18b- Há pastores e... pastores! (Papa Francisco)

 (Ciclo B – Domingo 4 de PÁSCOA…) 

«HÁ PASTORES E… PASTORES!»

Oxalá a história da nossa humanidade tivesse “acontecido” de outra maneira – poderão pensar alguns – porque, infelizmente, está cheia de chefes, mandões e governantes (“pastores” dos “rebanhos humanos”?)… que só pensam em viver à custa do povo que dominam e exploram (“as ovelhas que pastoreiam”) mas sempre disfarçados. E o pior de tudo é que “estes senhores comandantes” – sejam eles de cores políticas, religiosas, militares… – persistem em não quererem aprender a lição que foi dada, há já dois mil anos, por aquele «pastor bom», saído de Nazaré, para todos aprenderem como devem ser os “bons pastores”…

As palavras deste Jesus, que refletem o Seu exemplo de vida, continuam a ecoar para quem quiser ouvir: “O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”…(Jo 10). Graças a Deus que, a pesar de tudo, já começa a abundar esta classe de “bons pastores” – aliás, guiados pelo Papa Francisco e os seus gestos vitais – que tentam seguir os passos e o estilo do Bom Pastor, e vão dando a vida dia após dia, pelas suas ovelhas, até entregar, se é preciso, toda a vida de vez, como também fez «o Príncipe dos pastores»… Os que assim não forem, só serão falsos pastores!

Mas esses que chegam a dar a vida como Jesus, aceitam também a cruz e a morte de livre vontade, porque sabem que a vida que entregam lhes será “devolvida” pelo mesmo Cristo Jesus, que tem esse poder: “Ninguém Me tira a vida, sou Eu que a dou espontaneamente. E tenho o poder de a dar e de a retomar”… (Jo 10 / 3ª L.).

Por consequência, todos “os bons pastores” hão de viver em função de Jesus (o Bom Pastor) com Ele e por Ele. Se assim não for, poderão acabar disfarçados de bons pastores, mas continuarão a ser “lobos vorazes com peles de ovelhas”. Mesmo que anunciem aos quatro ventos que têm nas suas mãos a salvação das “suas ovelhas”, outra coisa não fazem do que explorá-las e viverem a custa delas, embora sob a falsa aparência de “salvadores”… Oh, como eles estão longe da verdadeira salvação, enquanto continuem a procurá-la em falsas seguranças! Pois a Palavra, pela boca dos primeiros discípulos de Jesus, é também categórica: “E em nenhum outro (fora de Jesus) há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos»” (At 4). É assim que Pedro e João o explicavam àquela gente admirada pela cura que efetuaram naquele paralítico: “É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença”… (At 4 / 1ª L.).

Não é, portanto, por uma força e poder próprios, que os bons pastores guiam o rebanho, e acompanham e cuidam as ovelhas de que são responsáveis, mas só com a força que lhes vem de Cristo, o Bom Pastor, e pelo poder do seu Nome. É que, tanto os “pastores” como as “ovelhas”, somos todos irmãos, porque filhos do mesmo Deus, por obra e graça do Filho, que “deu e retomou” a vida, pela salvação de todos. Sim, todos somos filhos de Deus, pelo amor admirável do Pai, como nos adverte João, na sua primeira carta: “Vede que admirável amor o Pai nos consagrou em nos chamarmos filhos de Deus. E somo-lo de facto… Na altura em que se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porque O veremos como Ele é”. (1 Jo 3 / 2ª L.).

Então, podemos concluir esta reflexão com um apelo “vocacional”: Quem é que não se deixa cativar e seduzir por este «Bom Pastor», para seguir um dos múltiplos e variados “caminhos”, que estão a descobrir e trilhar tantos «bons pastores», amigos de Jesus? Exatamente: estamos a falar disso que chamamos “vocação”, ou seja, aquele estilo de vida em que podemos sentir-nos realizados e sermos plenamente felizes!

 

Senhor Jesus, Bom Pastor,

nós queremos ser sempre das Tuas ovelhas!

Damos-Te graças de todo o coração

porque Tu és mesmo bom,

e é eterna a Tua misericórdia!

Continuamente dás a vida por nós todos,

e assim nos alimentas da Tua própria Vida.

Seremos nós capazes, Jesus,

de darmos a vida por Ti e pelos irmãos?…

É isso que significa sermos bons pastores,

além de sermos ovelhas fiéis da Tua grei.

Prometemos seguir os Teus passos

até aonde o Teu apelo e “vocação”

nos queira conduzir e colocar…

Sempre fiéis ao “Teu sonho sobre nós”!

Porque só no Teu Nome, Senhor,

encontramos a nossa salvação

e a felicidade mais completa e essencial.

E Tu serás sempre, para as nossas vidas,

a pedra basilar que os outros rejeitaram,

mas que nós aceitamos e abraçamos

como a pedra angular da nossa casa:

Isso é que é admirável aos olhos de todos!

                        [ do Salmo Responsorial / Sl 117 (118) ]