Que todo o ser humano, naturalmente – e até por instinto – tenha tendência a fugir de tudo “o que doi”… é um comportamento natural e uma atitude explicável… Que esse mesmo ser humano procure, acima de tudo – também instintivamente! – o prazer, a alegria, a satisfação, a felicidade… é um dado aceite e perfeitamente justificável… Quer uma coisa quer a outra explicam-se pela própria natureza humana, assim criada e modelada pelo seu Criador, que muitos chamamos Deus!…
Tudo bem. Mas como encaixa (neste contexto!) essa realidade chocante (!?) de vivermos – os humanos – envolvidos continuamente por realidades “que doem”, que contrariam… Em tanto que a alegria, a satisfação, a felicidade… parecem fugir de nós, ou são tão fugazes que escorrem das nossas vidas como água entre os dedos!… E a gente pode perguntar-se, uma e mil vezes: isto, porquê? porquê? porquê?…
Porém, o “raciocínio” é simples: 1- com certeza, fomos feitos (“criados”) para o bom, a alegria autêntica, a felicidade total e definitiva! (é natural que sintamos isto no mais fundo e íntimo de nós); 2- acontece – em simultâneo – que a nossa vida e existênciaatual estão de tal modo processadas (por exigência da liberdade humana!) que nada daquilo é possível sem vencer os obstáculos e transpor as barreiras que impedem “a passagem”…; e 3- mas isto só é possível – como é evidente – enfrentando o sofrimento e através das lutas que essa “realidade” exige! … Pensar que ‘aquilo’ vai cair do céu (sic) é pura ‘ilusão’ ou a pior ‘utopia’!
«Nós sabemos, Mãe, que “ainda nos falta mais uma coisa” (como nos diria Jesus). Ou seja: fazer esta luta e ‘passar’ estas dores, para ajudar os outros – no lugar deles! – e para a sua salvação, a começar pelos que mais precisam… Claro que assim, Mãe, Senhora de Siracusa, imitaríamos o nosso Irmão mais velho, Jesus. E aprenderíamos a sofrer, não apenas para o nosso bem (que podia ser uma forma de egoísmo), mas também pelos outros (o que já é generosidade)! Ensina-nos Tu e ajuda-nos, «Virgem das Lágrimas», a fazer esta passagem (metamorfose) desde o egoísmo para o amor (mesmo com lágrimas de dor)!…
NOTAS COMPLEMENTARES:
1-] Nossa Senhora de Siracusa ou Virgem das Lágrimas (Siracusa-Itália). Aparições de Nossa Senhora “com lágrimas” – como já devemos ter observado – houve bastantes, talvez muitas… Mas esta, por vários motivos, poderia ocupar quiçá o primeiro lugar… Era 29-agosto-1953 (festa do martírio do precursor, São João Batista), na residência do casal Ângelo Ianuso e Antonina Giusto, em Siracusa (Sicília), aconteceu este milagre: De um quadro (escultura de gesso em relevo) do Imaculado Coração de MARIA, começaram a brotar lágrimas (com interrupções) durante 75 horas… Embora não se tratando de uma aparição, como tal, da Virgem, mas sim de um outro tipo de manifestação, não é menos importante, como lá foi atestado. Submetidas as lágrimas a exames bioquímicos, comprovou-se serem de origem humana… Desde o início, era grande o número de pessoas que visitavam ‘o quadro’ recolhendo o precioso e celeste líquido para o pôr em contato com pessoas acometidas das mais diversas moléstias; e muitas ficavam curadas… No ano seguinte (1954), o Papa Pio XII perguntava-se (através da ‘rádio Vaticano’): «As Lágrimas de Maria, que no gólgota eram lágrimas de dor pelo seu Jesus e de tristeza pelos pecados do mundo… continuarão a sê-lo agora, pelas renovadas ‘chagas’ produzidas no Corpo Místico de Jesus, por tantos filhos, nos quais o erro e a culpa apagaram a vida da graça?»… À vista do número de devotos e peregrinos que, no lugar, foi aumentando em pouco tempo, os bispos da Sicília, após investigações e avaliações, concluíram, por unanimidade, que se tratava de um fenômeno sobrenatural; e autorizaram no local o culto a Nossa Senhora, “A Virgem das Lágrimas”… Poucos anos volvidos, decidiu-se a construção, em Siracusa, de um imenso e espetacular Santuário moderno (74 m de altura) em forma de gota (“lágrima”) descida do Céu… que se inaugurou em 1994.
