40b- Multiplicação ou divisão...

(Ciclo B – Domingo 17 do T. Comum…) 

“MULTIPLICAÇÃO”… OU “DIVISÃO”?  

É evidente que Jesus, ao realizar os milagres da “multiplicação dos alimentos” – ao menos por duas vezes segundo os relatos evangélicos – não teve em conta o episódio do profeta Eliseu, escrito vários séculos atrás, e descrito na primeira leitura de hoje… Isto, suposto que Ele pudesse lembrá-lo naquele momento… E é ainda mais impensável que Jesus copiasse aquele incidente da vida de Eliseu, até porque «nunca se viu que o “original” pudesse ser uma cópia da “cópia”» (!?). Foi só “pura e providencial” coincidência!

É que aquele evento profético só podia ser… isso mesmo, uma “figura profética”, uma espécie de “sonho antecipado” de uma realidade só possível a partir dos «tempos messiânicos»… Mas, vejamos, antes de mais, o tal relato, em todo o seu singelo realismo: “Veio um homem da povoação de Baal-Salisa e trouxe a Eliseu, o homem de Deus, pão feito com os primeiros frutos da colheita. Eram vinte pães de cevada e trigo novo no seu alforge. Eliseu disse: «Dá-os a comer a essa gente». O servo respondeu: «Como posso com isto dar de comer a cem pessoas?». Eliseu insistiu: «Dá-os a comer a essa gente, porque assim fala o Senhor: ‘Comerão e ainda há de sobrar’»”… (2 Rs 4 / 1ª L.).

Quem é que não vê o perfeito paralelismo existente entre uma e outra “multiplicação” (a de Jesus e a de Eliseu), mesmo tão afastadas no tempo? Porém, vale a pena tentarmos identificar “outros paralelismos” específicos, nelas contidos, que nos podem passar despercebidos, mesmo que sejam fundamentais para compreender a atitude de Jesus e o significado dos “sinais” que os Seus milagres “refletem”.

Nos milagres do género da “multiplicação dos pães e dos peixes”, ouvimos já dizer, certamente, que o “sinal” (ou a lição) que se pretende transmitir é uma exortação à “solidariedade”, ou então, uma incitação à “partilha de bens”. Ora bem, quer no caso do “servo de Eliseu” quer no caso dos “discípulos de Jesus”, o inicial ceticismo incrédulo é o mesmo: “O que é isto para alimentar tanta gente?”. Mas, perante a insistência de Jesus (ou de Eliseu, no seu caso) aquela “insignificante quantidade” dá-se, oferece-se, partilha-se… E o milagre acontece!

Sim, o milagre, mas qual milagre? Se observarmos com atenção, o que Jesus quer ressaltar e deixar claro, com estes “sinais”, milagres de multiplicação, é a necessidade – poderíamos dizer condição «sine qua non» – de dar, de partilhar o que temos… porque só assim não vai faltar nada a ninguém… e “todos vão ficar saciados, e até vai sobrar”(Jo 6 / 3ª L.).  Mas não esqueçamos que, quando damos ou partilhamos, o que na realidade fazemos é dividir o que nós temos entre todos os presentes… Trata-se, portanto, de “dividir para multiplicar”! Pois é claro que, se todos dividem… aquilo fica multiplicado! (?).

E ainda alguém poderá objetar: “Mas afinal, Deus é que faz o milagre!”. E nós repetimos: “Mas onde é que está o milagre?”. Então… vamos tentar compreender: Poderíamos dizer que “o tal milagre” (que não é do género do “espetacular”, mesmo que o pareça para muita gente) esse milagre foi feito entre todos os que “partilharam”entregaram para distribuir – o que tinham. E uma vez que isto só se faz quando há amor e por amor, quem “realizou o milagre” foi, afinal, o Amor, quer dizer, Deus (pois bem sabemos que «Deus é Amor», ou, então, «o Amor é Deus» – lembram-se? –).

Em definitivo, quem é que dividiu e quem é que multiplicou? Alguém é capaz de separar estes dois “termos verbais”? Aliás, uma coisa é certa, para a ciência matemática: Se não existir alguma coisa, se não se quer dar nada, se nada se partilha… nada se pode multiplicar e o resultado é “nada” (porque “0” x “X” = 0).

Em conclusão: Deus – o Amor – atua sempre “em” todos, ou “através” do “amor de todos”. E fora disso, Ele não pode nem sabe nem quer fazer nada! Quem o afirma (também na Palavra de hoje) é S. Paulo: “…Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que atua em todos e em todos Se encontra”. (Ef 4 / 2ª L.).

 

Ó Deus-Amor, ó Amor-Deus!

É verdade que as Tuas mãos

estão sempre cheias de todos os bens,

e assim todas as criaturas Te dão graças

ao ver que és generoso em todas as Tuas obras…

Mas nós sabemos que não basta

termos os olhos postos em Ti, Senhor,

para recebermos o alimento oportuno…

Tu queres que sejamos sempre generosos;

atentos aos outros que passam privações;

abertos sempre à partilha solidária

e nunca fechados no egoísmo que mata

e que reduz a nada os dons que temos…

Que sejamos capazes de aprender, ó Pai nosso,

a ciência de “dividir” o que é nosso

para assim, “multiplicar” o de todos para todos…

                     [ do Salmo Responsorial / 144 (145) ]