— 58.B3 – IMACULADA CONCEIÇÃO  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

 

«‘SONHADA’ e CONCEBIDA… IMACULADA»

———————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: “Cantai ao Senhor um cântico novo, pelas maravilhas que Ele fez. O seu santo braço Lhe deu a vitória. O Senhor deu a conhecer a Salvação, revelou aos olhos das nações a sua justiça. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade… E os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor, terra inteira…” (Sl 98,1-4). ==

———————————————————————————————————————————–

– Para esta Solenidade da Imaculada Conceição, foi escolhido um ‘Salmo de alegria’, de convite dirigido a todos, para estarem alegres e cantar cânticos ‘novos’; isto é, com músicas originais (que não existiam antes desta celebração)…

– Na realidade, “todas as maravilhas”, “toda a Salvação”, “toda a vitória” (de que fala o Salmo) são atribuídas ao ‘Senhor’ (!) já que, é claro, a ‘Senhora’ (‘Maria Imaculada’) ainda não existia (!?).

– Porém, a escolha deste Salmo, precisamente para esta Solenidade Mariana, está a significar uma proclamação, aos quatro ventos, de que esse tal acontecimento ‘futuro’ – que para nós já é também passado e presente – é e será sempre um evento único, nunca visto…

– Efetivamente. Onde se viu uma “maravilha” maior do que aparecer [ali onde todo o ser humano nasce em estado de ‘culpa’, como estava ‘estabelecido’!] ‘um’, um só (que neste caso tem de ser ‘uma’) sem a mais mínima ‘mácula’ de culpa (“imaculada”) desde a sua “conceição”? Onde se viu?

– Sim, uma mulher, e para ser mãe, “a Mãe de Deus”, nada menos! Grande mistério maravilhoso!

– Bem vale a pena que esta ‘notícia’ chegue (como diz o Salmo) “até aos confins da terra” e que essa “terra inteira aclame o Senhor e sua Mãe Puríssima”, na sua Conceição Imaculada!

 

>>«NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora: Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (pelo número ‘desses Países’ que têm) de menor a maior número]

 

Nossa Senhora da OCEANIA:

‘Nossa Senhora da Nova Zelândia (‘Senhora da Assunção’)’.

Junto com todos os habitantes destes povos, teus filhos, Mãe,

queremos, nós também, continuar a caminhada deste Advento,

e unir as nossas vozes, para que toda “a terra inteira aclame ao Senhor”,

e que “todos vejam a Salvação do nosso Deus”, realizada através de Ti, Mãe,

por essa “maravilha” da Tua Conceição Imaculada, ‘sonhada’ por Ele.      

 

// PARA outras REFLEXÕES AFINS: http://palavradeamorpalavra.sallep.net