal, só com sinais e gestos) quiseste, Mãe, manifestar:

Que a Oração – quer coletiva quer individual – e os Sacrifícios e Sofrimentos das pessoas

(significados no ‘sinal da cruz’ traçado no céu pelo voo de pombas brancas) salvarão o mundo!   

E no país de Camarões, no outro estremo de África, ‘Senhora dos Apóstolos de Mvolyé’,

que moras na catedral de Senhora da Vitória, da capital; e noutros santuários do país, Mãe,

também ‘Senhora dos Enfermos’, hás de nos ajudar a velar pela saúde e pela paz do mundo.

* Visíveis para centenares de milhares de pessoas (também muçulmanas),

pudendo até ser tomadas fotos (!?)… Isto sucedeu entre os anos 1968 e 1971,

e as ‘visões’ tinham lugar na cúpula exterior de alguns templos cristãos.

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net