2-] Toranja (Citrus paradisi). Também chamada Toronja – do grupo dos cítricos – é um híbrido, planta resultante do cruzamento da laranjeira (C. sinensis) com o pomelo (C. maxima); árvore de 5-10 m de altura (pudendo ultrapassar essa altura). O fruto (a toranja) é dos maiores citrinos (10-15 cm de diâmetro); de formato esférico-achatado, tem a casca amarelo-alaranjada. A polpa é segmentada, de cores variadas (dependendo do cultivo) podendo ser branca, rosada, tinta… embora predomine a cor rosa ou rubi. É ácida e azeda de doçura latente (‘agridoce’), de sabor agradável (a condizer com o nome da espécie: paradisi), e com uma suculência similar à da laranja, possuindo parecidos benefícios para a saúde… É originária do sudoeste da Ásia (Pérsia… daí o nome vulgar, toranja, do persa ‘turanj’). Atualmente, cultiva-se em todas as zonas subtropicais da terra, com a maior produção em países da Ásia e da América; segundo esta ordem: China (o dobro que todos os outros juntos), Vietnam, USA, México, África do Sul, Índia, Turquia…
3-] Eis os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE,Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões (os primeiros e últimos):[Para ver na íntegra: no ‘link’do Blog (arquivo de TODAS as REFLEXÕES) que vai sempre no fim].
— 1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). // [ … ] // 44. DA ARÁBIA (Kuwait e Bahrein). // 45. DAS LÁGRIMAS (Campinas/Brasil). // 46. DA CONSOLAÇÃO (Lezajsk / Polónia). // 47. DE LA GUARDIA (Génova-Itália). // 48. DE COVADONGA (Astúrias-Espanha). // 49. AUXÍLIO DOS CRISTÃOS (Filippsdorf – República Checa). // 50. DO SAMEIRO (Braga-Portugal). // 51. DE SHE SHAN (Xangai-China). // 52. DE SIRACUSA (Siracusa-Itália). // // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net
18 Outubro, 2024
«Ele… passados os sofrimentos, verá a luz…»
Luis López A Palavra REFLETIDA
“Ele… passados os sofrimentos, verá a luz… O justo, meu servo, justificará a muitos e tomará sobre si as suas iniquidades”.[ Is 53,11 (1ªL.) ].
“Na verdade, nós não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas. Pelo contrário, Ele mesmo foi provado em tudo como nós…”. [Hb 4,15 (2ªL)].
“Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu vou beber»… Eles responderam-Lhe: «Podemos»”.[ Mc 10,38-39 (3ªL) ].
————–
Que todo o ser humano, naturalmente – e até por instinto – tenha tendência a fugir de tudo “o que doi”… é um comportamento natural e uma atitude explicável… Que esse mesmo ser humano procure, acima de tudo – também instintivamente! – o prazer, a alegria, a satisfação, a felicidade… é um dado aceite e perfeitamente justificável… Quer uma coisa quer a outra explicam-se pela própria natureza humana, assim criada e modelada pelo seu Criador, que muitos chamamos Deus!…
Tudo bem. Mas como encaixa (neste contexto!) essa realidade chocante (!?) de vivermos – os humanos – envolvidos continuamente por realidades “que doem”, que contrariam… Em tanto que a alegria, a satisfação, a felicidade… parecem fugir de nós, ou são tão fugazes que escorrem das nossas vidas como água entre os dedos!… E a gente pode perguntar-se, uma e mil vezes: isto, porquê? porquê? porquê?…
Porém, o “raciocínio” é simples: 1- com certeza, fomos feitos (“criados”) para o bom, a alegria autêntica, a felicidade total e definitiva! (é natural que sintamos isto no mais fundo e íntimo de nós); 2- acontece – em simultâneo – que a nossa vida e existência atual estão de tal modo processadas (por exigência da liberdade humana!) que nada daquilo é possível sem vencer os obstáculos e transpor as barreiras que impedem “a passagem”…; e 3- mas isto só é possível – como é evidente – enfrentando o sofrimento e através das lutas que essa “realidade” exige! … Pensar que ‘aquilo’ vai cair do céu (sic) é pura ‘ilusão’ ou a pior ‘utopia’!
