56aa- «Encontrar a mulher de valor...

– A PALAVRA, Refletida ao ritmo Litúrgico –

  (Ciclo A – Domingo 33 do T. Comum)

 

“Quem poderá encontrar uma mulher de valor? O seu preço é maior que o das pérolas () Procura obter lã e linho e põe mãos ao trabalho com alegria ()  Ela abre as mãos ao pobre e estende os braços ao indigente ()  Os filhos levantam-se a felicitá-la, e o marido ergue-se para a elogiar ()  A graça é enganadora e vã a beleza; a mulher que teme o Senhor é que será louvada”. (Pr 31,10-30). (*)

 

Como sabemos, o livro dos Provérbios é – como o próprio nome indica – um conjunto de “ditados” populares, fruto da experiência de várias gerações humanas… Esta sabedoria humana, também chamada «filosofia popular», parece facilmente permeável à inspiração divina (segundo aquilo de «vox populi vox Dei»). Tanto assim que, além deste livro dos Provérbios (título que indica isso mesmo), existem alguns outros (Ben Sira, Sabedoria, etc.) onde uma parte maior ou menor do seu conteúdo está elaborada sob a forma de ditados, sentenças ou “máximas” (‘mashal’). E são Livros “Inspirados”(!).     [(*)-Ler inteiro o c.31?].

 

A – Nestes tempos, nossos, a figura da mulher, mãe e esposa (tal como a do homem, pai e esposo) parece estar numa situação discutível e discutida… Na realidade, é o “conceito” de Família ou «célula familiar» o que, em certos ambientes e sociedades, pretende-se negar ou destruir…

B – Não deixa de ser preocupante, o surgimento e propagação da chamada doutrina da «ideologia de género» (identidade de género ou identidade sexual) que se difunde como uma “revolução” baseada em “sofismas” (ideias falsas que parecem verdades). Outra manipulação da sociedade!

A – É verdade que esta “situação” – preocupante, ainda, para a maioria (!?) – está a suscitar um fenómeno de reação, de sadia denúncia elucidativa, aos níveis: sociológico, teológico, científico…

B – O Papa Francisco tem sido o primeiro a alertar a todas as pessoas de boa vontade – a começar pelos cristãos católicos – acerca da gravidade desta terrível “colonização ideológica”(sic). E chega a dizer, citando o Papa anterior: «Esta é a época do grande atentado contra Deus Criador»…

A – É verdade. “Intentam” retificar, alterar, vejam lá, algo essencial na própria Natureza (inscrito nos genes do ser vivo, no seu ADN), e que, aliás, aparece na Bíblia: “Fê-los homem e mulher” (Gn 1).

Essa gente pretende emendar, nada menos que os planos eternos do Criador… Isso seria suicida!

B – Longe de nós, porém, ignorar a existência dessas pessoas, seres humanos, cujo ADN reflete, por causas diversas, “situações intermédias” entre os dois sexos. Todas essas pessoas devem ser defendidas, respeitadas, protegidas…! Mas nunca “desorbitadas”, “exaltadas” ou “generalizadas”!…

B – Estamos aqui a refletir (na linha do nosso Texto) precisamente essa realidade natural, de sempre – referida neste caso à mulher – totalmente oposta a essoutra “ideologia” diabólica!

A – Estamos, portanto, a defender e louvar “esta”, e todas as “mulheres de valor”, que se descreve no Texto bíblico, e que aceita e vive, “com alegria”, os planos e a vontade de Deus Criador e Pai.

B – É que, mulheres de valor, virtuosas, graças a Deus, são inumeráveis nos anais do Cristianismo – ou na história da Igreja de Cristo – a começar pela mulher Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe!

 

A/B: Hoje oramos contigo e para Ti, mulher, Virgem Maria, Mãe de todas as mães;

e Te pedimos por todas as “mulheres de valor”, que vivem e viverão nesta terra…

Deus Criador, nosso Pai, fez de Ti modelo perfeito de toda a mulher e mãe ‘virtuosa’:

 Te pedimos, como advogada e defensora, pelas mulheres-mães e pelos homens-pais

Que o Espírito Santo, teu esposo Divino, ilumine e transforme as mentes e os corações

que perdem o sentido da Verdade, mais ou menos conscientemente, e preferem ‘as trevas’!

              

// PARA uma outra REFLEXÃO ALARGADA: http://palavradeamorpalavra.sallep.net