36b- A morte gera Vida pela cruz

(Ciclo B – Domingo 13 do T. Comum…) 

«A “MORTE” GERA VIDA PELA CRUZ»

Toda a gente (?) conhece o que sucede com as sementes de toda e qualquer planta. Uma vez caída, em terra propícia e favorável, a semente germina, desenvolve, cresce… e cá temos uma nova planta. Este processo parece tão natural, que ninguém se para a pensar o que realmente aconteceu àquela “sementinha”. Parece como se ela ficasse mesmo esquecida… Apenas pensamos já na planta que agora vive e frutifica. É assim que somos os humanos! Olhamos apenas para a superfície das coisas, o que se vê e aprecia, mas… dificilmente nos perguntamos pelo que ocorre no interior, no “silêncio essencial” do coração dos seres e das coisas. Sendo que, precisamente, é no essencial que está o sentido e o valor de cada ser…

Mas, afinal, o que é que aconteceu com “a tal semente”? Será que ela desapareceu, foi aniquilada, deixou de existir? Uma primeira resposta está na ciência biológica, botânica e demais, como toda a gente sabe… Mas a solução substancial do “mistério” encontramo-la sobretudo nas palavras de Jesus de Nazaré, quando, naquela altura, declarava: «Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só (e perde a vida); mas, se morrer, dá muito fruto» (Jo 12, 24). Mas é evidente que não se pode querer ou pretender a vida, sem aceitar “passar” pela cruz e a morte: tal como Jesus, (tal como “o grão de trigo”). O argumento não pode ser mais claro e radical!

Não obstante, custa-nos compreender e aceitar este jogo paradoxal com os dois termos opostos, morte e vida. Quer para os que se perguntem «porque é que a vida há de acabar em morte?»; quer para quem se questione «como é que a vida pode surgir da morte?». Pois uma coisa é certa: ninguém quer a morte (“nem pensar nela!”). E, olha o que são as coisas: o primeiro que não quer a morte é Deus, e por isso, Ele não criou a morte! Se não a criou, ela não existe. Está bem patente logo na primeira leitura de hoje, do Livro da Sabedoria: “Não foi Deus quem fez a morte, nem Ele Se alegra com a perdição dos vivos. Pela criação deu o ser a todas as coisas… E o poder da morte não reina sobre a terra, porque a justiça é imortal”. (Sb 1 / 1ª L.). Lembremos que, noutra altura, Jesus tinha proclamado (partindo de Ex 3, 6): “Ora, Deus não é um Deus de mortos, mas de vivos; pois, para Deus, todos estão vivos!” (ver: Lc 20, 38).

Em tal caso, todo e qualquer um estará no direito de se perguntar: como é que, estando rodeados de morte por todo o lado e não podendo escapar nenhum ser vivo a essa morte certa … como é que pode ser verdadeira esta Palavra de que “Deus não criou a morte”? Ainda mais, quando a mesma Palavra conclui com a verificação de que “o poder da morte não reina sobre a terra”. Quem pode resolver esta contradição?

Teremos de encontrar a explicação deste aparente “contrassenso” numa outra dimensão e sentido. Desde logo, aqui a palavra “morte” não tem o sentido de “aniquilamento definitivo” («voltar ao nada»). Já que a morte, assim entendida, “não foi criada por Deus”, e portanto não existe, como já foi dito. Mas há um outro sentido do termo “morte”, cujo significado é de “passagem” ou “transição” para outra dimensão nova ou realidade diferente. Poderíamos dizer que existe uma vida mortal, visível, que conduz a uma outra vida imortal e definitiva; do mesmo modo que existe uma morte aparente, “passageira”, mas nunca uma morte real, de extinção.

A nossa fé cristã – sustentada pela morte-Vida de Cristo Jesus – contém este dogma ou princípio: «A morte gera Vida pela cruz». É exatamente o sentido das palavras de Jesus, citadas anteriormente: “a semente de trigo dá vida (muito fruto) só através da sua morte” no interior da terra, quando apodrece e desaparece na medida em que se vai transformando no germe vital da jovem planta. Afinal, a vida que estava no “embrião” do trigo, não morreu, mas permanece – multiplicada e renovada – “ao passar” para a nova planta, transformada em muita mais e melhor vida

Então, agora sim! O Autor da Vida – reconquistada precisamente através da sua morte de cruz – poderá sempre demonstrar que aquilo que nós chamamos morte é apenas uma fase de sono. “A menina não morreu; está a dormir»”, diria Jesus aos que estavam na casa onde a filha de Jairo se encontrava já defunta. É que, afinal, essa morte não passa de ser um simples sono. Por isso, aquela rapariga, que tinha doze anos, retomou a sua vida mortal, pela fé do seu pai (“basta que tenhas fé”) e por aquelas palavras de Jesus: “«Menina, Eu te ordeno: Levanta-te! (‘Talita Kum’)». Ela ergueu-se de imediato e começou a andar”… (Mc 5 / 3ª L.).

Ou seja: Já não há morte, porque ela foi destruída por Jesus, o Salvador, desde a sua cruz! Então, afinal é verdade: Cristo Vive! VIVA A VIDA!

 

Como o orante fiel do salmo de hoje:

eu Te glorifico, Senhor, porque me salvaste!

Quando parecia que a minha vida

estava destinada a descer ao túmulo

e que os meus inimigos iam gozar comigo…

então tiraste a minha alma da mansão dos mortos,

e vivificaste-me com uma Vida nova!

Por isso convido todos os teus amigos

a cantar-Te salmos de alegria, ó Pai,

e a dar graças sempre ao Teu nome santo…

Mas porque será, Senhor, que há tanta gente a pensar

que todos os males, castigos, até a morte… vêm de Ti?

Porque é que teimamos em esquecer a verdade

– aquela que Jesus nos veio revelar –

a Boa Notícia de que Tu, ó Pai nosso,

não queres nem podes castigar ninguém,

antes és a mesma Bondade e Misericórdia,

e só sabes Amar, Perdoar e dar Vida…

Assim já entendemos o verdadeiro sentido

daquilo a que chamam morte ou finitude;

para nós é apenas como o cair da noite,

que pode trazer lágrimas na escuridão,

mas, ao amanhecer, volta sempre a luz da vida!…

Eu vos louvarei, Senhor, meu Deus, eternamente!

                    [ do Salmo Responsorial / 29 (30) ]