« Nós sabemos, Mãe, que “ainda nos falta mais uma coisa” (como nos diria Jesus). Ou seja: fazer esta luta e ‘passar’ estas dores, para ajudar os outros – no lugar deles! – e para a sua salvação, a começar pelos que mais precisam… Claro que assim, Mãe, Senhora de Siracusa, imitaríamos o nosso Irmão mais velho, Jesus. E aprenderíamos a sofrer, não apenas para o nosso bem (que podia ser uma forma de egoísmo), mas também pelos outros (o que já é generosidade)! Ensina-nos Tu e ajuda-nos, «Virgem das Lágrimas», a fazer esta passagem (metamorfose) desde o egoísmo para o amor (mesmo com lágrimas de dor)!…
NOTAS COMPLEMENTARES:
1-] Nossa Senhora de Siracusa ou Virgem das Lágrimas (Siracusa-Itália). Aparições de Nossa Senhora “com lágrimas” – como já devemos ter observado – houve bastantes, talvez muitas… Mas esta, por vários motivos, poderia ocupar quiçá o primeiro lugar… Era 29-agosto-1953 (festa do martírio do precursor, São João Batista), na residência do casal Ângelo Ianuso e Antonina Giusto, em Siracusa (Sicília), aconteceu este milagre: De um quadro (escultura de gesso em relevo) do Imaculado Coração de MARIA, começaram a brotar lágrimas (com interrupções) durante 75 horas… Embora não se tratando de uma aparição, como tal, da Virgem, mas sim de um outro tipo de manifestação, não é menos importante, como lá foi atestado. Submetidas as lágrimas a exames bioquímicos, comprovou-se serem de origem humana… Desde o início, era grande o número de pessoas que visitavam ‘o quadro’ recolhendo o precioso e celeste líquido para o pôr em contato com pessoas acometidas das mais diversas moléstias; e muitas ficavam curadas… No ano seguinte (1954), o Papa Pio XII perguntava-se (através da ‘rádio Vaticano’): «As Lágrimas de Maria, que no gólgota eram lágrimas de dor pelo seu Jesus e de tristeza pelos pecados do mundo… continuarão a sê-lo agora, pelas renovadas ‘chagas’ produzidas no Corpo Místico de Jesus, por tantos filhos, nos quais o erro e a culpa apagaram a vida da graça?»… À vista do número de devotos e peregrinos que, no lugar, foi aumentando em pouco tempo, os bispos da Sicília, após investigações e avaliações, concluíram, por unanimidade, que se tratava de um fenômeno sobrenatural; e autorizaram no local o culto a Nossa Senhora, “A Virgem das Lágrimas”… Poucos anos volvidos, decidiu-se a construção, em Siracusa, de um imenso e espetacular Santuário moderno (74 m de altura) em forma de gota (“lágrima”) descida do Céu… que se inaugurou em 1994.
2-] Toranja (Citrus paradisi). Também chamada Toronja – do grupo dos cítricos – é um híbrido, planta resultante do cruzamento da laranjeira (C. sinensis) com o pomelo (C. maxima); árvore de 5-10 m de altura (pudendo ultrapassar essa altura). O fruto (a toranja) é dos maiores citrinos (10-15 cm de diâmetro); de formato esférico-achatado, tem a casca amarelo-alaranjada. A polpa é segmentada, de cores variadas (dependendo do cultivo) podendo ser branca, rosada, tinta… embora predomine a cor rosa ou rubi. É ácida e azeda de doçura latente (‘agridoce’), de sabor agradável (a condizer com o nome da espécie: paradisi), e com uma suculência similar à da laranja, possuindo parecidos benefícios para a saúde… É originária do sudoeste da Ásia (Pérsia… daí o nome vulgar, toranja, do persa ‘turanj’). Atualmente, cultiva-se em todas as zonas subtropicais da terra, com a maior produção em países da Ásia e da América; segundo esta ordem: China (o dobro que todos os outros juntos), Vietnam, USA, México, África do Sul, Índia, Turquia…
3-] Eis os ‘Lugares’ (Santuários-Aparições-Títulos-Invocações…) de ‘NOSSA SENHORA’ e MÃE, Maria, ‘visitados’ nas nossas Reflexões (os primeiros e últimos): [Para ver na íntegra: no ‘link’do Blog (arquivo de TODAS as REFLEXÕES) que vai sempre no fim].
— 1. DE FÁTIMA (Europa / Portugal). // 2. DE GUADALUPE (América / México). // 3. DE LURDES (França). // 4. DE APARECIDA (Brasil). // 5. DE KIBEHO (África / Ruanda). // 6. DE AKITA e NAJU (Ásia / Japão e Coreia do S.). // 7. AUXILIADORA (Oceânia / Papuásia e Austrália). // [ … ] // 44. DA ARÁBIA (Kuwait e Bahrein). // 45. DAS LÁGRIMAS (Campinas/Brasil). // 46. DA CONSOLAÇÃO (Lezajsk / Polónia). // 47. DE LA GUARDIA (Génova-Itália). // 48. DE COVADONGA (Astúrias-Espanha). // 49. AUXÍLIO DOS CRISTÃOS (Filippsdorf – República Checa). // 50. DO SAMEIRO (Braga-Portugal). // 51. DE SHE SHAN (Xangai-China). // 52. DE SIRACUSA (Siracusa-Itália). // // PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net