— 23.B3 – Domingo – SS. TRINDADE  / “A Palavra” (“Salmos R.”) refletida, ao ritmo Litúrgico

«DEUS é ‘UM’… DEUS é ‘TRÊS’…  MISTÉRIO!»

—————————————————————————————————————————————–

==  [Do ‘Salmo Responsorial’]: ‘Feliz o povo que o Senhor escolheu para sua herança’ A terra está cheia da bondade do Senhor. A palavra do Senhor criou os céus, o sopro da sua boca os adornouOs olhos do Senhor estão voltados para os Seus fiéis, para os que esperam na sua bondade, para libertar da morte as suas almas e os alimentar no tempo da fome. A nossa alma espera no Senhor: Ele é o nosso amparo e protetor…”. (Sl 32,12.5-6.18-20)  ==

—————————————————————————————————————————————–     

– Eis dois textos do Antigo Testamento: “Apareceu o Senhor a Abraão quando ele estava sentado à entrada da tenda. Olhou, e eis três homens de pé em frente dele”(Gn 18,1-2). E: “Ouvi a voz do Senhor, clamando: «Quem enviarei? Quem irá por nós?». E eu respondi: «Eis-me aqui. Envia-me!»”(Is 6,8).

– Ainda há outros textos (do AT) onde O Senhor, Deus, fala “em plural”: (Gn 1, 26; 3,22; 11,7). Como dando a entender que existe n’Ele qualquer sentido “de Comunidade”. Ora bem, mas “formada por quantas pessoas”?… No texto (do Gn 18) citado acima, vemos que aparecem como “três homens”(?).

– Porém, viria a ser o próprio Jesus de Nazaré, o próprio Filho de Deus Encarnado (quem podia fazê-lo melhor do que Ele?) quem “revelaria” propriamente a Verdade de uma “Comunidade Trinitária”, como sendo formada por “três Pessoas: Pai e Filho e Espírito Santo”. Então dizemos: «Deus é Uno e Trino».

– A partir desta Verdade-mistério, revelada pelo Filho, já podemos reinterpretar o Antigo Testamento, à luz da Palavra do Novo. Agora, quando se fala em “povo” (“Feliz o povo que Deus escolheu…”) trata-se de uma família de irmãos, filhos desse «Deus-Uno»Abba (Pai-Mãe)– e, ao mesmo tempo, de uma comunidade à semelhança do «Deus-Trino», a “Comunidade Trinitária”!

– Então, sim, “os olhos do Senhor estão voltados para os seus fiéis”; porém, o Seu ‘olhar’ não vem já do exterior, pois os Seus olhos fitam, miram, fixam, desde o mais profundo do nosso ser, onde habita a Divina Trindade, cuja “palavra cria os céus, e os adorna com o sopro da sua boca”… (- este Salmo 32 )

>> «NOSSA SENHORA dos CONTINENTES e das NAÇÕES (dos Países, das Pátrias)»

  ‘Títulos’/‘Invocações’/(‘Piropos’) de N. Senhora. Países com «Título Mariano ‘Nacional’» conhecido(!?). [Seguindo a ordem dos Continentes (de menor a maior número ‘dos seus Países’ com ‘título Nacional’):

1-Oceania… 2-Ásia… 3-Europa… 4-América… 5-África…]

Nossa Senhora da AMÉRICA:

             ‘Nossa Senhora da América’- em RomeIndianaUSA.

Sabemos, Mãe, que, nesta tua ‘Invocação’ americana, os jovens deviam ser os protagonistas,

e a sua missão juvenil seria ensinar às crianças, ignorantes e pobres, a doutrina da fé cristã

Mas também, ó Senhora dos Estados Unidos («Senhora de Champion» – em Wisconsin-USA),

 (nestoutro ‘Título’ deste grande país americano) e através das aparições à Tua ‘vidente’, ó Mãe, deixaste esta mensagem: «Que os Estados deste país, deviam levar a Paz a todo o mundo…».

Então, Mãe, quer eles quer nós todos, precisamos sempre da tua ajuda e companhia maternais,

para realizarmos esta dupla ‘missão’: – transmitir o conhecimento de Jesus aos mais novos;

– e sermos pacíficos, levando a paz a toda a parte: para honra e Glória da Santíssima Trindade!

// PARA outras REFLEXÕES AFINS:http://palavradeamorpalavra.sallep.net